O motor de partida de alguns veículos da Volkswagen com motor EA111 e EA211, principalmente o FOX e G5, apresentava problemas de giro, onde era possível sentir o motor pesado.
Isso ocorreu por um erro de projeto, onde a peça, logo passou por uma atualização e assim, tem evitado problemas com o arranque do veículo.
Então, para que você saiba todas as informações essenciais sobre o motor de partida Fox 9 ou 11 dentes, recomendamos prosseguir com a leitura desse artigo.
Além disso, por aqui, você encontra outros detalhes sobre o motor de arranque no geral, acompanhe para mais detelhes!
Qual é o problema com o motor de partida do FOX e G5?
Para quem tem um Fox já deve ter notado alguns problemas ao tentar dar partida, quando nota-se ele pesado.
Para resolver, você provavelmente já tirou duas vezes o arranque, já trocou bateria, já trocou cabo, já trocou terra, trocou ignição, trocou tudo e não resolveu o problema.
Mas então, o que devemos fazer?
A solução é a seguinte: a própria marca fez o projeto errado de motor de partida e agora eles corrigiram, aplicando uma atualização na peça que pode resolver de uma vez por todas esse problema do motor pesado.
Sendo assim, para isso, é necessário apenas substituir o modelo de 9 dentes pelo de 11 dentes sem precisar de nenhuma adaptação.
Então, apenas trocar o motor de arranque já corrige esse problema do FOX.e veículos Geração 5.
Além disso, esse problema do motor pesado, ainda pode apresentar-se em outros veículos da linha Volkswagen, dos quais você pode acompanhar a seguir.
Além disso, quando você notar qualquer um deles com o motor pesado, consulte os profissionais da Chucar que vão avaliar todos os detalhes e recomendar a troca da peça, caso seja necessária.
Aplicações da peça
Linha Volkswagen:
- CrossFox 1.6 Total Flex – 2005 em diante.
- Fox 1.0 e 1.6 – 2003 em diante.
- Gol 1.0 e 1.6 G5 e G6 – 2008 em diante.
- Golf 1.6 – 2001 a 2013.
- Polo 1.6 – 2002 a 2011.
- Saveiro 1.6 G5 e G6 – 2009 em diante.
- SpaceFox e Space Cross – 2006 em diante.
- Voyage 1.0 e 1.6 G5 e G6 – 2008 em diante.
Diferenças entre o motor de partida Fox 9 ou 11 dentes
Como vimos, o motor pesado pode significar muitos problemas com o veículo, mas a potência do motor é o mais comum nos veículos FOX.
Como vimos no começo do post também, esse problema acontece por conta de um erro e projeto e esse novo modelo atualizado, foi projetado para que onde esses novos dentes engrenam tenham a mesma incidência.
O modelo antigo, tinha um impulsor de partida com 9 dentes e o novo, possui 11 dentes, sendo bem maior e bem mais robusto.
Além disso, nele também foi atualizado o induzido passando a utilizar planetária e o sistema de porta escovas que passou a ter base metálica e mais robusto, com escovas levemente maiores e com isso, esse novo motor de partida possui 01 kilowatts mais forte que o antigo.
Apesar de possuírem todas essas diferenças, o motor de partida do Fox, pode ser tranquilamente substituível.
Onde comprar a peça?
Por fim, mas não menos importante, se você quer saber como e onde comprar o motor do Fox por preços acessíveis e de excelente qualidade, recomendamos que você confira o catálogo da Chucar, clicando neste link.
Além disso, saiba que a empresa é bem conhecida no mercado e possui profissionais de ponta, sempre preparados para atender as necessidades do cliente.
Como funciona o motor de arranque?
Relembrando um dos posts que fizemos aqui pelo Blog, o motor de partida ou motor de arranque funciona através de uma energia fornecida pela bateria passada por seus componentes para ser intensificada e gerar ao motor potência o suficiente para que o mesmo consiga um movimento inicial, assim após algumas rotações o motor já se movimenta sozinho em seu ciclo de combustão.
E por fim, faz o veículo se movimentar.
Dúvidas frequentes sobre o assunto
1.Quantos dentes tem o motor de partida?
O número ideal de dentes do motor de partida varia de acordo com cada veículo. Geralmente, oscila entre 9 e 15 dentes.
2.O que faz o motor de partida ficar pesado?
Escovas e Induzido. Pode ser que, enquanto você dá a partida no veículo, o giro inicial do motor de partida fique muito “pesado”, como se algo estivesse gerando atrito ou emperrando as engrenagens. Nesse caso, na ausência de outros sinais, é bem provável que você tenha um problema nas escovas do motor.
3.Quantos Volts tem um motor de arranque de carro?
A tensão dos motores varia entre 12 (14 na aferição) Volts ou 24 (28 na aferição) Volts com rotação 2.500, 3.500 e 7.000 rpm.
4.Quais sinais de que o motor de arranque está com problemas?
- Estalos durante a ignição. Se o motor a combustão não ativar após o escutar os estalos, o defeito pode estar na chave magnética. …
- Ruídos que indicam o acionamento do motor elétrico, mas o motor a combustão não liga.
- Partida demorada.
- O carro não liga.
5.Quem mexe com motor de arranque?
Um eletricista de automóveis pode cuidar de um reparo menor nas peças internas mas qualquer outra coisa exige a instalação de um motor novo.
Sendo assim, um mecânico pode auxiliar no processo de troca do motor de 9 pelo de 11 dentes, sem realizar qualquer tipo de alteração no automóvel.
6.Quanto tempo dura o motor de partida?
Além disso, ao trocar o motor de 9 pelo de 11 dentes, garantimos o funcionamento da peça por muito mais tempo.
Em média, sob condições ideais, o motor de arranque pode durar até 50 mil quilômetros. Em contrapartida ao pouco uso, o motor de arranque é a peça que mais consome eletricidade da bateria, então é necessário sempre uma bateria em bom estado para uma durabilidade maior do motor de partida.