Distribuidora de Autopeças

Alternador aquecendo: qual é o limite do regulador de voltagem?

 

Nesse post, vamos te explicar detalhadamente alguns motivos que podem fazer o alternador superaquecer, quais as temperaturas que a peça pode chegar e quais ela suporta.

Além disso, também vamos falar sobre o limite do regulador e o que uma peça superaquecida pode influenciar na outra.

Portanto, para obter mais detalhes sobre o assunto e assim, saber como proceder, recomendamos ler estas dicas até o fim.

 

Por que o alternador está aquecendo?

Se você porventura, notar o superaquecimento do alternador, saiba, logo de cara que, este é um tipo de problema com a peça, cabos ou bateria.

Sendo assim, é necessário compreender, antes de tudo, o que gera esse tipo de defeito, ou seja, quais são as causas desse problema.

Neste sentido, algumas de suas causas podem ser fatores internos, onde algum componente desse alternador está gerando esse excesso de aquecimento.

  • O regulador de voltagem pode sim ser o causador do superaquecimento do alternador;

Neste caso, o regulador passa a tentar controlar uma tensão acima do seu limite. (em vez de regular e 14 volts, ele está em 17 volts e por isso está superaquecendo).

Troquei o regulador e ele está com a voltagem regulada em 13,8, mas o alternador, continua superaquecendo.

Então, o que pode ser?

  • Placas de diodos em curto;
  • Estator em curto, geralmente ele é o responsável pelas causas de aquecimento (em curto com as bobinas ou em curto com a massa).

Além disso, se este for o problema, é fácil de identificar: pela coloração escurecida da peça em curto e/ou pelo barulho de ruído, quando o alternador fica pesado e carrega menos;

Alguns fatores externos também podem contribuir com o superaquecimento do alternador como, por exemplo, uma bateria em curto, que faz com que o alternador produza uma carga acima do limite dele, superaquecendo a peça.

Então, quais outros fatores externos podem causar esse problema?

  • Uma ventoinha em curto;
  • Um eletro ventilador em curto;
  • Colocar som no carro, algo externo e pesado;
  • Duas baterias em paralelo ou mais;
  • Bateria com baixa tensão;
  • Vários módulos de potência;
  • Alto-falantes;

Todos esses fatores que adicionam carga no veículo, podem contribuir para o problema de superaquecimento do alternador, fazendo com que ele produza uma energia maior do que foi projetada para ele.

 

Quais são os valores de temperatura que eu encontro no alternador?

Depois de fazer a medição em diferentes modelos de carro, chegamos à conclusão de que a temperatura média de um alternador, é de 60° a 65°, durante o funcionamento normal do veículo com motor quente.

Mas claro, que essa temperatura do alternador, também sofre com influências externas, sendo assim, ela pode ser ainda mais elevada.

Então, ao considerar baixas temperaturas climáticas de 15° por exemplo, a temperatura do alternador, se manterá na média.

Entretanto, no verão, quando os termômetros batem os 30°C e 40°C, a gente pode encontrar a temperatura do alternador, por volta dos 90°, o que pode ser considerado como um valor comum

Mas, se notar valores discrepantes, procure um mecânico de confiança para lhe auxiliar.

 

Imagem de um regulador, Fonte: Magu Auto Peças.

 

Alternador aquecendo: qual o limite do regulador?

Por aqui, vamos falar do superaquecimento do regulador de voltagem, demonstrando qual é a temperatura máxima que ele suporta.

Também vamos demonstrar o superaquecimento da peça e o que acontece quando o regulador acaba passando da temperatura máxima de trabalho dele.

Para isso, podemos utilizar uma bancada, onde adicionaremos potência máxima ao regulador – chegamos a 155°, onde a peça atingiu uma carga extrema e naturalmente para de funcionar ou queima.

Neste caso, o nosso regulador apenas parou de funcionar, pois este modelo da Ikro, possui proteção por temperatura.

Ou seja, a peça não queima e quando a temperatura volta a baixar, ficando menor que 100°, ele volta a funcionar tranquilamente.

Então, qualquer regulador que possuir essa proteção por temperatura na parte do chip, passando dos 120° ele para de funcionar.

Mas, sem essa proteção, o regulador tende a queimar e se isso acontecer, nós perdemos a peça.

 

Qual a relação entre um alternador superaquecido e um regulador chegando ao seu limite?

Em casos que o alternador aquece demais, fecha algum curto no estator, no rotor, na placa e em outros componentes do veículo ou ainda, o mesmo possui a bateria em curto e vem aquecer demais as bobinas, elevando toda a temperatura do alternador, o regulador sofre – como vimos com detalhes acima.

Sendo assim, se você aderir aos reguladores que possuem o sistema de proteção de temperatura, saiba que ele não vai queimar e sim se proteger e também proteger o sistema todo parando de funcionar, para que não haja uma queima maior e cause muitos outros danos ao alternador.

 

Para resumir

Então, para concluir nosso artigo, que tal saber como identificar um alternador superaquecido, uma possível solução e ainda, uma dica de prevenção?

Veja os detalhes a seguir e cuide de suas peças automobilísticas, prolongando seu tempo de vida útil.

Dessa forma, seu bolso agradece, confira!

Como identificar?

O alternador está quente e começa a emitir um cheiro, e a tensão está abaixo do valor definido (13,5V-13,7V).

Solução do problema

Verifique o alternador quanto a aquecimento anormal com uma definição de tensão demasiado baixa.

O problema também pode estar relacionado com outras peças, como o relé de pré-aquecimento (Diesel), que, em caso de serem o problema, devem ser substituídas.

Ação preventiva

Meça o consumo total do veículo efetuando uma medição no terminal negativo da bateria.

Quem pode trocar a peça?

Um alternador superaquecido, geralmente precisa ser removido o quanto antes do automóvel, para evitar maiores problemas com o sistema.

Sendo assim, esse serviço precisa ser realizado por profissionais experientes, que sempre estarão dispostos a ajudar e a apresentar as melhores soluções.

Neste sentido, indicamos nossos profissionais de Chucar, que realizam uma primeira avaliação sem compromisso, para compreender a gravidade do problema

Além disso, a própria empresa possui em seu catálogo de peças, outras marcas e opções de alternadores exclusivas para o seu tipo de veículo.

Clique aqui e consulte nossos profissionais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Chucar

Ultimas Postagens

Veja outros artigos, dicas ou novidades relacionadas abaixo: