Alternador para de funcionar em altas rotações, o que pode ser?

Como sabemos, muitos problemas podem acontecer com os Alternadores e também com outras peças elétricas do veículo.

Mas, hoje apresentaremos um defeito diferente que pode acontecer tanto com peças novas, quanto com as mais antigas.

Então, sabe aquele caso em que o alternador para de funcionar em altas rotações? Pois bem, neste post, vamos te explicar o que pode ocasionar esse problema e também, como você pode descobrir esse defeito.

Tenha uma boa leitura e compartilhe esse conteúdo com o próximo! Dessa forma, todos ficam em alerta sobre potenciais problemas com as peças elétricas! 

Fonte: Catálogo da Chucar – Alternador Land Rover.

 

O que é e quais são os componentes de um alternador?

Antes de mais nada, é importante que a gente compreenda um pouco sobre os componentes de um Alternador, as funcionalidades de cada peça, bem como do próprio Alternador.

Sendo assim, vamos começar com nossas definições:

 

1: O que é um Alternador e como ele funciona?

Como você já deve ter lido por aqui em outro post, o Alternador é responsável por converter energia mecânica em energia elétrica. 

Assim que essa conversão ocorre, a peça apresenta duas funções principais, que são fundamentais para garantir o bom funcionamento de qualquer veículo: 

  1. Recarregar a bateria do automóvel;
  2. Alimentar todos os equipamentos elétricos.

Além disso, como curiosidade, saiba que o Alternador é um dos componentes mais antigos do veículo, já que foi inventado ainda em 1913, cuja principal função da época era ser fonte de energia para os faróis. 

Nos anos seguintes, a peça passou por atualizações e dessa forma, ele passou a servir de base para a eletrificação de outros acessórios do carro, como o da partida elétrica e do limpador de para-brisa.

Porém, apesar de ter recebido mais funções durante o século, a tecnologia do dispositivo continua praticamente igual, onde ele recebeu apenas alguns ajustes, de modo a reduzir o seu tamanho e permitir a geração de energia mesmo em marcha lenta.

 

2: Quais são os componentes do alternador?

Assim como qualquer outra peça automobilística, um alternador também possui muitos componentes, que são fundamentais para o seu funcionamento.

Dentre elas, destacamos:

  • Polia;
  • Mancal dianteiro;
  • Rotor;
  • Estator;
  • Ponte retificadora;
  • Regulador de tensão;
  • Capa de proteção.

Por fim, se você deseja ter conhecimento sobre algumas falhas com a peça, em especial, o desligamento da mesma em alta rotação, continue com a leitura. Pois as principais informações sobre o assunto, estão no tópico abaixo. 

 

Seu alternador para de funcionar quando você acelera? Veja o que pode ser!

Quando estamos com esse problema de que o Alternador para de carregar quando aumenta a rotação, normalmente, tem duas principais causas:

  1. Pode ser um problema na bobina do rotor – menos comum.

Neste caso, a rotação e a força centrífuga, o que acaba abrindo a bobina, interrompendo o circuito e consequentemente, ele para de girar.

Esse processo é o mais raro de acontecer, mas de qualquer forma, é bom ficar de olho!

  1. Pode ser um problema nos anéis coletores do rotor – o caso mais comum.

Quando temos um desgaste excessivo nos anéis coletores dos rotores, as escovas acabam assentando de uma forma irregular, ou seja, gera um desgaste irregular nas escovas do regulador.

 

Como descobrir qual é o tipo de problema?

Agora que sabemos o que pode ser, é necessário saber em qual situação nosso veículo se enquadra.

Com o Alternador aberto, se notar uma valeta no anel coletor, consequentemente, a escova do regulador de tensão acaba formando uma casinha e isso em altas rotações, acaba dando flutuação da escova ou mal contato, que juntamente com o anel coletor, pode ocasionar esse tipo de problema.

 

Se não diagnosticado rápido, o que pode acontecer? 

Em todos os casos, a presença desse problema, faz com que o Alternador pare de funcionar ou ainda, pode queimar o regulador, o que é mais grave, podendo inclusive, ocasionar a perda total do Alternador.

Isso acontece quando o regulador queima e acaba dando excesso de carga.

Se o dono do veículo não identificar logo o problema e desligar o carro, os danos podem ser mais complexos e sérios, tais como:

  • Queimar a bateria;
  • Queimar estator;
  • Pegar fogo no Alternador.

 

Por isso, é importantíssimo que toda vez que for fazer a manutenção no regulador, fazer uma boa análise de como está o estado dos anéis coletores, que se estiverem desgastados, é necessário efetuar a troca, para evitar que este tipo de problema aconteça.

Afinal de contas, esse desgaste também pode ser um sinal de mau contato com o Alternador, então, para determinar isso, teste a peça na bancada.

Se ela funcionar na bancada e não funcionar no carro, analise a situação dos anéis e das escovas, que também podem influenciar nessa falha.

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