No post de hoje, vamos te ensinar a fazer o teste em um alternador que não possui um regulador de voltagem.
Isso acontece com frequência em veículos Chrysler, Cherokee e Jeep, que possuem dentro de seus alternadores, um capacitor, que substitui o famoso regulador de voltagem.
Nesses casos, essas peças se encontram no módulo do veículo e apesar de serem parecidas, são itens completamente diferentes.
Além disso, você também verá por aqui, as principais diferenças entre um regulador de voltagem e um capacitor e assim, se torna um expert em peças elétricas automotivas.
Acompanhe-nos para obter todos os detalhes!
Qual a diferença entre regulador de voltagem e capacitor?
Os capacitores são pecinhas bem parecidas com os reguladores, mas que não possuem chip. Ou seja, eles possuem uma função completamente diferente nos alternadores.
Como exemplo, vamos utilizar o IK5299, que é um dos capacitores mais vendidos da Ikro que fisicamente se parece com os reguladores.
Fonte: Capacitor IK5299 – peças Ikro.
Qual a função de um regulador de voltagem?
Como o próprio nome sugere, um regulador de voltagem é responsável por controlar a energia que sai do alternador e vai direto para a bateria.
Dessa forma o sistema não é sobrecarregado, não superaquece e evita problemas elétricos como alternador e demais peças do automóvel.
Qual a função de um capacitor?
Um capacitor recebe um sinal – que vem lá do módulo – onde está o regulador de tensão e assim, fazer o controle do campo do alternador através das escovas.
Como testar um capacitor?
Então, antes de tudo, é fundamental sabermos se o capacitor está funcionando para só depois, testarmos um alternador.
Portanto, observe por aqui, como podemos testar esta peça.
Sendo assim, a primeira parte de qualquer processo, é verificar se tem contato entre um dos pinos das escovas e o pino de comunicação com o módulo que não podem estar rompidos.
Na segunda etapa, devemos medir a capacitância do capacitor e para isso, precisaremos de um multímetro com escala de beep de continuidade que será o primeiro teste que faremos hoje!
E também, uma tentativa com o multímetro em escala de capacitância.
1ª tentativa: Bip de Continuidade
Aqui, precisamos ver se está tendo contato entre um dos pontos do porta escovas e outro ponto se vai até o módulo.
Se o multímetro apitar, significa que o capacitor está ok.
2ª tentativa: medindo a capacitância
Neste caso, avaliamos se a capacitância do capacitor está ok ou não.
E, para isso, precisaremos do multímetro na medição de capacitância e depois disso, ver qual é o valor dele.
Para saber qual o valor correto, você pode acessar o site da Ikro, que disponibiliza por valor os valores de capacitância dos capacitores vendidos pela marca.
Após o teste, o multímetro detectou 480 nanofarad, essa é a medição. Mas, se encontramos valores como 470, 490 não tem problemas, pois representa que ele tem uma variação boa.
Como testar um alternador sem regulador na bancada?
Muitas vezes, esse tipo de alternador não carrega no carro, então, testes precisam ser feitos para garantir que tudo está ok com a peça, não é mesmo?
Afinal, precisamos saber se o defeito está no alternador ou no módulo e para isso, podemos sim utilizar uma bancada!
Veja como fazer isso no passo a passo a seguir!
- Precisamos alimentar o Rotor com positivo e negativo.
Primeiramente, devemos soldar 2 fios amarelos no porta escovas e depois, ligarmos um no positivo e outro no negativo.
- Depois disso, precisamos ligar o motor elétrico para observar se o veículo funciona – então, dar a partida já serve.
- O que tem que acontecer depois disso?
Após ligar tudo, o alternador vai produzir 16,17, 18V e não haverá controle de voltagem já que a peça não possui um regulador.
Portanto, qualquer um desses valores estão ok.
- Porém, se ligássemos tudo e ainda aparecesse algum tipo de ruído eletromagnético, como o barulho de alternador girando pesado, por exemplo, a gente saberia que teria de fato algum problema acontecendo.
- Agora, se o alternador está rodando lisinho, apenas sem regulador de tensão, representa que o alternador está ok e que provavelmente o defeito vai estar lá no regulador de tensão instalado no módulo do veículo.
A partir desses detalhes, fica muito mais fácil identificar problemas com o alternador e ainda, aprender a fazer o teste da peça na bancada sem grandes problemas, não é mesmo?
Então, entre em contato com o pessoal da Iko, para ter acesso mais informações referentes aos capacitores.
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Conclusão
No artigo de hoje, aprendemos a testar em bancada, um alternador que não possui regulador de voltagem.
Além disso, também vimos por aqui, as definições e diferenças entre um regulador e um capacitor, bem como, um passo a passo bem explicativo sobre como testar este item separadamente.
Aproveite para compartilhar este post com seus amigos e assim, ter mais experts sobre o assunto.
Entretanto, acompanhe as atualizações do Blog e fique ligado em novas informações sobre as peças da Chucar, pois ainda temos muito o que conhecer!