ALTERNADOR

O que é um alternador de carro?
Responsável por converter energia mecânica em energia elétrica, o alternador é fundamental para o funcionamento adequado do veículo. O alternador automotivo também tem a função de carregar a bateria automotiva.

 

Qual a função do alternador de um veículo?
A máquina também serve para alimentar os equipamentos elétricos instalados no carro, além do sistema de ignição eletrônica quando o motor estiver em funcionamento.

 

O alternador trabalha movido a uma correia e necessita de uma rotação que varia de modelo para modelo. Desta maneira, ele começa a gerar eletricidade.

Acesse nossa loja virtual e instagram!

Componentes do Alternador

Regulador de Voltagem:

 

É um dispositivo eletro mecânico que tem como função ajustar a tensão de saída de energia do alternador para a bateria, a fim de repor a carga que esta fornece para o funcionamento do carro e de outros componentes elétricos.

 

 

Polia:

 

A função da polia de alternador é transmitir o torque do motor do veículo para o alternador por meio de uma correia, transformando a energia mecânica em elétrica para carregar a bateria. 

 

 

 

 

Rotor do Alternador:

 

A função do rotor do alternador é formar um campo magnético para produzir a corrente elétrica, e a quantidade dos fios da bobina aumenta de acordo com a capacidade do alternador de gerar energia.  

 

 

 

 

Estator:

 

A principal função do estator é gerar corrente. O estator representa no alternador as três bobinas que estão sujeitas ao campo magnético do rotor. E quando a tensão está muito baixa ele fecha o circuito, aumentando a corrente de excitação do rotor.

 

 

Ponte Retificadora:

 

A ponte retificadora atua mantendo a tensão alternada “reta”, ou seja, tensão contínua! Uma fonte de tensão alternada em um momento tem tensão positiva e em outro a tensão fica negativa. Cada parte é um semiciclo, ou seja, a tensão alterna entre semiciclos positivos e negativos, assim como mostra a imagem a seguir.