Aprenda a aplicar graxa nos rolamentos do Alternador

 

Como sabemos, um alternador, contribui para um bom funcionamento do veículo, sendo assim, todas as peças que o compõem também precisam estar em ordem, não é mesmo?

Por isso, nós da Chucar fizemos um post exclusivo para te ajudar a entender como aplicar graxa nos rolamentos de um alternador e porque isso pode ser fundamental para o funcionamento completo da peça.

Mas, antes, não podemos deixar de contextualizar nossos novos leitores, o que é um alternador, não é mesmo?

Então, vamos ao assunto?

 

O que é e como funciona um alternador

Como vimos em outros posts por aqui, o alternador é a peça responsável por converter energia mecânica em energia elétrica.

E, assim que essa conversão ocorre, o alternador apresenta duas funções principais: recarregar a bateria do automóvel e alimentar todos os equipamentos elétricos.

Sendo assim, podemos afirmar que esta peça é mega importante para o funcionamento de qualquer veículo.

 

O que é graxa para rolamentos e qual sua função

As graxas são lubrificantes pastosos, constituídos por uma mistura de óleo, aditivos e agentes espessantes chamados sabões metálicos, que podem ser à base de alumínio, cálcio, sódio, lítio e bário.

Contudo, a graxa é utilizada onde o uso de óleos não é recomendado.

Portanto, a graxa para rolamentos é um tipo de lubrificante e sua seleção depende de inúmeros fatores.

Neste caso, consulte um mecânico de confiança ou ainda, a equipe da Chucar que pode lhe auxiliar em toda a aplicação de graxa, bem como indicar a melhor opção para o seu veículo.

 

Graxa nos rolamentos do alternador

Aplicar graxa nos rolamentos de um alternador pode ser importante para a conservação, bom funcionamento e desempenho da peça como um todo, assim como de todos os seus componentes.

Em outras palavras, a graxa é utilizada como meio de lubrificação essencial para a manutenção dos rolamentos.

Afinal de contas, os rolamentos são itens de extrema importância na estrutura de alguns sistemas do veículo, cuja sua principal função é evitar o atrito entre os componentes.

Além disso, existem diferentes tipos de rolamentos: de esferas, roletes cônicos ou cilíndricos e de agulhas.

Todos eles, entretanto, necessitam de lubrificação. Alguns modelos já são fabricados com o lubrificante interno e, em seguida, são completamente vedados.

Mas, em alguns casos, os rolamentos não vêm lubrificados, sendo necessário passar graxa neles para garantir um bom funcionamento.

E como fazemos isso? Nós explicaremos no tópico abaixo!

 

Como aplicar graxa nos rolamentos do alternador

Como vimos, a graxa tem função lubrificante para a peça, o que de fato é muito importante, não é mesmo?

Mas, conforme mencionado acima, às vezes, precisamos aplicar graxa sozinhos e para te ajudar nesse processo, separamos um passo a passo de como prosseguir. Confira!

  • A quantidade necessária da graxa a ser aplicada é determinada pelas montadoras.
  • Quando não especificado, o profissional deve engraxar de 1/3 a metade do espaço livre no rolamento.
  • Se a graxa for colocada em excesso perde resistência e pode desencadear alguns problemas, como o superaquecimento, correndo o risco de estourar o retentor do rolamento.

Como aplicar a graxa depois da manutenção?

  • Sempre que fizer manutenção destes componentes é preciso substituir toda a graxa e aplicar uma nova dose do produto.
  • A peça deve ser lavada com solvente apropriado, desengraxante, e depois com água.
  • O rolamento tem que estar totalmente seco antes de receber a graxa, o compressor de ar é uma boa ajuda para a secagem.
  • A graxa deve ser aplicada com as mãos ou com uma espátula.
  • Coloque o produto fazendo movimentos de dentro para fora, deixando que penetre direto nos corpos rolantes do rolamento.
  • Retire o excesso e depois encaixe o anel externo.
  • A graxa não deve ultrapassar o anel, ficando alojada nos espaços livres entre os roletes ou anéis, dependendo do modelo da peça.

Mas o que acontece com o mau uso da graxa nos rolamentos? Confira todos os detalhes a seguir!

 

Uso inadequado da graxa nos rolamentos

A má utilização do produto pode causar contaminação no rolamento, ocasionando a perda de performance e de durabilidade do componente.

Além disso, o excesso de lubrificante pode estourar o retentor e também causar aquecimento no rolamento.

Porém, a falta do lubrificante (a graxa) também pode ocasionar um superaquecimento, sendo assim, não deixe de passar e também não exagere na medida.

Um lubrificante contaminado pode causar ruído, oxidação e, consequentemente, a redução da vida útil do rolamento, interferindo diretamente na funcionalidade do alternador.

Além disso, um rolamento montado de forma inadequada também pode danificar os componentes em que atua.

Por isso, a graxa deve ser armazenada em lugar arejado, sem misturar com outros produtos químicos e livre de umidade, pois pode oxidar o produto. Na hora da aplicação deve-se evitar que entre poeira e impurezas. A validade da graxa geralmente é de 5 anos, então, atente-se também a este ponto.

Portanto, tenha os cuidados essenciais e garanta uma longevidade dos rolamentos e claro, do alternador.

 

 

Qual graxa usar nos rolamentos?

A graxa azul para rolamentos é sempre a mais indicada, pois proporciona uma excelente estabilidade à oxidação, boa estabilidade mecânica e excelente resistência à água, com propriedades inibidoras de ferrugem.

Além disso, ela apresenta boa performance e garante uma maior vida útil dos componentes mecânicos.

A graxa também é utilizada também para proteger a região contra corrosão, pois possui aditivos especiais que protegem o rolamento.

Entretanto, vale ressaltar que os fabricantes de lubrificantes industriais tingem suas graxas com cores diferentes para que seja mais fácil identificá-las, sem ter uma norma para padronizar essas cores.

Assim, uma graxa azul para rolamentos pode conter substâncias e servir para finalidades diferentes, a depender de seu fabricante.

E, apesar de existirem esses tipos especiais de graxas para aplicações de rolamentos, deve-se escolher o tipo adequado conforme determinação de um especialista.

 

O que a cor da graxa pode indicar

A cor da graxa pode indicar se ela está se deteriorando ou se ela se misturou acidentalmente com outras substâncias pois, ambos alteram sua coloração.

As cores naturais das graxas são: branca, âmbar, marrom ou preta, a depender das substâncias utilizadas.

Graxas contendo bissulfeto de molibdênio, grafite ou óleo básico asfáltico, por exemplo, ficam pretas depois de prontas.

Portanto, a cor da graxa não deve ser o critério de escolha de lubrificantes de alta performance.

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