Como sabemos, um alternador, contribui para um bom funcionamento do veículo, sendo assim, todas as peças que o compõem também precisam estar em ordem, não é mesmo?
Por isso, nós da Chucar fizemos um post exclusivo para te ajudar a entender como aplicar graxa nos rolamentos de um alternador e porque isso pode ser fundamental para o funcionamento completo da peça.
Mas, antes, não podemos deixar de contextualizar nossos novos leitores, o que é um alternador, não é mesmo?
Então, vamos ao assunto?
O que é e como funciona um alternador
Como vimos em outros posts por aqui, o alternador é a peça responsável por converter energia mecânica em energia elétrica.
E, assim que essa conversão ocorre, o alternador apresenta duas funções principais: recarregar a bateria do automóvel e alimentar todos os equipamentos elétricos.
Sendo assim, podemos afirmar que esta peça é mega importante para o funcionamento de qualquer veículo.
O que é graxa para rolamentos e qual sua função
As graxas são lubrificantes pastosos, constituídos por uma mistura de óleo, aditivos e agentes espessantes chamados sabões metálicos, que podem ser à base de alumínio, cálcio, sódio, lítio e bário.
Contudo, a graxa é utilizada onde o uso de óleos não é recomendado.
Portanto, a graxa para rolamentos é um tipo de lubrificante e sua seleção depende de inúmeros fatores.
Neste caso, consulte um mecânico de confiança ou ainda, a equipe da Chucar que pode lhe auxiliar em toda a aplicação de graxa, bem como indicar a melhor opção para o seu veículo.
Graxa nos rolamentos do alternador
Aplicar graxa nos rolamentos de um alternador pode ser importante para a conservação, bom funcionamento e desempenho da peça como um todo, assim como de todos os seus componentes.
Em outras palavras, a graxa é utilizada como meio de lubrificação essencial para a manutenção dos rolamentos.
Afinal de contas, os rolamentos são itens de extrema importância na estrutura de alguns sistemas do veículo, cuja sua principal função é evitar o atrito entre os componentes.
Além disso, existem diferentes tipos de rolamentos: de esferas, roletes cônicos ou cilíndricos e de agulhas.
Todos eles, entretanto, necessitam de lubrificação. Alguns modelos já são fabricados com o lubrificante interno e, em seguida, são completamente vedados.
Mas, em alguns casos, os rolamentos não vêm lubrificados, sendo necessário passar graxa neles para garantir um bom funcionamento.
E como fazemos isso? Nós explicaremos no tópico abaixo!
Como aplicar graxa nos rolamentos do alternador
Como vimos, a graxa tem função lubrificante para a peça, o que de fato é muito importante, não é mesmo?
Mas, conforme mencionado acima, às vezes, precisamos aplicar graxa sozinhos e para te ajudar nesse processo, separamos um passo a passo de como prosseguir. Confira!
- A quantidade necessária da graxa a ser aplicada é determinada pelas montadoras.
- Quando não especificado, o profissional deve engraxar de 1/3 a metade do espaço livre no rolamento.
- Se a graxa for colocada em excesso perde resistência e pode desencadear alguns problemas, como o superaquecimento, correndo o risco de estourar o retentor do rolamento.
Como aplicar a graxa depois da manutenção?
- Sempre que fizer manutenção destes componentes é preciso substituir toda a graxa e aplicar uma nova dose do produto.
- A peça deve ser lavada com solvente apropriado, desengraxante, e depois com água.
- O rolamento tem que estar totalmente seco antes de receber a graxa, o compressor de ar é uma boa ajuda para a secagem.
- A graxa deve ser aplicada com as mãos ou com uma espátula.
- Coloque o produto fazendo movimentos de dentro para fora, deixando que penetre direto nos corpos rolantes do rolamento.
- Retire o excesso e depois encaixe o anel externo.
- A graxa não deve ultrapassar o anel, ficando alojada nos espaços livres entre os roletes ou anéis, dependendo do modelo da peça.
Mas o que acontece com o mau uso da graxa nos rolamentos? Confira todos os detalhes a seguir!
Uso inadequado da graxa nos rolamentos
A má utilização do produto pode causar contaminação no rolamento, ocasionando a perda de performance e de durabilidade do componente.
Além disso, o excesso de lubrificante pode estourar o retentor e também causar aquecimento no rolamento.
Porém, a falta do lubrificante (a graxa) também pode ocasionar um superaquecimento, sendo assim, não deixe de passar e também não exagere na medida.
Um lubrificante contaminado pode causar ruído, oxidação e, consequentemente, a redução da vida útil do rolamento, interferindo diretamente na funcionalidade do alternador.
Além disso, um rolamento montado de forma inadequada também pode danificar os componentes em que atua.
Por isso, a graxa deve ser armazenada em lugar arejado, sem misturar com outros produtos químicos e livre de umidade, pois pode oxidar o produto. Na hora da aplicação deve-se evitar que entre poeira e impurezas. A validade da graxa geralmente é de 5 anos, então, atente-se também a este ponto.
Portanto, tenha os cuidados essenciais e garanta uma longevidade dos rolamentos e claro, do alternador.
Qual graxa usar nos rolamentos?
A graxa azul para rolamentos é sempre a mais indicada, pois proporciona uma excelente estabilidade à oxidação, boa estabilidade mecânica e excelente resistência à água, com propriedades inibidoras de ferrugem.
Além disso, ela apresenta boa performance e garante uma maior vida útil dos componentes mecânicos.
A graxa também é utilizada também para proteger a região contra corrosão, pois possui aditivos especiais que protegem o rolamento.
Entretanto, vale ressaltar que os fabricantes de lubrificantes industriais tingem suas graxas com cores diferentes para que seja mais fácil identificá-las, sem ter uma norma para padronizar essas cores.
Assim, uma graxa azul para rolamentos pode conter substâncias e servir para finalidades diferentes, a depender de seu fabricante.
E, apesar de existirem esses tipos especiais de graxas para aplicações de rolamentos, deve-se escolher o tipo adequado conforme determinação de um especialista.
O que a cor da graxa pode indicar
A cor da graxa pode indicar se ela está se deteriorando ou se ela se misturou acidentalmente com outras substâncias pois, ambos alteram sua coloração.
As cores naturais das graxas são: branca, âmbar, marrom ou preta, a depender das substâncias utilizadas.
Graxas contendo bissulfeto de molibdênio, grafite ou óleo básico asfáltico, por exemplo, ficam pretas depois de prontas.
Portanto, a cor da graxa não deve ser o critério de escolha de lubrificantes de alta performance.