Testar um alternador é fundamental para comprovar sua funcionabilidade e ainda, para garantir que ele, está gerando energia suficiente para recarregar a bateria e assim, alimentar todo veículo.
Além disso, é preciso ter muita atenção para realizar o teste, pois o resultado pode variar bastante, de acordo com a tecnologia do veículo.
Portanto, para saber o que é um multímetro, os tipos dele e como funciona esse processo, nós fizemos este post para te ajudar com todos os detalhes.
E ainda, explicar como podemos utilizar o aparelho a nosso favor, confira!
O que é um multímetro?
O multímetro é um equipamento eletrônico que tem por função medir algumas grandezas elétricas.
E assim como outros equipamentos para medir grandezas, ele é muito importante para ser implementado em qualquer área!
Ele é um dos principais instrumentos de medição usados atualmente, e sua fama se deu por causa da sua fácil utilização, sendo aplicada em diversos lugres, inclusive em veículos.
Além disso, saiba que a grandeza que pode ser medida por um multímetro, depende exclusivamente do modelo do aparelho – se é digital ou analógico –, da qualidade, da fabricação, do tipo e de outros fatores.
Sendo assim, dentre as grandezas que o multímetro normalmente pode medir estão:
- A corrente elétrica – em veículos ele mede a energia contínua do alternador;
- A resistência;
- A tensão (Contínua ou Alternada);
- A temperatura.
E muitos outros!
Claro que ainda existem 2 tipos diferentes de multímetros, onde cada um possui um jeito diferenciado para medir a eletricidade.
Sendo assim, falaremos mais sobre seus tipos a seguir!
Tipos de multímetro
#1: Multímetro analógico:
O multímetro analógico é um aparelho mais antigo, porém tão eficiente quanto o digital.
Ele é bastante útil para quem tem interesse na área de Eletroeletrônica, mas realiza suas funções em outras áreas também – como a automobilística, por exemplo.
Ele mostra a medição por meio de um ponteiro que fica conectado à uma bobina móvel dentro de um campo magnético, que é feito por um ímã permanente.
#2: Multímetro digital:
O multímetro digital, é um aparelho mais moderno, que possui as mesmas funções do analógico, mas que obviamente, visa facilitar o seu uso.
Ele mostra a medição por meio de uma Tela LCD, onde essa tela só consegue mostrar os valores das grandezas pois possui circuitos análogo-digitais, que são os responsáveis de converter a corrente elétrica para sinais digitais.
Passo a passo para fazer a medição
Agora que sabemos o que é um multímetro e quais tipos existem, que tal verificar a seguir, um passo a passo completo sobre testar a eletricidade do alternador usando um multímetro?
Dessa forma, qualquer um consegue confirmar o bom funcionamento da peça, não é mesmo?
Então, vamos ao assunto!
Confira mais detalhes abaixo!
- Selecionar a escala correta no multímetro;
Para medir a tensão da bateria, vamos colocar na escala de medição de tensão que é representado pelo símbolo “V” em aparelhos digitais.
E, para garantir que ele pegue o valor de tensão exato, cuide sempre para colocar na escala DC, que aparece na tela e significa corrente contínua.
Agora, se o seu multímetro é analógico e possui escala manual, você precisa colocar na escala V em 20 volts – escala mais baixa para ter mais precisão na medição –, além de também adicionar a escala DC, que vai estar escrito pertinho da escala.
- Colocar o multímetro na bateria para fazer a medição dela;
E a tensão nominal da bateria é de 12.6 volts e para medi-la, é necessário colocar a ponteira vermelha no borne Positivo da bateria e a ponteira preta no borne Negativo da bateria.
Depois desse processo, dê partida no veículo para confirmar como está se comportando esse alternador, verificando sua eletricidade.
- Depois de ter dado a partida, o número que aparecer no visor do multímetro, é a quantidade de energia que a peça está gerando.
Neste caso, os valores aceitáveis dessa medição, em carros que não possuem alternador inteligente, onde a tensão de trabalho é fixa, ele pode variar a um mínimo de 13.8 volts e o máximo de 14.8 volts.
Acima de 14.8 existe o risco de danificar a bateria e os demais componentes eletrônicos e abaixo de 13.8 também pode começar a dar problema pela falta de energia na bateria.
Por isso, em ambos os casos, esteja sempre atento!
- Ligue os consumidores para ver o comportamento da tensão (ar-condicionado, faróis, luz alta, desembaçador);
O ideal é que praticamente não haja queda ou alteração na tensão.
Sendo assim, podemos afirmar que o alternador está suprindo muito bem toda a energia que está sendo solicitada e ainda, recarregando bem a bateria.
Como funcionam alternadores pilotados?
Em veículos com alternadores pilotados pelas centrais, possuem uma tensão de trabalho que não é fixa, igual ao do exemplo anterior.
Sendo assim, nesses casos, a tensão pode variar de 12.4 a 15.8 volts, dependendo do estado de carga da bateria e a central é responsável por controlar o índice de energia.
Portanto, se a bateria estiver precisando de muita carga, a central envia um comando para o alternador pedindo para subir essa tensão, apenas para recarregar mais rápido a bateria.
E, depois disso, vai reduzindo essa tensão que atingiu os 16 volts.
Da mesma forma, se a bateria estiver plenamente carregada a central identifica isso por que tem comunicação – os tensores de bateria – e vai mandar essa tensão baixar pra próximo de 12 volts.
Além disso, ficar de olho se a luz de anomalia de bateria acende no painel ou não também é importante.
Afinal de contas, mesmo se a tensão está muito alta ou muito baixa, mas com a luz apagada, pode ficar tranquilo que está tudo certo.
Sendo assim, é o módulo da central que varia a energia da bateria conforme necessidades. Já o alternador por sua vez, só obedece aos comandos do módulo.
Existem vários fatores que influenciam nisso, como por exemplo, a quantidade de consumidores ligados ou não.
Como saber se o carro possui alternador pilotado ou não?
Para saber se o seu veículo possui um alternador pilotado, basta chamar o suporte da Chucar, contatar por aqui, que eles avaliam o veículo e tiram essa dúvida para vocês.
Além disso, para quaisquer detalhes, dúvidas e manutenções, você já sabe a quem deve procurar, não é mesmo?
A Chucar sempre oferece as melhores condições em peças automobilísticas, por isso, não deixe de conferir!
Conclusão
Viu como é fácil medir a tensão do alternador e certificar se ele está carregando corretamente a bateria ou não?
Para isso, basta seguir os passos indicados nesse post e ficar atento aos detalhes, como se o carro possui alternador controlado pela central ou não.
Além disso, existem valores de tensão diferentes e temos que cuidar para não se enganar e fazer um diagnóstico errado, achando que o alternador tem problema.
Portanto, consulte os profissionais da Chucar para ter certeza de tudo!