Chave de Seta ou Comando de Seta: Conheça todos os detalhes sobre as funções da peça

 

A Chucar é uma das maiores distribuidoras de peças automotivas e por isso, oferece uma vasta gama de peças em seu catálogo, que você pode acompanhar clicando aqui.

Sendo assim, no post de hoje, vamos acompanhar todos os detalhes sobre a Chave de Seta, diferentes comandos presentes em uma única peça que ainda, é muito comum e importante em todos os veículos.

Então, para ter detalhes complementares sobre o assunto, e dominar tudo no que diz respeito a Chave Seta, vem com a gente nessa leitura!

 

Comando de Chave de Seta e Limpador de para-brisa

O comando de chave de seta, é um item importantíssimo em todos os veículos.

Afinal de contas, é a partir dele que o condutor – através da alavanca esquerda – indica a direção que vai seguir com o seu veículo e, portanto, dar a seta.

Este é um item indispensável e importantíssimo para o bom funcionamento do trânsito e segurança.

Onde, nas leis brasileiras, não colocar este item para funcionar e não dar a seta ao fazer uma conversão, é considerado como uma infração grave, portanto, é sujeito a multa.

Então, para evitar o risco, use-a sem medo!

Além dessa função, o comando de chave de seta também é utilizado para acender os faróis, que na maioria dos veículos, também é feito pela alavanca esquerda.

Já, na alavanca direita, temos o comando de ligação e controle da velocidade do Limpador de para-brisas, outro item importantíssimo para os veículos em dias de chuva.

Afinal, são eles que trazem maior visibilidade ao condutor, mantendo todos em segurança.

Se o comando de chave de seta estiver funcionando perfeitamente, ele ajuda a evitar acidentes e claro, confusões no trânsito.

Porém, se a peça não estiver funcionando da maneira adequada, está na hora de trocar para assim evitar sérios problemas.

 

Teste para identificar o problema da seta

Mas, antes de sair trocando a peça, sem saber de fato quais é o problema que está causando seu mau funcionamento, que tal fazer um teste para tentar descobrir do que se trata?

Sendo assim, existem alguns testes que o proprietário do veículo pode executar antes de  tomar qualquer medida.

O teste para saber se é algo mais simples de se resolver, consiste em:

1.acionar o pisca alerta.

Se ele não funcionar, existe a possibilidade de ser dois problemas: o fusível ou o relé da seta precisa ser trocado.

Porém, se o pisca alerta funcionar e a seta não, o problema é o comando da seta, sendo assim, apenas esta parte deve ser trocada.

2. Ligar a chave do carro, acionar a seta para algum dos lados e em seguida, balançar ou pressionar levemente o botão do pisca alerta.

Neste caso, se a seta piscar ou ameaçar a dar piscadas, o defeito está no pisca alerta e é o comando dele que deve ser substituído.

 

Quem pode trocar a chave seta?

Como vimos, quando a chave seta apresentar alguma falha ou parar de funcionar, é necessário realizar a troca da mesma.

E, para te ajudar neste processo, procure algum mecânico de sua confiança, ou ainda, os profissionais da Chucar para te ajudarem a substituir a peça, escolhendo o melhor modelo do catálogo.

Dessa forma, você garante um serviço de qualidade, com os melhores profissionais e claro, com as melhores marcas de peças automotivas do mercado.

Consulte a empresa sem compromisso e garanta a primeira avaliação gratuita, isso certamente fará a diferença no seu bolso e no seu veículo.

Além disso, se quiser economizar com a manutenção, saiba que você mesmo pode efetuar a troca da peça, saiba como no próximo tópico.

 

Troca da chave de seta com defeito

Depois de ter identificado o problema, saiba que você mesmo pode realizar a troca do item já que não é impossível que alguém sem experiência resolva o problema.

Sendo assim, a substituição da chave de seta com defeito é concluída em aproximadamente 20 minutos e, para isso, temos que seguir alguns passos:

  • Retire a tampa do volante, onde fica o dispositivo que aciona a buzina. Para retirar, é só desconectar o fio que vai até a buzina.
  • Existe uma porca segurando o volante, retire-a. Antes de retirá-la, faça uma marcação na posição do volante para que na hora de recolocá-la, o faça na posição correta.
  • Você vai encontrar a capa superior e inferior da coluna, retire as duas com a ajuda de uma chave Philips.
  • Para soltar a chave de seta com defeito, afrouxe a braçadeira.
  • A chave já está solta, agora retire os conectores por inteiro para liberar a chave.
  • Retire o relé da chave antiga e coloque na chave nova.
  • Com a chave de seta nova, conecte os plugs corretamente e coloque a chave de seta na coluna;
  • Feito isso, recoloque as peças da mesma forma como estavam.

De qualquer modo, o mais recomendado é que se recorra a um profissional para não correr risco de que algo seja feito de modo a comprometer o funcionamento da peça e outros itens relacionados.

 

Para resumir: Conheça as diferenças entre chave seta e chave limpadora

Em alguns veículos essas duas peças vem em uma só mas em outros modelos apesar de muitas similaridades, a chave de seta e a limpadora são bem divergentes. Veja só:

Chave de seta

Como o próprio nome diz, através dela é possível dar seta para indicar conversões.

Porém, ao longo do tempo, novas funcionalidades foram adicionadas, como a possibilidade de ativar as lanternas quando necessário, acionar o farol baixo e selecionar o farol alto durante um momento especial etc.

Além disso, em alguns modelos, o acionamento da buzina também está nessa peça.

Então, para resumir, a chave seta é a peça responsável pelas funções de sinalização, iluminação e advertência do carro.

Por isso, é um componente elétrico de extrema importância e considerado um dos equipamentos obrigatórios de segurança.

 

Além disso, em modelos mais modernos e top de linha, ela também inclui funções para navegação no computador de bordo.

Chave limpadora

Esse item apesar de similar a Chave de Seta é responsável por auxiliar na visibilidade, então, sem ela e seus mecanismos, seria praticamente impossível se locomover.

A evolução dos carros e da tecnologia permitiu que, além de apenas ligar os limpadores de para-brisa, seja possível personalizar esse comando.

Por exemplo, você pode alternar entre limpador traseiro e dianteiro, ativar o esguicho de água para facilitar a limpeza e escolher os intervalos de tempo e a velocidade.

Da mesma forma, em alguns modelos, também foi adicionada a opção de se navegar pelo computador de bordo.

E, assim como a chave de seta, ela é considerada um dos equipamentos obrigatórios e de segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Chucar

Ultimas Postagens

Veja outros artigos, dicas ou novidades relacionadas abaixo: