No post de hoje, vamos trazer um passo a passo ensinando como fazer o teste de carga no alternador, diretamente no veículo.
Dessa forma, você obtém conhecimento sobre um teste muito prático e simples, onde qualquer pessoa pode realizar.
Afinal de contas, é a partir desse teste periódico – e muitos outros – que, juntamente com os cuidados essenciais, conseguimos identificar o bom funcionamento da peça e evitar problemas, não é mesmo?
Além disso, nós recomendamos que você sempre procure um de nossos profissionais aqui da Chucar, para te ajudar com qualquer eventual problema com o alternador, além de ainda ser mais fácil esclarecer as dúvidas sobre todos os processos.
Então, vamos ao assunto?
Como fazer o teste de carga do alternador direto no veículo?
Aqui, vamos utilizar o equipamento IK2060, para aplicação de carga muito utilizado em bancadas.
Porém, vamos mostrar o funcionamento dele sendo utilizado diretamente no veículo. E, para demonstrar com mais clareza, vamos utilizar de exemplo o carro Renault Capta.
E, diferentemente do que parece, a aplicação é muito simples, afinal, temos aqui apenas 3 cabos de conexão.
- O vermelho deve ser ligado no positivo da bateria;
- O amarelo vai ligado no negativo da bateria;
- O cabo preto não deve ser utilizado no veículo, e sim, aplicado apenas no teste de bancada.
Então, após fazer todas as conexões e garantir que o aparelho está ligado, a tensão está em 14.6 volts, nesse momento estamos em marcha lenta e conforme aplicarmos carga, vai chegar num certo limite que a tensão vai começar a cair.
Alternador de 110 amperes, mas ele não vai conseguir manter esses 10 amperes com a tensão elevada, devido a rotação muito baixa.
Agora, vamos elevar a tensão a 2000 RPM aproximadamente, que é o indicado para fazer teste com carga e nessa rotação ele tem sim que suportar os 110 amperes com uma tensão mínima de 13.5 volts.
Chegamos a 117 amperes e 13.7 volts.
Viu só como é supersimples? Com este equipamento, conseguimos testar com facilidade, 100% a carga máxima do nosso alternador.
Por que é importante fazer o teste de carga no alternador?
Se você acompanha nossas postagens aqui do Blog, já deve saber que além de fazer a conversão de energias, o alternador é muito importante para garantir o bom funcionamento das baterias e claro, do próprio veículo.
Nesse contexto, é fundamental fazer o teste de carga da peça periodicamente para que seja possível garantir o bom funcionamento do seu carro e, consequentemente, evitar que ele te deixe na mão.
No entanto, caso constatado algum problema, nossos profissionais estão sempre a disposição para auxiliar em quaisquer problemas.
Afinal de contas, siba que nossa primeira avaliação é gratuita além de fornecermos a melhor peça para seu automóvel e caso de trocas.
Quais sinais indicam que o alternador está com problemas?
Diversos sinais podem indicar que o alternador está com problemas.
Sendo assim, é preciso estar sempre atento a eles para não ser surpreendido ou ainda, evitar surpresas desagradáveis com a peça no futuro.
Então, nosso primeiro sinal de problema, é a luz vermelha de advertência que aparece no painel do veículo, que geralmente se apresenta em formato de bateria.
Essa luz se conecta diretamente com o computador para monitorar a tensão de saída do alternador.
Então, caso esteja a tensão esteja acima ou abaixo do valor estabelecido, o indicador do painel acende.
Outro sintoma importante que pode indicar problemas com a peça, é a diminuição da intensidade das luzes no veículo.
Isso acontece, porque, o alternador é responsável por fornecer a energia elétrica de que o automóvel precisa.
Dessa forma, a intensidade da luz dos faróis diminui e os limpadores de para-brisa e os vidros elétricos podem parar de funcionar.
Por fim, mas não menos importante, temos a questão da bateria que fica descarregada quando o alternador está com problemas.
Nesse momento, o carro começa a ter dificuldades para dar partida, o que significa claramente que está acontecendo algum problema com o alternador, afinal de contas, esse equipamento é responsável por manter a bateria devidamente carregada.
Como saber se o alternador está carregando ou não?
Além disso, para identificar problemas no alternador, você vai precisar ligar o carro, dar a partida e realizar outra medição: agora, a bateria deve estar entre os 13,8 V e 14,5 V.
Isso significa que a sua bateria está boa e o seu alternador está funcionando corretamente, dando a quantidade de carga exata.
Porém, caso seja detectado uma voltagem muito maior ou muito menor, atente-se! Pois, isso pode ocorrer devido a falhas na peça.
Mas, em caso de falhas do alternador, você já sabe o que deve fazer, não é mesmo?
Por que fazer o teste de carga do alternador e maneira periódica?
Então, a partir da leitura desse post, podemos afirmar que o alternador é uma peça fundamental para o funcionamento adequado dos veículos.
E, por esse motivo, procuramos apresentar por aqui, como funciona o teste de carga dessa peça, diretamente no veículo e ainda, fornecemos algumas dicas valiosas que vão te ajudar a fazer esse procedimento da melhor forma possível e, assim, prevenir-se de problemas com os automóveis.
Afinal de contas, um alternador é uma peça de extrema importância e portanto, é fundamental testar o alternador de forma periódica.
Além disso, por meio dessa prática, torna-se possível identificar eventuais problemas de maneira antecipada, o que facilita o seu trabalho de correção dessas situações e, assim, evita maiores problemas.
Conclusão
Este conteúdo no qual mostramos como fazer o teste da carga do alternador e confirmar que ele está funcionando foi útil para você?
Conheça o nosso site e veja como podemos ajudá-lo na reposição de peças de veículos, afinal, temos um catálogo completo para todos os veículos com preços muito acessíveis.
E você pode conferir, clicando neste link. Não perca essa grande oportunidade!