Como reparar alternador do Gol G5?

Alternador do Gol G5

Como sabemos, um alternador é uma peça fundamental para o funcionamento da parte elétrica de qualquer veículo.

Porém, assim como qualquer outra peça automobilística, um alternador também apresenta falhas e em muitos casos, é necessário trocar a peça.

Mas será que todos os problemas com ele são causas perdidas?

Pois bem, saiba que a resposta é NÃO! É possível resolver o problema de um alternador apenas consertando-o, sem a necessidade de trocar a peça inteira.

Sendo assim, no artigo de hoje, vamos te dar dicas exclusivas de como reparar um alternador e assim, garantir sua maior durabilidade.

 

O que é e como funciona um alternador?

Se você já é nosso leitor, deve saber o que é e como funciona um alternador, não é mesmo?

Mas, se você é novo por aqui, saiba que essa peça se refere a um componente que transforma a energia mecânica do motor a combustão em energia elétrica.

Sendo assim, esse dispositivo também recarrega a bateria do seu carro, tornando mais eficiente a peça, além de contribuir para o funcionamento de todos os componentes elétricos do veículo.

No entanto, recomendamos que você fique de olho em seu alternador, afinal de contas, nosso objetivo por aqui, é te ensinar sobre o conserto do alternador do Gol.

 

Aplicações da peça

Esse alternador pode ser aplicado aos seguintes veículos:

  • Volkswagen VW
  • Gol G2 MI 1.0 8V 1996 até 1999.
  • Gol GII MI 1.0 16V 1997 até 1999.
  • Parati G2 MI 8V 1997 até 2012.
  • Parati GII MI 16V 1997 até 1999.
  • Gol G5 e G6 1.0 e 1.6 2003 até 2012.
  • Gol GV e G6 1.0 e 1.6 16V 2004 até 2012.
  • Parati G5 e G6 1.0 e 1.6 2003 até 2012.
  • Parati GV e G6 1.0 e 1.6 16V 2004 até 2012.
  • Gol 1.0 e 1.6 2005 até 2012.
  • Golf 1.6 1997 adiante.
  • Polo 1.0 16V 1.6 2003 até 2012.
  • Polo Sedan 1.6 2003 até 2012.
  • Saveiro 1.0 e 1.6 2009 até 2012.
  • Voyage 1.0 e 1.6 2009 até 2012.
  • Fox 1.0 16V com ar e direção.
  • Todos com Motor EA111.
  • Crossfox 1.6L Flex 2008 adiante.
  • Fox 1.6L Flex 2008 adiante.
  • Gol G3 1.0 16V MI 1999 até 2002.
  • Gol G3 1.0 16V Turbo 2000 até 2002.
  • Gol G3 1.0 MI 1999 adiante.
  • Gol 1.6 Flex 2008 adiante.
  • Golf 1.6 Flex 2008 adiante.
  • Polo Hatch Sedan 1.6 Flex 2008 adiante.
  • Polo Classic 1.6 e 2.0.
  • Polo Classic 1.6 e 1.8 MI 1997 adiante.
  • Saveiro 1.6 Flex 2008 adiante.
  • Voyage 1.6 Flex 2008 adiante.
  • Bora Motor APK 2001 até 2005.
  • Fox Diesel 2004 até 2010.
  • New Beetle 2000 até 2005.
  • Audi
  • A3 2001 até 2007.
  • S3 2001 até 2004.

Se você possui alguns desses veículos e precisa trocar o alternador, saiba que a Chucar oferece as melhores condições e ainda, possui peças de excelente qualidade.

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4 sinais que indicam problema no alternador

Assim como qualquer outra peça automobilística, um alternador possui uma função muito importante e por ser muito utilizado, ele pode apresentar falhas.

Sendo assim, para que você consiga identificar o que está acontecendo exatamente com a peça, separamos a seguir 4 sinais para ter atenção.

Veja quais são eles a seguir!

#1: Luz de Advertência

No painel, há uma luz que indica se há algo de errado com o alternador. Em geral é uma luz em forma de bateria.

Muitas pessoas veem este sinal e instintivamente pensam que têm um problema com a bateria, mas na verdade está se referindo ao alternador.

Essa luz é conectada a um computador, que monitora a tensão de saída do alternador, então, se estiver acima ou abaixo do limite predefinido, o indicador do painel acende e assim que a alimentação estiver dentro do alcance, o sinal permanecerá desligado.

Um dos primeiros sinais de que você tem um problema com o alternador é quando a luz acende por um segundo e depois apaga.

Além disso, saiba que a maioria dos alternadores tem uma potência de saída entre 13 e 14.5 volts, onde eles tentam manter essa eletricidade em um nível constante o tempo todo.

Então, quanto mais eletricidade é necessária para os faróis, limpadores de para-brisa, aparelho de som e etc., mais o alternador precisa trabalhar para manter a voltagem necessária.

Se o alternador do seu carro não estiver funcionando com todo o seu potencial, ou se houver muita demanda dele e ele não atender, a voltagem aumentará ou diminuirá de seu nível ideal, então a luz de advertência acenderá.

#2: Intensidade das luzes

Ainda falando sobre as luzes, a intensidade delas também pode representar falhas, afinal de contas, como vimos, o alternador fornece a eletricidade de que o carro necessita e quando ele começa a perder seu potencial, é imediatamente perceptível nos acessórios.

Sendo assim, você pode perceber irregularidades, ao dirigir o seu veículo, que a intensidade dos faróis diminui, ou quando os indicadores no painel, como velocímetros ou tacômetros, simplesmente param de funcionar sem motivo.

Além disso, outras partes do equipamento, como limpadores de para brisa ou vidros elétricos, podem funcionar muito lentamente.

#3: Bateria Descarregada

Um carro que não liga certamente tem um problema com o sistema de partida e é possível perceber isso ao girar a chave, quando você ouvirá um clique e um tique, mas nada acontece.

Mais tarde, esse ruído desaparece, após várias tentativas. O problema imediato geralmente é que a bateria acabou, mas você se pergunta por que ela acabou?

Quando um alternador começa a falhar, a bateria começa a perder a energia, pois o alternador é responsável por mantê-la carregada.

Ser capaz de diagnosticar se o problema está na bateria descarregada ou no alternador é relativamente fácil, mas, para ter certeza, você pode procurar

Assim que alguém lhe der energia para dar partida no veículo, remova os cabos e espere. Se o alternador não estiver recarregando a bateria, o carro parará de funcionar. Agora, se o carro ainda estiver funcionando, o problema provavelmente está na bateria. Você deve ter um pouco de cuidado, pois uma bateria que está morrendo pode ser recarregada no momento, mas não vai durar muito e acabará se esgotando, apesar dos esforços do alternador. O teste de uma bateria pode ser feito com um voltímetro ou levado a lojas especializadas onde pode ser verificado.

#4: Conexões soltas ou rompidas

Se a bateria estiver descarregada, assim como outras partes elétricas do carro, significa que o alternador está produzindo eletricidade, mas não vai a lugar nenhum ou não vai na quantidade correta.

A eletricidade para o alternador é fornecida por meio de cabos grandes ou pequenos fios. Algum problema dentro deles ou em suas conexões com outras peças, pode reduzir ou interromper a energia gerada pelo alternador. Ocasionalmente, um sintoma disso é ter luzes muito brilhantes, isso significa que o alternador está produzindo mais eletricidade para superar a resistência de um fio defeituoso, conexão solta ou rompida.

Outro fator de falha pode ser o diodo retificador. Os alternadores produzem corrente alternada, mas os acessórios do carro requerem corrente contínua para operar. O retificador muda a corrente de alternada para direta. Sem esse componente vital funcionando corretamente, a eletricidade que o alternador produz não pode ser usada.

 

Como reparar o alternador do Gol?

Consertar um alternador pode ser feito por você mesmo e por isso, nós deixamos um passo a passo abaixo para ter sucesso nesse processo.

  1. Na tampa do alternador tem 2 parafusos, remova-os;
  2. Regulador de voltagem tem 3 parafusos, remova-os e observe como estão as escovas e o induzido;
  3. Após identificar qual é a falha do alternador, troque apenas esse componente.

Em 90% dos casos de problemas com o alternador estão no regulador, nesse sentido, ao trocar apenas essa peça, o problema pode ser solucionado.

Mas, se você preferir, ainda pode consultar os profissionais da Chucar para lhe auxiliar com a manutenção e conserto do seu alternador.

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