Como testar o automático do motor de partida?

 

No post de hoje, vamos te ensinar o porquê é importante testar o automático do seu motor de partida e como você mesmo pode fazer isso.

Além disso, por aqui, você vai encontrar mais informações sobre a peça, tais como: seu funcionamento, principais problemas e claro, como testar a mesma de 2 formas diferentes.

Então, se você deseja conhecer um pouco mais sobre o universo das peças automobilísticas, bem como, lidar com cada uma delas, vem com a gente!

 

O que é e como funciona o automático do motor de partida?

Também chamado de “chave magnética” ou “solenoide”, o automático de partida é a peça do motor de arranque que aciona o funcionamento da peça, tanto para impulsionar o garfo com o bendiz como para gerar o campo magnético e criar os primeiros giros.

Ele está localizado na parte superior do motor de arranque, no qual, possui 2 bobinas: a bobina de selo (retenção) e bobina chamado (mais potente).

Então, quando ele apresenta algum defeito, é bem provável que o sistema não dê partida.

Características da peça:

Na parte de trás, temos o parafuso maior que liga o positivo direto na bateria. Nele ainda temos a saída para o porta escovas e a linha 50, e quando damos partida no automóvel, ele manda o sinal de 12 volts para armar a bobina, girar o induzido e fazer a tração do pistão junto ao garfo.

 

Principais defeitos com o automático do Motor de Partida

Claro que, antes de saber como testar o automático, é importante certificar quais defeitos a peça ode apresentar, não é mesmo?

Sendo assim, veja quais são os principais a seguir:

#1: Barulho de estalo durante a ignição

Um sintoma bem claro de que o automático está com defeito é quando, após girar a chave, tudo que você ouve é um estalo.

Isso acontece porque o campo magnético é gerado, mas não é mantido, fazendo a peça bater e parar.

A única solução, infelizmente, é a troca. Não há como recuperar o componente depois que ele começa a fazer esses estalos. Porem ele também faz esse estalo quando a parte de baixo do motor de partida não gira, acionando o automático mas não dando partida.

#2: Dificuldade para dar partida no carro

Se você tentar ligar o automóvel, mas encontrar dificuldade na ação ou mesmo não conseguir fazê-lo, também pode ser que o automático esteja com problemas.

Isso ocorre porque o campo magnético não é criado, e o motor de combustão não recebe a corrente necessária para funcionar.

#3: Presença de um zunido forte

Em alguns casos, um zunido pode aparecer, após acionamento do motor elétrico, mesmo sem que o motor a combustão funcione.

Nesse caso, é provável que o automático do motor de partida esteja com problemas.

O motivo para isso é o fato de a chave magnética não acionar a mola para que o pinhão se encaixe ao volante do motor. Com isso, o pinhão gira sozinho. Mas é importante ficar atento, pois um desgaste no pinhão também pode ser a causa do problema.

 

Como testar o automático do motor de partida?

Se você identificou alguns dos problemas listados acima, chegou a hora de procurar um mecânico ou ainda, de fazer um teste com a peça para garantir que esteja ok.

O teste não requer conhecimentos aprofundados, basta apenas que você tenha em mãos um voltímetro e uma chave de fenda.

Afinal de contas, como o automático faz parte do solenoide, o teste é feito nesse segundo equipamento.

 

Confira o passo a passo para executar o trabalho:

  • encontre os conectores elétricos do solenoide do motor de partida;
  • em seguida, coloque o voltímetro no polo positivo do solenoide e aterre o negativo para verificar se o dispositivo está recebendo energia em quantidades adequadas;
  • peça a ajuda de um colega para dar a partida no veículo. Em condições normais, o voltímetro deve indicar uma medição de 12 V;
  • depois, retire o fio da ignição e, com uma chave de fenda, conecte o positivo do solenoide no terminal onde a ignição se conecta;
  • ao fazer isso, serão aplicados 12 V diretamente na bateria. Assim, o solenoide e, consequentemente, o automático do motor de partida devem ser acionados.

 

Como é feito um teste mais completo?

O teste mais completo, pode ser feito na própria bancada e para isso, devemos primeiramente, remover a mola que fica na parte de dentro do pistão, pois ela possui muita tensão.

Para fazer o teste, é necessário ter em mãos os seguintes itens: uma bateria 12 volts carregada, fio positivo e fio negativo.

Começamos testando a bobina de retenção (selo):

  • Coloca um parafuso apenas para poder ligar o fio negativo
  • E então, vamos testar na primeira bobina que é aterrada na carcaça e o positivo deve ir na linha 50 para poder dar partida (essa é a primeira fase);
  • Depois disso, é possível observar que o pistão é puxado, mas de um jeito bem leve.
  • Essa bobina de retenção é apenas para quando da a partida que ele já tiver puxado a mola apenas para mantê-la dentro do pistão.

Depois, precisamos testar a bobina do chamado (que é mais potente):

  • Colocar o fio negativo na saída e assim, testar a bobina.
  • O pistão é puxado com mais esforço.
  • Mas, quando mandamos o sinal positivo, ele desliga automaticamente, ficando ligado apenas a bobina de retenção.

E, pelo movimento do pistão em ambos os casos, é possível afirmar que as duas bobinas estão funcionando.

Então, se tudo ocorrer bem, saiba que o problema não está no automático do motor de arranque, sendo assim, será necessário fazer um exame mais cauteloso para descobrir de onde vem o problema.

 

Como resolver os problemas no automático?

Mas, afinal, como podemos resolver os problemas no automático do motor de partida?

Pois bem, primeiramente, é importante saber que o automático não é uma peça muito utilizada e por isso, apresenta alta durabilidade, não possuindo uma vida útil bem definida.

Então, se durante a revisão do carro for verificado que o automático do motor de partida realmente está com algum defeito, será necessário trocar a peça.

E com isso, os profissionais da Chucar certamente podem te auxiliar, pois, estão todos muito bem-preparados para atender as suas necessidades e indicar o Solenoide (Autoático) correto para seu veículo. O que achou deste artigo? Caso tenha gostado, aproveite para assinar a nossa newsletter e receba, diretamente na sua caixa de e-mail, todas as novidades do nosso blog com dicas e orientações sobre a manutenção veicular e claro, sobre peças nossas peças automobilísticas!

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