Como trocar uma chave de seta com defeito: faça você mesmo!

No texto de hoje, voltaremos para nossas dicas técnicas sobre peças elétricas automotivas que vocês tanto gostam e acompanham aqui no blog.

E nossa dica de hoje, é novamente referente a chave de seta, mas agora, com foco em dicas técnicas sobre a mesma.

Por aqui, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre como trocar uma chave de seta com defeito, quais são seus principais defeitos e claro, uma breve introdução sobre a peça.

Então vamos logo ao texto? Vem com a gente para saber mais e anote todas as dicas dadas aqui para se tornar um expert no assunto!

Fonte: Chave De Seta Fiat Elba Premio Uno Fiorino Sem Limpador Tras. – Catálogo Chucar.

Como trocar uma chave de seta com defeito?

Em muitos dos casos, a chave de seta apresenta problemas devido ao desgaste ou em decorrência de mau uso.

Deste modo, você tem duas boas opções para solucionar este defeito: levar o automóvel a uma mecânica de confiança ou tentar fazer você mesmo, já que o processo não é tão complicado assim.

Todo o processo de substituição da chave de seta com defeito, pode ser tranquilamente concluída em aproximadamente 20 minutos e para te ajudar com isso separamos um passo a passo:

  1. Para começar, retire a tampa do volante e desconecte o fio que liga a buzina;
  2. Depois, solte a porca que prende o volante;
  3. Você vai encontrar a capa superior e inferior da coluna, retire as duas peças, recomendamos utilizar uma chave Philips para realizar a ação;
  4. Para soltar a chave de seta de vez, afrouxe a braçadeira localizada na parte inferior esquerda;
  5. Com a chave de seta solta parcialmente, faça as devidas desconexões para liberá-la integralmente;
  6. Retire o relé da chave antiga e coloque-o na chave nova;
  7. Com a chave de seta nova, conecte os plugs corretamente e coloque a chave de seta na coluna;
  8. Por fim, reconecte tudo como estava antes e comece a utilizar a chave de seta normalmente.

Pois bem, agora que já sabemos como proceder em caso de problemas com a peça, que tal falarmos de algo mais leve como algumas curiosidades, por exemplo?

Continue com a leitura desse artigo e tenha informações complementares sobre o assunto, que em si, são mega relevantes!

Fonte: Chave De Seta Fiat Elba Premio Uno Fiorino Sem Limpador Tras. – Catálogo Chucar.

 

Curiosidades da chave de seta

Se além das dicas passadas por aqui, você ainda gostaria de conhecer algumas curiosidades sobre a chave de seta, então saiba que veio ao post certo!

Dentre os principais questionamentos feitos sobre elas, destacamos:

 

Por que ela fica do lado esquerdo?

Bom, para explicar melhor sobre o assunto, que tal um pouco de história?

Antes de tudo, precisamos compreender que a invenção da seta lá nos primórdios era completamente diferente da ideia dos sistemas atuais.

Onde, até então, era preciso acionar um botão elétrico que automaticamente uma “bandeirinha” de sinalização era projetada na lateral do carro e como exemplo vivo temos a primeira versão do Fusca Alemão que chegou no Brasil e era assim. Seu sistema de seta é carinhosamente chamado de “bananinha” e ainda é possível encontrar alguns veículos bem conservados por aí.

Na Europa, em países onde o volante fica do lado direito, a chave de seta está do lado esquerdo. Já na Ásia, além da inversão do lado do volante, a chave de seta também sofre esta alteração e fica do lado direito. E claro, que tudo isso tem a ver com a praticidade dos motoristas, onde num sistema automático a chave de seta do lado esquerdo fica melhor posicionada.

 

Qual o nome popular da chave de seta e sua função?

É comum vermos em muitos pontos do país, a chave de seta ser chamada de pisca-pisca, o que certamente não está errado já que resume bem a sua função.

Mas tecnicamente falando a sua função está muito além disso, pois ela também avisa aos demais motoristas que você vai entrar à direita ou à esquerda.  O que contribui para a harmonia do trânsito e para evitar acidentes.

 

Por que trocar a chave de seta é tão importante?

Se você ainda estiver em dúvidas de que fazer esta troca é algo relativamente importante, veja o que temos a dizer sobre o assunto!

Realizar a troca da chave de seta pode ser mega importante para garantir a segurança de todos no trânsito, afinal de contas não tem como andarmos por aí com este item quebrado e fingir que nada aconteceu.

Recomendamos que você procure um mecânico de sua confiança para te ajudar caso não consiga seguir o passo a passo sozinho.

Pois, o bem-estar da cidadania depende disso!

Conclusão

Aqui na Chucar, possuímos diferentes modelos de chave de seta disponíveis, tenho certeza de que vai encontrar o ideal para seu veículo. Entre em nosso site https://www.chucarpecas.com.br  e se precisar nossos consultores podem te ajudar!

Além disso, recomendamos que você não deixe de fazer a troca do item quando achar necessário e nem deixar de investir em revisões recorrentes.

E, não se esqueça de procurar auxilio de especialistas caso não consiga realizar a troca sozinho, ok? Isso é fundamental para evitar futuras dores de cabeça ou outros danos com o veículo.

Com esse post e todas as dicas e curiosidades que demos, tenho certeza que você vai dominar o assunto.

Em nosso blog tem muito mais dicas e informações sobre peças automotivas leia todas elas em nossos posts e domine o segmento estando preparado para tudo!

O que você achou dessas dicas? Compartilhe este conteúdo com seus amigos e torne-se um expert em peças elétricas automotivas.

Te vejo em nosso próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Chucar

Ultimas Postagens

Veja outros artigos, dicas ou novidades relacionadas abaixo: