Componentes do Motor de Arranque: quais são e para que servem

 

                                                                      Fonte: Blog Mix Auto

Assim como um alternador, o Motor de Arranque também possui alguns componentes importantes para o seu funcionamento.

Sendo assim, se você é leigo no assunto e deseja conhecer o seu veículo mais a fundo e de forma detalhada, vem com a gente!

Afinal de contas, por aqui, você encontrará todas as informações relevantes, de modo que posso identificar eventuais problemas e trocá-las quando necessário.

Então, vamos ao texto?

 

O que é e como funciona o motor de arranque?

O motor de partida, também conhecido como motor de arranque, é uma peça elétrica que existe em qualquer veículo.

Sua principal função, é fazer o veículo funcionar, a partir da transformação de energia mecânica em elétrica, fornecida de um alternador.

Essa peça, está localizada na caixa de marcha entre o volante do motor, e quando acionado ele proporciona os primeiros giros do motor que consegue gerar força através das primeiras combustões.

Dessa forma, podemos notar que o motor de arranque apresenta funcionalidade simples, o que o torna uma peça durável e que raramente necessita manutenção.

                                                                                  Fonte: Blog Mix Auto

Componentes do motor de arranque e suas funções

Conforme mencionado antes, o motor de arranque é composto por diversas peças, que com o trabalho conjunto, contribuem para um bom funcionamento do motor.

Além disso, veja por aqui, quais são os principais componentes do motor e também como cada uma delas funciona:

  • Mancal;

O Mancal do motor de arranque  ou carcaça é fixado de forma a compreender todos os componentes internos do motor de partida e fixar o mesmo no veiculo.

Dessa forma, o mancal mantém os componentes internos protegidos de possíveis danos, além de garantir que todos os demais componentes estejam em seus devidos lugares.

  • Impulsor de partida ou bendix;

O bendix também é conhecido por outros dois nomes, tais como pinhão e impulsor.

Ele é um componente muito importante do motor de partida, pois tem a função de controlar o acoplamento da engrenagem do equipamento junto à cremalheira do volante do motor de combustão.

Sendo assim, podemos dizer que ele é o responsável por transmitir a força inicial para que o motor de combustão funcione.

  • Induzido;

Este item tem a função de girar o pinhão (bendix) através de um campo magnético de repulsão.

Ele também possui outras peças em sua composição, tais como: coletor, gaiola, eixo metálico e um conjunto de espirais de condutores.

  • Bobina e Imâ Eletromagnético

Para os leigos no assunto, saiba que a bobina ou Imã possui a função de gerar o campo necessário para a rotação do induzido, assim como em outros equipamentos elétricos de giro

Resumindo a bobina de campo ou Imã eletromagnético  é uma peça imprescindível para o funcionamento adequado do motor do automóvel.

  • Suporte de escovas ou porta-escovas;

Sua função deste componente é alojar e guiar as escovas e ainda assegurar uma força de contato mecânico entre as escovas e o coletor do induzido, permitindo a passagem de corrente através dos mesmos.

  • Solenóide, automático ou chave magnética.

O solenoide possui duas bobinas de fio que são enroladas ao redor do núcleo.

Sendo assim, o solenoide serve como um interruptor que conecta e fecha a conexão elétrica entre o motor de arranque e a bateria do veículo.

 

Defeitos comuns no motor de arranque

Como vimos, o motor de arranque é uma peça com uma ótima durabilidade, porém o uso indevido pode apresentar problemas e acarretar o mau funcionamento do motor.

Sendo assim, os defeitos mais comuns podem ser os seguintes:

  1. Escovas gastas

O desgaste das escovas pode ser um dos problemas mais comuns, pelo simples fato do material das escovas ser macio e condutor.

No entanto, quando a escova está gasta, o motor de arranque parece girar pesado (motor de arranque pesado) ou até mesmo nem chega a girar.

Neste caso é necessário fazer a substituição das escovas, o que é a manutenção mais barata do motor.

  1. Automático de partida (ou solenoide) não atraca

Quando isso acontece, ao acionar o motor de partida, só se ouve um barulho de “TEC” bem alto e mais nada acontece.

A solução para este problema é a substituição por uma nova chave magnética e com isso, a Chucar pode ajudar!

Procure seus profissionais e faça uma simulação de troca da peça, ou ainda, uma avaliação sem custos com nossos profissionais.

O bom desempenho do motor de arranque do seu veículo depende disso.

  1. Bendix patinando

Por ser a peça que entra em contato com a cremalheira ou volante do motor, ela sofre mais desgaste do que as outras peças do motor de partida.

O sintoma do defeito é o barulho de um giro em falso, que ocorre devido ao desgaste da engrenagem do bendix.

  1. Induzido

O induzido motor de arranque tem seu desgaste também se dá devido ao uso comum. Tem o mesmo sintoma da escova gasta, o motor fica pesado. Na hora de fazer a manutenção, é recomendado a troca da peça, pois com o desgaste, é natural que o problema venha a acontecer novamente.

Outros defeitos

Além disso, sem contar principais que citamos acima, existem muitos outros defeitos que o motor de arranque pode apresentar, dos quais podemos citar:

Desgastes das buchas do induzido: como a maioria dos  motores de partida não possui rolamentos, as buchas podem apresentar desgastes e fazer com que ao dar a partida, o motor de arranque faça um barulho incomum.

Positivo do automático com mau contato: pode ser que o cabo do positivo que chega ao automático esteja com mal contato, seja por falta de aperto da porca, cabo gasto, entre outros. Neste caso verifique como está essa parte de alimentação.

Problema indireto: pode ser que o carro apresente algum outro problema, que faça com que o volante do motor não gire, o que pode forçar o motor de arranque a se destruir sozinho. Caso isso aconteça a solução seria a substituição do motor de partida inteiro.

Portanto, após a substituição, verificar o outro problema antes de testar o motor de arranque novamente, para evitar  danificar a nova peça.

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