Falando sobre as especificidades de peças elétricas, você sabia que os dentes do motor de partida são fundamentais para o seu funcionamento?
Além disso, você sabia que também é possível que se escolher a aplicação errada, podemos ter problemas com o veículo?
Pensando na relevância desse assunto e também, nas possíveis soluções, criamos este artigo exclusivo para mostrar aos clientes e leitores o porquê é necessário dominar o assunto e saber quantos dentes tem o seu motor de partida.
Falar sobre os dentes do motor de partida é um assunto um tanto quanto complicado, por isso, para entender melhor como funciona, recomendamos que você leia também o nosso post sobre o Motor de partida do Fox: 9 ou 11 dentes.
Continue com a gente para saber mais sobre os dentes do motor de partida e compartilhe este conteúdo!
Fonte: Horizonte Autopeças Ltda – Blazer S10 E Empilhadeira 4.3 V6 Vortec De 1996 À 2005 – 11 Dentes.
O que é motor de partida?
Vamos começar do início, ok? Afinal, para saber mais sobre os dentes do motor, antes precisamos saber o que é um motor de partida.
Também conhecido como motor de arranque, esta peça, é aquela que transforma a energia elétrica em mecânica, o principal “combustível” da parte elétrica do automóvel.
Ele é o motor que faz gerar energia, otimiza e impulsiona a partida dos automóveis, sendo o suficiente para fazer o veículo funcionar.
Para ter mais detalhes sobre o que é um motor de arranque, não deixe de conferir nossos outros posts aqui do Blog!
Diferenças na quantidade de dentes do motor de partida
O número de dentes do motor de partida varia de acordo com cada modelo e fabricação de veículo.
Geralmente, possuem entre 9 e 11 dentes.
Além disso, saiba que o número de dentes do pinhão não interfere no funcionamento do motor de partida, então, um motor de 9 dentes, funciona tão bem quanto um de 11.
Cabe dizer ainda, que substituir um motor de 11 dentes por um de 9 (vice e versa) pode sim ocasionar problemas no veículo, então, não cometa este erro.
E sobre isso, você pode acompanhar mais à frente.
Qual a importância do número de dentes do Motor de Partida?
Chegamos ao foco do nosso post, saber da importância dos dentes do motor para garantir o bom funcionamento do veículo.
Para começar, saiba que o dimensionamento e a construção da engrenagem são feitos com base no volante do motor.
O número de dentes (9 ou 11) e as dimensões específicas de cada um, são completamente desenhados e calculados com exclusividade para cada linha.
Esses dentes assumem importância no funcionamento das engrenagens, ondem elas precisam garantir a uniformidade, evitando assim, que problemas futuros apareçam.
O que pode acontecer se trocarmos as peças por dentes opostos aos descritos?
Como vimos mais acima, trocar um motor de partida de 9 dentes por 11 dentes, por qualquer motivo que seja, pode causar alguns danos no veículo.
E dentre eles, podemos citar:
⦁ As dificuldades de engrenamento;
⦁ Alguns ruídos;
⦁ O desgaste prematuro das engrenagens.
Todas essas questões acarretam na diminuição do tempo de vida útil do motor de partida e podem, consequentemente, impactar o funcionamento do veículo.
Então, o melhor é prevenir do que remediar e ter cautela na troca da peça.
Qual pode ser a alternativa?
Quando precisar trocar o seu motor de parida, recomendamos que você consulte os profissionais, para saber quais são as melhores formas de proceder.
Com a opinião de especialistas que avaliaram as suas necessidades, você pode trocar esta peça sem maiores problemas e assim, contribuir para manter a durabilidade do seu automóvel, bem como, seu perfeito funcionamento.
Como é possível reparar problemas no motor relacionados ao número de dentes?
Agora que já sabemos quais são os problemas que trocar os dentes do motor de partida pode ocasionar, precisamos também ter conhecimento sobre os seus reparos, não é mesmo?
O primeiro passo para fazer o reparo deve ser encontrar a melhor peça no catálogo da Chucar, que oferece opções de motores para todos os modelos de veículos, tanto nacionais como internacionais, e claro, com todas as opções de dentes.
Na sequência, é necessário buscar o código de referência do componente e as aplicações da peça, dessa forma, certificamos de que esta é a peça ideal para o seu veículo.
Assim não corremos o risco de danificar o sistema do automóvel.
Por fim, é preciso estar atento às especificações dos dentes do motor de partida, mencionadas na própria descrição do produto.
Também não podemos deixar de mencionar que, todas as peças oferecidas pela Chucar são de altíssima qualidade e vem direto da fábrica, o que é ótimo para questões de garantias e nota fiscal.
Outros posts da Chucar sobre o motor de partida
Aproveite a ocasião, para conhecer outras postagens sobre o motor de partida em nosso Blog e tenha um conhecimento aprofundado no assunto.
⦁ Qual peça do trocar quando o motor apresentar falhas;
⦁ Como testar o automático do motor de partida;
⦁ Motor de partida do Monza/Kadett/Ipanema;
⦁ Motor de partida do Palio;
⦁ Motor de partida do Fox: 9 ou 11 dentes;
⦁ Motor de partida do Opala;
⦁ Curiosidades sobre o motor de partida;
⦁ Quando o motor de partida não funciona;
⦁ Motor de partida do Fusca/Kombi.
Não deixe de acompanhar as atualizações do Blog, bem como, as tantas opções de peças disponíveis em nosso site.
Deixe um comentário e até o próximo post!