Diferenças entre IK2090 e IK2110.

Se você trabalha em uma oficina e precisa testar diferentes alternadores pilotados, saiba que existem 2 equipamentos excelentes para te ajudar nesta função: o IK2090 e o IK210.

Porém, cada um deles tem suas características específicas, então, se você deseja obter todos os detalhes referente a este assunto e assim, poder deixar seu trabalho mais simples, não perca as dicas deste post!

Fonte: Mercado Livre – Gerador de Sinais IK2090

 

O que são Alternadores pilotados?

Os alternadores pilotados nada mais são do que um sistema de carga elétrica inteligente.

Em outras palavras, a peça coordena a quantidade de energia que vai para a bateria e demais componentes do veículo, visando evitar uma sobrecarga e consequentemente, falhas nos componentes elétricos do carro.

Apesar do veículo ter um sistema mais automatizado, isso não significa que o mesmo está livre de falhas, ok?

Então, recomendamos que você faça testes no seu automóvel com frequência e assim, certificando-se de que está tudo bem.

Para isso você pode contar com a ajuda de 2 equipamentos fundamentais: IK2090 e IK2110.

Conheça mais sobre eles a seguir!

 

O que são e quais as diferenças entre os geradores de sinais IK2090 e IK2110?

O que são?

Primeiramente, saiba que tanto o IK2090 e o IK2110, são geradores de sinais, ou seja, equipamentos elétricos utilizados para fazer testes em alternadores pilotados, eletroventiladores e em outros componentes elétricos do automóvel.

Veja a seguir, as diferenças entre ambas e também, em quais situações cada equipamento é melhor aplicado.

Diferenças

Posso usar o IK2090 no lugar do IK2110? Qual deles é para 12v? Qual deles é para 24v? Um substitui o outro? Quais as diferenças?

Apesar de tantas coisas, a definição disso tudo é bem simples., veja as diferenças dessas peças:

⦁ IK20290:

Gerador de sinal PWM, então com ele, conseguimos testar qualquer modelo de alternador pilotado, seja 12, 24 ou 28 Volts.

⦁ Ik2110:

Testa qualquer modelo de alternador pilotado, apenas da linha 12 Volts, sendo assim, ele não funciona em 24 Volts.
Ele consegue testar a Rede Lin, BSS e sinal PWM, porém, somente linha leve, por isso, não funciona em 24 e 28 Volts.

Recomendações

Para quem trabalha só com linha pesada, o recomendado é a IK2090, pois, na linha pesada só temos sinal PWM.

A recomendação para linha leve é o IK2110 porque ele é o mais completo, então, vai testar qualquer alternador pilotado que chegar na oficina.

E para quem trabalha com os dois tipos de veículos (leves e pesados), indicamos que você adquira os dois equipamentos.

Fonte: Mercado livre – Gerador de Sinais IK2110.

 

Testando Eletroventilador com o IK2090 e Ik2110.

Como vimos, com os equipamentos elétricos IK2090 e Ik2110, podemos testar um eletroventilador e é isso que vamos te ensinar por aqui!

Para você compreender melhor, vamos utilizar um modelo aplicado na linha Citroën, que é controlado pelo sinal PWM.

Para começar os testes, precisamos de equipamentos que captam sinais PWM, que podem ser o IK2090 e o IK2110.

Conhecendo o circuito de um eletroventilador antes do teste

Primeiramente, precisamos colocar todo o circuito do eletroventilador na bancada, onde temos o chicote principal de alimentação com os fios (verde positivo e fio preto negativo).
Ambos passam pelo relé, para depois seguir para o nosso motor.

Problemas no circuito

Se a gente trabalhar com alimentação direta no chicote e o relé estiver com defeito, nosso teste não vai funcionar.
Neste sentido, a solução pode ser isolar o relé e trabalhar com alimentação direta no positivo e negativo da bobina e faremos o controle do sinal PWM pelo fio amarelo do chicote (este que é ligado na central do veículo).

Fio amarelo = PWM.

Cabo Marrom = Retorno negativo.

Fio Cinza = Positivo que vai alimentar o acionamento do relé.

É o Lin 85 do relé que vai fazer o chaveamento para que passe alimentação que vem do chicote para a bobina.

Começando o teste com IK2090

Depois de isolar o relé, podemos seguir os passos:
1: Positivo da bateria ligado no positivo da bobina;
2: Fio negativo da bateria ligado no negativo do chicote principal;
3: Aplicação do IK2090.
Com os fios conectados, a bobina só vai funcionar depois de ligar o sinal PWM, então, é agora que entra o IK2090.
Para concluir a conexão, utilizamos 3 fios: Vermelho no positivo, Preto no negativo e Azul no cabo do sinal.
Logo, o aparelho liga e começa a mostrar a frequência.
As frequências que o motor aceita, são em torno de 85 à 300 Hertz, então, dentro desses valores, tudo ok!
Além disso, saiba que a porcentagem do dedsiple pode ir até 99% que o motor continuará em funcionamento, mas se chegar nos 100% o motor para de funcionar.

Começando o teste com o IK2110

Aqui, nós temos 4 fios e isolamos o fio Verde, já que não vamos utilizar. Então faremos as seguintes conexões: o Preto no terra, fio Vermelho no positivo para alimentar o equipamento e fio Amarelo no sinal.

Agora, depois que o aparelho estiver ligado, podemos tanto utilizar a função SIG, quanto a RVC para fazer o teste.

1: Nós fizemos em SIG.

2: Clicar em teste.

Quando começar a aumentar a tensão, ele já vai acionar o motor e conforme for aumentando o valor de tensão, ele vai subindo a rotação.

E é dessa forma que conseguimos fazer o teste do motor do eletroventilador pilotado por sinal PWM, utilizando os equipamentos IK2090 e IK2110, e assim, confirmar o seu perfeito funcionamento.

Então, o que você achou desse post? Para as oficinas que já possuem esses equipamentos, fica muito fácil fazer testes.

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