Regulador de Voltagem IK5350
Regulador de Voltagem IK5360
No post de hoje, vamos falar sobre as diferenças entre os reguladores IK5350 e IK5360, disponíveis no catálogo de peças da Chucar.
Além disso, vamos falar sobre o funcionamento da peça, quais são suas aplicações e principalmente, te ensinar a fazer o teste de funcionamento em uma bancada universal.
Por isso, se este assunto é de seu interesse, vem com a gente descobrir todos os detalhes sobre as peças em questão e assim, garantir que seu veículo funcione adequadamente, sem contar nas indicações de alternadores da Chucar para cada uma dessas peças.
Acompanhe!
O que são reguladores e como funcionam?
Como sabemos, um regulador de voltagem ou regulador de tensão, como conhecemos, é uma peça muito importante para o sistema elétrico de qualquer automóvel.
Sendo assim, a sua principal função consiste em ajustar a tensão de saída de energia do alternador para a bateria, a fim de repor a carga que esta fornece para o funcionamento do carro e também, de outros componentes elétricos.
Além disso, ele faz o ajuste de voltagem para que ela seja aceitável quando chegar à bateria, evitando assim qualquer dano.
Esse dispositivo funciona com carga de 10% a 15% superior à tensão de saída. Assim, a carga ficará entre 13,5 e 14,5 volts num circuito elétrico de 12 volts padrão.
Diferenças entre Regulador de Voltagem IK5350 e IK5360
As peças são iguais, mas eles possuem funções diferentes, isso porque o final 350 trabalha com lâmpada piloto convencional e o final 360 trabalha com comunicação junto ao módulo.
IK3560
Como este regulador, sempre chegarão 3 fios no chicote do veículo, onde 2 deles fazem comunicação com a central do carro e 1 é o sensor de bateria, que serve para monitorar a tensão que chega nela.
Temos na nossa loja virtual esse regulador para venda sozinho ou entao o aparelho completo (alternador) já com o regulador, são os itens RD21032 (Duratec) e RD21034 (zetec rocam).
Esta peça é indicada para aplicação em veículos FORD Focus, Mondeo, Eco Sport 2.0 com motor Duratec.
Se você deseja obter mais detalhes sobre este regulador e/ou ainda adquirir o produto, basta clicar neste link.
Para conhecer o alternador RD21032 que combina com esta peça, você também pode acessar nosso catálogo, pelo link em questão.
IK5350
Tem os três pinos no pule, porém, só um deles possui uma função, que é o terminal de lâmpada, ou seja, só vai chegar 1 fio no veículo.
Temos esse regulador na nossa loja virtual e também temos o alternador compatível para essa aplicação com lâmpada (RD21030 – Zetec Rocam).
Esta peça é indicada para aplicação em veículos FORD Fiesta, KA, EcoSport e Courier. (NÂO aplicado em FORD FOCUS) Escort.
Se você deseja obter mais detalhes sobre este regulador e/ou ainda adquirir o produto, basta clicar neste link.
Para conhecer o alternador RD21030 que combina com esta peça, você também pode acessar nosso catálogo, pelo link em questão.
Atenção: Não podemos aplicar um regulador no lugar do outro, porque não vai funcionar!
Teste dos Reguladores
Teste pode ser realizado na bancada em reguladores que apresentem 12 e 24 volts, uma bancada universal.
IK5350
Regulador instalado, ligue o pino de lâmpada – conferir se a lâmpada acende – e comece o teste.
Funcionamento perfeito, lâmpada apagada, carregando.
IK5360
Por não possuir pino de lâmpada, a mesma encontra-se apagada e vamos ligar nos 3 pinos. Após conectar os 3, nenhum deles acendeu a lâmpada, mas também não danificou, porque esse nosso regulador tem proteção.
Agora faremos o teste.
Funcionando sem pino de lâmpada – ela não acende – porque ele não tem esse tipo de circuito.
Problemas que o mau funcionamento do regulador pode causar
O mau funcionamento do regulador de voltagem pode causar alguns problemas quanto ao funcionamento do veículo e esse problema, pode ser indicado imediatamente no painel do veículo, pois a luz da bateria irá se acender.
Mesmo sem dar detalhes sobre o que pode estar acontecendo, essa luz que acendeu, pode indicar duas coisas conforme seu funcionamento.
- Se a luz da bateria não acende, isso indica que o regulador de voltagem está desregulado, não passando assim a tensão adequada para a bateria.
- Se o aviso ficar sempre ativo, isso indica um defeito no regulador de tensão ou em outro componente do sistema elétrico.
Para verificar se está tudo bem com o regulador de voltagem, use um multímetro para medir a voltagem. Se ficar acima de 15 volts, existe um excesso de tensão em direção à bateria, o que pode danificá-la, mesmo que seja nova.
Portanto, para fazer a manutenção correta e ainda, certificar-se de que a peça está funcionando corretamente, procure um especialista da Chucar para lhe auxiliar.
Quais sinais mostram que pode haver um problema?
Como abordamos, o regulador de voltagem é a peça que mais apresenta problemas do alternador.
Mas a boa notícia é que, quando isso ocorre, o próprio carro dá alguns sinais de que há algo errado, de modo que o motorista pode procurar a oficina antes que os estator com defeito se torne algo mais sério.
No entanto, os problemas do regulador podem ser facilmente confundidos com falhas nos demais componentes do alternador e também na bateria.
Por isso, separamos, a seguir, alguns dos principais indícios de que o regulador de voltagem está ruim.
- Luz da bateria no painel não apaga
O principal sinal de que há um problema no regulador de voltagem é a luz da bateria no painel do carro que fica acesa direto, mesmo após a partida.
Nesse caso, o problema pode ser tanto interno do regulador quanto causado por outras falhas, como escova do motor de partida baixa ou correia rompida. Seja qual for a origem da falha, será necessário trocar o regulador.
- Luz da bateria não acende
O sinal da bateria no painel não acende em hipótese alguma? Este é outro indício de que o regulador de voltagem está com problemas e a bateria do automóvel não está sendo carregada adequadamente.
- Dificuldade para dar a partida no motor
Algo errado no regulador também provoca esse sintoma. Isso porque, se a voltagem não estiver correta, pode parecer problemas no motor de arranque que não será acionado, havendo dificuldades para ligar o carro. Também pode haver perda de potência e a sensação de que o carro começa a “ratear” na hora do arranque.
- Luzes fortes e dispositivos elétricos irregulares
Outro sinal comum de que há algo errado no dispositivo é quando as luzes do veículo (desde as do painel até do teto e dos faróis) ficam extremamente fortes ou então oscilam. Chiados no rádio também é um sinal de que algo não vai bem.
Nesse caso, o regulador não está se mantendo no limite máximo de tensão durante a carga, que geralmente é de 14,4 volts. Desse modo, pode haver uma sobrecarga da bateria e nos componentes eletroeletrônicos.
- Cheiro de queimado na parte elétrica
A sobrecarga da bateria provocada por um mau funcionamento do regulador de voltagem também pode causar um cheiro de queimado vindo da parte elétrica.
- Vazamento
Este é mais um sinal de sobrecarga da bateria. Nesse caso, o ácido da bateria pode ferver dentro dos seus vasos, o que pode provocar um vazamento.