Dúvidas sobre o Motor de Arranque

 

Seja um expert em peças automotivas

No post de hoje, vamos trazer uma pegada diferente sobre uma das peças automotivas mais importantes, o Motor de Arranque.

Por aqui, vamos trazer dúvidas corriqueiras sobre a peça, além de contextualizar sobre sua funcionalidade e cuidados para prolongar seu tempo de vida útil.

Então, vamos ao assunto?

 

O que é e como funciona o Motor de Arranque?

O Motor de Arranque, ou Motor de Partida, é uma peça fundamental em qualquer veículo, não é mesmo?

Afinal de contas, ele é uma peça elétrica fundamental, que existe em qualquer veículo e tem como principal função, fazer o primeiro acionamento do motor, transformando a energia elétrica em energia mecânica.

Além disso, ele é alimentado com um cabo positivo, conectado diretamente da bateria e um negativo ligado à carroceria do veículo, que é acionado quando o condutor do automóvel gira a chave totalmente, mantendo-o em funcionamento até que se solte a chave.

Então, para resumir, o Motor de Arranque possui as seguintes características e funções:

  • Transforma energia elétrica em mecânica.
  • Produz movimento de rotação.
  • Produz o torque inicial para vencer o atrito interno do motor a combustão.
  • Funciona com corrente contínua.

Portanto, agora que lembramos um pouco sobre o que é o Motor de Arranque e sobre o seu funcionamento, que tal sabermos sobre situações em que o mesmo não funciona?

Mais detalhes, no tópico abaixo!

 

Quando o Motor de Arranque não funciona?

Antes de mais nada, é importante compreender quando o Motor de Arranque não funciona, para podermos tomar as devidas providências.

Sendo assim, geralmente, o Motor de Partida deve funcionar no exato momento que a chave de contato é acionada, se o mesmo fizer um estalo ou mesmo não se mover é um sinal de que não está funcionando.

No entanto, dúvidas frequentes surgem quando o assunto é o não funcionamento da peça, portanto, separamos abaixo, uma lista explicando o porquê e quando alguns problemas com o Motor de Arranque acontecem, confira!

 

Dúvidas frequentes sobre o Motor de Arranque

Inúmeras dúvidas surgem quando o assunto são peças automotivas, não é mesmo?

Pois bem, separamos por aqui, algumas dúvidas frequentes feitas sobre o Motor de Arranque que com certeza você não sabia.

Além disso, ter conhecimento sobre elas, pode ajudar diretamente na preservação do tempo de vida útil da mesma.

Confira!

  1. Por que motor de arranque estraga?

Primeiramente, saiba que um Motor de Arranque ou Motor de Partida tem um tempo de vida útil extenso.

Porém, quando o veículo está com algum outro problema o primeiro a sofrer é o Motor de Arranque, por ser acionado mais vezes.

Sendo assim, a peça passa a trabalhar de maneira excessiva, o que contribui para que o motor estrague e consequentemente, diminuindo seu tempo útil de vida.

  1. Por que o motor de partida queima?

Um Motor de Partida ou Motor de Arranque pode queimar devido ao seu acionamento direto. Em outras palavras, isso ocorre por um problema na ignição (comutador), cabeamento, solenoide com defeito ou então o próprio usuário ao dar partidas contrastantes.

  1. Por que o motor de partida fica pesado?

O Motor de Arranque, fica pesado pois sofreu um aquecimento excessivo e isso se dá pelo constante acionamento e giro contínuo do mesmo.

Quando isso ocorre, o mesmo já está danificado e toda vez que estiver quente vai ficar pesado pois seus fios condutores perderam a resistência.

 

8 Cuidados com o motor do carro

Claro que ninguém quer lidar com problemas de peças automobilísticas, não é mesmo?

Neste sentido, separamos por aqui, 8 dicas de cuidados que você precisa ter com o Motor de Arranque, para preservar seu tempo de vida útil.

Acompanhe mais detalhes a seguir e coloque-as em prática para obter resultados!

  1. Trocar o óleo;
  2. Trocar os filtros;
  3. Verificar o sistema de arrefecimento;
  4. Trocar a correia dentada;
  5. Checar luzes do painel;
  6. Trocar as Mangueiras;
  7. Utilizar Combustíveis confiáveis;
  8. Realizar revisões e manutenções periódicas.

Além disso, se você deseja conhecer mais detalhes sobre os cuidados com o Motor de Arranque e com o Alternador, não deixe de acompanhar as postagens aqui do Blog.

Afinal de contas, quem abe não teremos um artigo exclusivo sobre isso por aqui?

 

Qual é a duração do Motor de Arranque?

Para começar, saiba que a duração estimada do Motor de Arranque é medida em partidas, cujo ciclo mínimo esperado é de 60.000 partidas em veículos mais antigos e 150.000 em veículos modernos.

Mas, graças ao avanço da tecnologia, se levarmos em consideração que um veículo de passeio, roda em média 12.000 km por ano, podemos afirmar, que a duração em tempos de um Motor de Arranque, é de aproximadamente 10 anos ou um pouco mais.

Claro que tudo isso deve ser somado as manutenções recorrentes, que, se feitas da forma correta, reduzem o desgaste causado pela contaminação e aquecimento da peça.

Sendo assim, como vimos, ter uma rotina de cuidados com o Motor de Arranque, pode ajudar a preservar o tempo de vida útil da peça.

Dessa forma, o tempo de duração do Motor de Arranque, está ligada diretamente aos cuidados tomados com esse componente e sobre isso.

Então, agora que sabemos que manter alguns cuidados com o Motor de Arranque é fundamental, não podemos deixar de falar sobre lugares de confiança para fazer manutenções e consertos quando necessário, não é mesmo?

Sendo assim, confira mais detalhes abaixo!

 

Onde consertar ou comprar o Motor de Arranque?

Para finalizar nosso post com chave de ouro, você não pode deixar de conhecer a Chucar Autopeças.

Esta é uma empresa que realiza o conserto e faz a venda de inúmeras peças automotivas, como o Motor de Arranque, além de oferecer outros modelos em seu catálogo.

Sendo assim, não deixe de conhecer seus produtos, disponíveis no site da empresa que você pode conferir, clicando aqui.

Além disso, a Chucar possui profissionais super qualificados para te ajudar em todos os momentos, na qual, fazem uma primeira vistoria gratuita, indicando as melhores peças, valores e claro, os próximos passos.

Portanto, não perca a oportunidade e evite ter dores de cabeça com manutenções veiculares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Chucar

Ultimas Postagens

Veja outros artigos, dicas ou novidades relacionadas abaixo: