Estator do Alternador: O que são e para que servem?
A Chucar também possui em seu catálogo de reposição, peças de alternadores, vendidas separadamente, para proporcionar uma ótima experiência com itens elétricos.
No texto de hoje, você vai conhecer todos os detalhes sobre o Estator do Alternador, compreendendo sobre seu funcionamento, possíveis sinais de falhas e opções de reparo.
Prossiga com a leitura desse artigo para compreender tudo o que diz respeito a peça e ainda, mais detalhes sobre o alternador de forma geral.
Acompanhe-nos!
O que é e para que serve o Estator do Alternador?
Nós já falamos sobre muitas peças aqui no Blog da Chucar, então, para que você tenha informações complementares referentes ao Alternador, é importante conhecer um de seus componentes: o Estator.
A principal função dessa peça é gerar corrente, na qual representa as três bobinas que estão sujeitas ao campo magnético do rotor.
O Estator, irá suportar as bobinas e, ao mesmo tempo, proporcionar a concentração das linhas do campo magnético.
Sendo assim, esta peça faz-se muito importante para garantir o bom funcionamento do veículo, bem como do Alternador por completo.
Quais peças compõem o Alternador?
Como sabemos, os alternadores são peças elétricas, indispensáveis para o bom funcionamento do veículo.
Sendo assim, para que nada de ruim ocorra, é fundamental que as peças que compõem um Alternador, também estejam em perfeitas condições.
Dentre elas, temos:
- Polia;
- Mancal Dianteiro;
- Estator;
- Rotor;
- Ponte Retificadora;
- Regulador;
- Capô Plástico.
Obviamente, que cada uma delas possui sua função e importância dentro do Alternador, mas sobre isso, deixaremos assunto para outro post, ok?
Pois aqui estaremos focados em apresentar aos clientes, tudo o que é fundamental sobre o Estator do Alternador.
Como identificar que o Estator do Alternador está com defeito?
Assim como qualquer outra peça dentro do automóvel, o Estator do Alternador também pode apresentar problemas e por aqui, nós te explicaremos como identificá-los, observe os seguintes sinais:
1: Dificuldade em dar partida
O bom funcionamento do Estator (assim como de qualquer outro componente) é imprescindível para que o alternador funcione corretamente. Então, uma simples falha pode apresentar problemas na peça.
Neste sentido, o principal sinal de falha é a dificuldade em dar partida, o que representa possivelmente que a bateria está descarregada.
Quando isso acontece, será difícil dar a partida no carro e o veículo pode parar de repente no meio do trânsito, o que pode causar sérios acidentes.
Então, no primeiro sinal de dificuldade, procure um mecânico de sua confiança para fazer uma análise e já substituir as peças com defeito.
2: Falhas em Equipamentos elétricos
Como já abordamos, o Alternador é responsável por alimentar todos os componentes elétricos do carro com energia.
Portanto, se o Estator está com problemas, consequentemente o alternador vai falhar, o que é provável que os acessórios do carro também comecem a apresentar problemas.
Neste sentido, os sinais mais comuns de possíveis falhas, são a iluminação dos faróis variando de acordo com a rotação do motor, as lâmpadas incandescentes queimando mais rapidamente e outros acessórios elétricos apresentando falhas.
3: Retificador queimado
O retificador é outro componente do estator que também pode apresentar problemas, que podem ser muito ruins para o alternador e para o veículo.
O retificador, por sua vez, se refere a um conjunto de diodos responsável por estabilizar a corrente alternada e convertê-la em corrente contínua.
Essa energia, então, passa para o regulador de tensão ou voltagem, que ajusta a voltagem que sai do Alternador.
Sendo assim, quando o Estator está em curto, ocorre um superaquecimento no regulador de voltagem e o retificador acaba queimando.
Se essa peça queimar, é provável que o estator esteja com problemas, mas para confirmar esta questão, torna-se imprescindível a visita a um mecânico que confirmará a presença de problemas, bem como, os próximos passos para resolvê-la.
Como reparar o Estator do Alternador?
Depois de identificar as possíveis falhas na peça e confirmar que o Estator do Alternador realmente está com problemas, chegou a hora de fazer a manutenção.
Para isso, é necessário:
- Retirar o Alternador e verificar se as soldas dos fios estão em perfeitas condições, se os fios de cobre estão presos às soldas e se as soldas não estão queimadas.
Em um primeiro momento, é fundamental que tudo esteja em perfeito estado e com todas as conexões feitas, para garantir o bom funcionamento do dispositivo.
- Observe as condições dos rolamentos.
São eles que fazem os componentes do Alternador girarem sobre o eixo, a partir da correia ligada ao motor.
Então, caso haja algum atrito e os rolamentos estejam ruins, eles podem danificar tanto o Estator do Alternador quanto o rotor ou a mesa retificadora.
- Observe se o estator está em curto.
Neste caso, ele não será capaz de jogar corrente para a bateria, sendo necessário instalar um novo Estator ou rebobinar o dispositivo, que pode dar ainda mais trabalho, mas valerá muito a pena!
- Rebobinar o estator.
Esta é uma opção mais trabalhosa, mas que sai mais em conta para o proprietário do veículo, em vez de trocar a peça.
Para isso, é necessário retirar e descartar os fios, alinhar as bobinas com a ajuda de um alicate (isso se elas estiverem tortas) e limpar a peça.
Feito isso, podemos enrolar um fio de cobre novo no estator no sentido anti-horário, apertando bem e transformando-o em um novo fio condutor.
Tudo voltará ao normal em perfeitas condições e trará menos prejuízos financeiros a todos os envolvidos.
Conclusão
Para o mercado de reposição, a Chucar fornece peças do Alternador separadamente, o que contribui para que não precise descartar todo o item.
Além disso, com todas as dicas dadas por aqui, você consegue cuidar melhor de suas peças elétricas, bem como estar esperto a possíveis sinais de falhas.
Compartilhe este post com seus conhecidos e mostre a importância de manter o Estator do Alternador em boas condições.
Aproveite para nos seguir no Instagram @chucarpecas para ter acesso aos melhores produtos do nosso catálogo!
Uma resposta
Legal !! O texto e muito nem esclarecido, e Parabéns pelo conteúdo , aprendi algumas coisas que não sabia !!! Alex e obrigado!!!!