Motor de Arranque: Cuidados essenciais com a peça
Para complementar nossos artigos sobre o Motor de Arranque, que tal um texto exclusivo falando sobre os cuidados com a peça, de forma que você consiga preservar a mesma por mais tempo?
Realmente, parece uma boa opção, não é mesmo?
Além disso, para que você compreenda melhor do que estamos falando, não deixa de acompanhar, outros posts que fizemos por aqui, referente ao Motor de Arranque, confira:
- Motor de Partida: o que é e porque precisamos conhecê-lo;
- Quando o Motor de Partida não funciona;
- Onde comprar o Motor de Partida;
- Qual a diferença entre Motor de Arranque e Alternador?
E muito mais!
Portanto, se você quer conhecer todos os detalhes sobre os cuidados com o Motor de Arranque, continue com a leitura desse post!
Como funciona o Motor de Arranque?
Se você é novo por aqui, vamos te contar em detalhes sobre como funciona o Motor de Partida, para enfim, compreender as necessidades de cuidar bem da peça.
Portanto, saiba que o Motor de Arranque tem a função de impulsionar o motor quando este ainda se encontra parado.
Em outras palavras, essa peça é basicamente alimentada por dois cabos, um positivo da bateria e outro que vem da ignição (comutador); é necessário também o aterramento da peça que quando não acontece diretamente pela carcaça é colocado um cabo (negativo) e aterra na carroceria do motor.
O cabo positivo é ligado diretamente da bateria e o cabo negativo é ligado à carroceria do automóvel e o positivo da ignição no solenóide (automatico) que é acionado quando o condutor do carro gira a chave de forma total.
Nesse sentido, alguns pontos são necessários para que ocorra uma rotação eficiente, e assim, um bom funcionamento do Motor, sendo eles:
- atrito nos mancais;
- temperatura externa;
- taxa de compressão;
- componentes móveis;
- tipos de óleo lubrificante;
- número de cilindros;
- tipo de preparação da mistura ar-combustível.
Então, agora que sabemos como o Motor de Arranque funciona, que tal conhecermos alguns cuidados que podemos ter com a peça, para garantir maior durabilidade e funcionamento prolongado a ela?
Confira mais detalhes no tópico abaixo!
Cuidados com o Motor de Arranque
Se você já leu nossos outros posts sobre a peça, você deve estar curioso para saber quais são os principais cuidados com o Motor de Arranque e assim, evitar falhas com a peça, preservando seu tempo de vida útil e boas condições.
Sendo assim, vamos as nossas dicas!
O Motor de Arranque é uma peça que consome muita energia da bateria, já que ele é responsável pelo acionamento de todos os demais componentes do veículo.
Claro, que também há cuidados específicos que podem manter o Motor de Partida em funcionamento adequado, evitando eventuais problemas.
Portanto conheça a seguir alguns cuidados básicos para evitar falhas:
- O tempo entre girar a chave e acionar o motor não deve ser superior a 10 segundos.
- Caso o motor não dê partida, aguardar pelo menos 30 segundos para acionar novamente.
- Evitar manter o motor de partida funcionando, com a chave do veículo girada, enquanto o veículo não funcione.
- Certifique-se de que todas as luzes do painel estão funcionando perfeitamente, pois este é um possível sinal de falhas com alguma peça.
- Espere alguns segundos após acionar o contato até a injeção de combustível ser realizada.
- Não é recomendado a reutilização de peças, ou seja, peças usadas e recondicionadas, mesmo que apresentem preços mais atrativos no mercado.
- Não se deve, em hipótese alguma, lavar as peças do motor. O ideal é que utilize apenas um pano seco, só para retirar o excesso de sujeira;
- Busque um profissional especializado e competente na área, pois além da avaliação do motor, é preciso haja uma verificação do sistema elétrico do automóvel e da chave de ignição.
- Atente-se ao tempo de uso da peça, que é proporcional ao desgaste do motor. Logo, quanto mais partidas, maior a proporção de desgaste do motor de arranque.
- Atente-se ao estado da bateria, pois caso ela não esteja funcionando direito, é perceptível que o Motor de Arranque será afetado, isso porque ele que é um dos maiores consumidores de eletricidade dos carros.
- Escolha com cuidado, qual combustível vai encher o tanque, isso pode influenciar diretamente no funcionamento das peças.
Caso esses cuidados não sejam tomados, o Motor de Partida pode superaquecer, queimando os componentes internos.
Falhas no Motor de Partida
Caso o veículo não funcione quando a chave é acionada, há possibilidade de haver algum problema no Motor de Arranque.
Mas antes de ter certeza, é recomendável checar itens como bobina, ignição e combustível, que são mais comuns de apresentarem falhas.
Nesse sentido, a falta de energia causada pelo envelhecimento ou defeito na bateria é outro fator que pode comprometer o Motor de Partida, provocado pela baixa tensão ou pelos cabos mal conectados.
Mesmo tendo uma maior durabilidade na comparação com outros componentes, o Motor de Partida está sempre propenso às falhas, principalmente provocada pelo mau uso.
Qual a solução para as falhas no motor?
E nesses casos, a remanufatura e a manutenção preventiva, podem ser a solução.
Afinal de contas, através dos mesmos procedimentos industriais dos fabricantes, empresas especializadas realizam a análise das peças e verificam quais itens têm defeito.
E, se podemos indicar uma empresa de confiança, a Chucar é especialista em peças automotivas e pode ajudar seus clientes com o manuseio, conserto e trocas da mesma.
Após trocados e testados, o equipamento volta a funcionar com a mesma performance de um novo e com uma economia de até 40% maior.
Viu que precisa fazer a manutenção preventiva dos componentes ou reparar alguma falha que comprometa o funcionamento do veículo?
Faça agora seu orçamento com a Chucar e garanta as melhores soluções de peças automotivas do mercado.
Conclusão
Portanto, para finalizar esse post, podemos afirmar com certeza que, ter certos cuidados com o Motor de Arranque, proporciona um melhor funcionamento da peça e ainda, contribui para um maior tempo de vida útil da mesma.
Além disso fazer manutenções recorrentes com a Chucar, pode nos dar a certeza de que está tudo bem com o item.
Portanto, coloque as dicas de cuidados com o motor em prática e note a diferença!