Motor de Partida: O que é e por que precisamos conhecê-lo?

O Motor de Partida é uma peça fundamental em qualquer veículo, não é mesmo? Portanto, não podemos deixar de conhecer mais sobre suas funcionalidades, possíveis problemas e claro, soluções.

Devido a isso, fizemos este post exclusivo para te contar todos os detalhes sobre o Motor de Partida.

Então, vamos ao assunto? Você com certeza vai adorar conhecer mais sobre ele. Confira!

 

O que é e qual a função do Motor de Partida?

O Motor de Partida ou Motor de Arranque é uma peça elétrica que existe em

qualquer veículo. Ela é composta por Induzido, Bobina de Campo (ou magnética), solenoide, impulsor (bendix) e escovas.

Essa peça, também conhecida como Motor de Arranque tem a função de fazer o primeiro acionamento do motor, transformando a energia elétrica em energia mecânica.

Que, através da ignição feita a partir do comutador ele é acionado por um curto período até o funcionamento do motor do veículo.

Ele é alimentado com um cabo positivo, conectado diretamente da bateria e um negativo ligado à carroceria do veículo, que é acionado quando o condutor do automóvel gira a chave totalmente, mantendo-o em funcionamento até que se solte a chave.

Durante o funcionamento o solenóide (automático) é alimentado com positivo, proveniente da chave, puxando o conjunto pistão e garfo, que desliza o impulsor de partida até acoplar com a cremalheira.

Ao mesmo tempo, o solenóide fecha o circuito principal energizando a bobina e o induzido através do porta escovas, criando um campo magnético e assim o movimento de rotação.

Os mancais são peças importantes e de precisão, eles conservam o induzido centralizado e muito próximo da bobina sem que encostem para garantir o torque necessário para impulsionar o motor do automóvel.

 

Características do Motor de Partida

Vamos então, compreender, de forma resumida, quais são as principais características do Motor de Partida?

Afinal de contas, ter mais conhecimento sobre a peça, nos permite cuidar melhor dele, aumentando sua eficiência e claro, seu tempo de vida útil.

Dessa forma, conseguimos compreender melhor as funcionalidades da peça, confira!

  • Transforma energia elétrica em mecânica.
  • Produz movimento de rotação.
  • Produz o torque inicial para vencer o atrito interno do motor a combustão.
  • Funciona com corrente contínua.

Então, você imaginava que o Motor de Partida seria tão eficiente dessa forma?

 

Motor de Partida e motor de arranque é a mesma coisa?

Motor de Partida e Motor de Arranque são a mesma coisa, porém, antigamente a palavra Arranque era mais utilizada no seguimento, devido a necessidade de uma força externa aplicada a uma manivela manual para fazer o motor funcionar.

Porém, com a modernidade, essa manivela foi substituída por um sistema de energia elétrica, tornando o motor muito mais potente e assim, recebendo o nome de Motor de Partida, que hoje em dia é bem mais usual.

Além disso, ambos servem para fazer o motor funcionar.

Então, se ouvir falar sobre motor de arranque ou motor de partida, esteja ciente de que estão falando da mesma coisa.

 

Quais são os possíveis problemas que o Motor de Partida pode apresentar?

Como sabemos, o Motor de Partida só é acionado quando o veículo dá a partida.

Sendo assim, saiba que o motor passa por muito pouca atividade durante seu tempo de vida, então raramente dá algum defeito.

Mas, é mais comum encontrar problemas no Motor de Partida, quando o veículo já é bem antigo.

Em todo caso, ainda é importante que você se atente aos primeiros sinais de defeito nesta peça e faça a manutenção necessária.

De qualquer forma, saiba que a Chucar, é especialista no manuseio, venda e concerto de peças automotivas com um preço justo, o que garante a você, qualidade e tranquilidade no serviço.

Portanto, se identificar problemas com o Motor de Partida, entre em contato com a Chucar e solicite uma primeira avaliação sem custo.

Caso sejam confirmadas avarias na peça, você pode entrar no site da Chucar, clicando aqui, e escolhendo o melhor modelo para o seu veículo.

Então, vamos ver quais são os principais problemas que o motor de partida pode apresentar? Confira!

Atente-se aos seguintes pontos e troque a peça se necessário

  • Problemas com as escovas;

Neste caso, pode ser que, enquanto você dá a partida no veículo, o giro inicial do motor de partida fique muito “pesado”, como se algo estivesse gerando atrito ou emperrando as engrenagens.

Sendo assim, na ausência de outros sinais, é bem provável que você tenha um problema nas escovas do motor.

Como você já deve saber, as escovas são feitas de carbono, um material leve e macio que facilita os giros.

Porém, isso também significa que elas tendem a sofrer desgastes mais rapidamente do que outros componentes, o que exige um pouco mais de atenção e manutenção do que as demais peças.

Felizmente, o trabalho por aqui tende a ser rápido e barato, pois é uma peça fácil de substituir.

 

  • O Motor de Partida pode estar pesado;

Um Motor de Partida (ou de arranque) fica pesado pois sofreu um aquecimento excessivo, isso se dá pelo constante acionamento e giro contínuo dele.

Quando isso ocorre, ele já está danificado e toda vez que estiver quente vai ficar pesado pois seus fios condutores perderam a resistência.

  • Certifique-se de que o Motor de Partida não queimou;

Um Motor de Partida pode queimar devido seu acionamento direto, isso ocorre por um problema na ignição (comutador), cabeamento, solenoide com defeito ou então o próprio usuário ao dar partidas contrastantes.

 

  • Automático de partida;

Também conhecido como “chave magnética” ou “solenoide”, o automático de partida é a peça do motor de arranque que gera o campo magnético que cria os primeiros giros.

Quando ele apresenta algum defeito, é bem provável que o sistema não dê partida.

E um sintoma bem claro de que o automático está com defeito é quando, após girar a chave, tudo que você ouve é um estalo.

Isso acontece porque o campo magnético é gerado, mas não é mantido, fazendo a peça bater e parar.

 

  • Induzido;

O induzido, por sua vez, é a peça que fica próxima à bobina e leva o bendix em seu eixo, na qual, age como condutor para a onda elétrica, assim, ela circula e faz os demais componentes trabalharem corretamente.

Então, sem essa peça,o motor de partida não produz o campo e corrente para girar o mesmo, podendo apresentar possíveis problemas.

As principais causas de defeitos no induzido são o uso constante do Motor de Partida ou quando o bendix fica preso ao volante, mas também pode ocorrer como consequência natural de desgaste.

Os sinais são similares aos de defeito na escova, então é sempre importante verificar o conteúdo antes para confirmar.

 

  • Ruídos ao ligar ou desligar.

Por fim, mas não menos importante, atente-se a possíveis ruídos quando tenta ligar o veículo ou quando tira a chave da ignição ou ainda, se apresenta sinais de desligamento do motor.

Estes são os sinais mais claros de que há algo errado no carro.

No caso do Motor de Partida, o mais provável é que o defeito seja no bendix ou folga nos mancais, já que ele não utiliza nenhum tipo de correia.

Mas como este é um sintoma bem abrangente, o ideal é fazer um diagnóstico mais aprofundado da peça.

Então, procure pela Chucar e dê os próximos passos com suporte de qualidade, você com certeza, não vai se arrepender!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Chucar

Ultimas Postagens

Veja outros artigos, dicas ou novidades relacionadas abaixo: