Distribuidora de Autopeças

O que são alternadores pilotados?

Você provavelmente já deve ter lido por aqui a expressão “Alternadores pilotados”, não é mesmo?

Mas, você sabe o que ele significa e se há alguma diferença para os alternadores comuns? Se a sua resposta foi não, fique tranquilo, pois preparamos este post exclusivo sobre o assunto, para que você compreenda de forma simplificada, o que são alternadores pilotados.

Afinal de contas, esse post tem como objetivo, atualizar e capacitar os mecânicos, e demais profissionais envolvidos com manutenção do sistema de transmissão, para realizar os diagnósticos necessários no sistema de carga inteligente com alternadores pilotados eletronicamente.

Então, vamos ao assunto?

 

O que são alternadores pilotados?

Um alternador pilotado, nada mais é do que um sistema de carga inteligente, cujo objetivo é gerar energia de forma mais eficiente para atender às várias situações que os veículos são submetidos em sua utilização.

Sendo assim, o módulo coordena a quantidade de energia que deve ser passada para a bateria, a fim de evitar sobrecargas e falhas na parte elétrica dos veículos.

 

Alternador inteligente ou pilotado: Qual a diferença?

Mas, afinal, o que é um alternador inteligente ou pilotado?

Compreender o que é e quais são as principais diferenças entre eles, pode nos ajudar a entender suas funcionalidades e quais ações tomar em casos específicos.

Sendo assim, carros com esse tipo de sistema inteligente, têm o objetivo de reduzir o consumo do combustível e o nível de emissões de poluição.

Portanto, o sistema otimiza a carga da bateria pelo alternador inteligente. Assim, evita que o motor produza energia ao equipamento desnecessariamente.

Então, como vimos, este é um dispositivo eletromecânico. Ou seja, ele funciona quando é acionado pelo motor através da correia em V ou simples.

Já um alternador pilotado, é gerenciado por um outro sistema eletrônico. Dessa forma, se o carro está em uma descida, o alternador vai gerar carga máxima para a bateria.

Além disso, o funcionamento da peça é o mesmo para qualquer tipo, onde ele converte a energia mecânica, que no caso é cinética, para energia elétrica.

 

Como saber se o alternador é pilotado?

Pra responder a essa pergunta muito comum e recorrente entre os leigos, separamos um passo a passo para e ajudar.

Confira!

  1. Tudo começa pela revisão do veículo;
  2. Pegue a plaquetinha do alternador e leia a descrição da peça, por aqui já é possível saber se o alternador é pilotado ou não.
  3. Os alternadores pilotados, geralmente só possuem 1 pino de ligação, que vai para o módulo.
  4. Além disso, alguns outros modelos de veículos podem apresentar 2 pinos, que também não são de lâmpada, então, fique ligado nisso.
  5. Outra forma de identificar um alternador pilotado é a sua nomenclatura LRC ou RC, que indicam pulso para o módulo.
  6. Além disso, colocar a numeração da peça na tabela de aplicação, também pode nos ajudar a identificar um alternador pilotado de forma simples.
  7. Por fim, a forma mais eficaz de identificar um alternador pilotado é pelo diagrama elétrico, onde podemos ver todas as ligações elétricas do automóvel.

Saber desses detalhes, pode ajudar a evitar o surgimento de novas avarias do alternador, bem como a pane total da peça, cuja única solução seria a troca completa da mesma.

Afinal de contas, ligar uma lâmpada ou qualquer ligação positiva nesse alternador, pode gerar na queima do regulador de voltagem do módulo.

 

Qual a vida útil de um alternador inteligente ou pilotado?

A vida útil de alternador inteligente ou pilotado é avaliada através da sua quilometragem, onde, para qualquer um, a vida útil é estimada em 200.000 km.

Porém, dependendo da falha que essa peça possa apresentar, não se faz necessário a troca do alternador inteiro, mas sim, de apenas alguns componentes.

Então, para que essa peça tenha uma boa duração e não apresente problemas inesperados, a revisão é essencial.

Manter a revisão do seu carro sempre em dia é muito importante. Além disso, se ainda não sabe, pergunte ao seu mecânico qual o tipo de alternador o seu carro possui.

Assim, caso seja necessário, você saberá escolher qual a melhor peça para o seu carro em caso de troca.

 

Quais são os 3 principais tipos de alternadores?

#1: Alternador com base no tipo de seu projeto.

No que diz respeito ao tipo, o alternador pode ser do tipo garra ou compacto.

O do tipo garra é o mais tradicional, tendo os polos da bobina do rotor em forma de garra (daí o seu nome). Quando os polos ficam sob ação do campo magnético, eles formam os polos norte e sul.

Nesse modelo, a ventoinha de ventilação está localizada no lado externo.

O alternador compacto, por sua vez, tem como principal característica, sua dimensão reduzida.

E, devido a esse aspecto, ele conta com um melhor desempenho do que os outros tipos, conseguindo girar mais rápido com a mesma velocidade.

No alternador compacto, a ventoinha fica no lado de dentro.

#2: Alternador com base na quantidade de fases de saída.

Essa definição é bem mais simples e está de acordo com as fases de saída, onde o alternador é classificado em monofásico, bifásico e trifásico.

#3: Alternador com base na parte rotativa.

Por fim, nessa classificação, há dois modelos.

O primeiro é o alternador com induzido rotativo, que é encontrado em dispositivos de baixa potência — esse modelo não é muito utilizado no mercado.

O segundo alternador é aquele com campo rotativo, que fica no rotor e faz um movimento giratório.

 

Quais são os componentes de um alternador?

Tanto em alternadores convencionais como nos pilotados, encontramos alguns componentes que auxiliam em seu bom funcionamento.

Dentre eles, podemos citar:

  • Polia;
  • Mancal Dianteiro;
  • Estator;
  • Rotor;
  • Ponte retificadora ou Placa de Diodos;
  • Regulador;
  • Rolamentos;.

 

Chucar: Distribuidora de autopeças

A Chucar é uma loja reconhecida por vender diversas marcas de baterias, alternadores e outras peças veiculares.

Além disso, por aqui, você encontra os melhores profissionais aptos a resolver e lidar com qualquer situação, além de oferecer a primeira avaliação do seu veículo gratuitamente.

Então, se você passou no seu mecânico e descobriu que o problema não é no alternador, mas na bateria, conte conosco! Para conhecer mais dos nossos produtos, preços e promoções, acesse o nosso site: www.chucar.com.br

Além disso, se precisar, você pode tirar dúvidas com a nossa equipe via WhatsApp. Clique no link, e você irá conversar diretamente com um de nossos atendentes, e poderá fazer o seu pedido!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Chucar

Ultimas Postagens

Veja outros artigos, dicas ou novidades relacionadas abaixo: