Para complementar o artigo anterior aqui do Blog, que falamos sobre o Alternador e o Motor de Arranque, que você pode acessar clicando aqui, que tal sabermos um pouco mais sobre o Alternador e onde é possível comprá-lo?
Para ter detalhes complementares do assunto e ainda, saber qual é o melhor momento de trocar a peça, não perca este artigo que está incrível.
Confira!
O que é um Alternador?
Então, para começar, vamos relembrar o que é um Alternador?
Primeiramente, lembre-se de que um Alternador é uma peça do veículo que tem como função carregar a bateria e manter os componentes elétricos do automóvel.
A peça geralmente, está localizada no próprio motor, perto das correias, mas, mesmo assim, cada veículo tem um suporte e localização diferente para ele.
Apesar disso, um Alternador, trabalha continuamente em conjunto com o motor, sempre mandando a carga necessária para o perfeito funcionamento do sistema. Em veículos leves ele segue enviando 14 Volts e nos de linha pesada 28 Volts.
Em outras palavras, é o Alternador quem transforma a energia mecânica do motor através das correias em energia elétrica para manter o sistema elétrico e de ignição do veículo.
Onde comprar um Alternador?
Atualmente, muitas mecânicas, autopeças e alguns auto centers vendem alternadores, mas procure sempre uma loja especializada, afinal, cada modelo de veículo possui a voltagem e amperagem correta de aplicação.
Isso porque, alguns modelos de peças são muito parecidos entre sim (si), mas possuem funcionalidades diferentes.
Por isso, indicamos entrar em contato com a Chucar, já que disponibilizamos consultores técnicos especializados que podem verificar o modelo correto para solução do seu problema em um atendimento exclusivo e sem custo.
Além disso, aqui no site, você também encontra muitos modelos de alternadores, específicos para todos os modelos de carro, o que de fato é uma vantagem sobre outras montadoras (distribuidoras), não é mesmo?
Outro diferencial da Chucar, é a qualidade no atendimento ao público, com mais de 30 anos de experiência, portanto, navegue pelo site e avalie os melhores preços para o seu modelo de automóvel, você com certeza não vai se arrepender!
5 sinais que indicam problemas com o alternador
Para saber quando é necessário trocar a peça, é preciso, primeiramente, identificar todos os
E ara te ajudar com esse processo, separamos os 5 principais abaixo.
Confira!
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Luz de Advertência acesa;
No painel, há uma luz que indica se há algo de errado com o Alternador, então atente-se se ela acenderá ou não.
Para que você a identifique com mais facilidade, ela é uma luz em forma de bateria, ou ainda apresentem a designação “ALT” ou “GEN” (para alternador ou gerador).
Muitas pessoas veem este sinal e instintivamente pensam que têm um problema com a bateria, mas na verdade está se referindo ao alternador.
Então, se ela ascender, procure um profissional para verificar qual é o real problema e quais são as possibilidades de resolvê-lo.
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Intensidade das luzes;
Como o Alternador fornece toda a eletricidade que o carro necessita, quando ele começa a perder seu potencial, é nitidamente perceptível nos acessórios e utilidades do carro.
Você pode perceber, ao dirigir o seu veículo, que a intensidade dos faróis diminui, ou quando os indicadores no painel, simplesmente param de funcionar sem motivo.
Além disso, outras partes do veículo, que utilizam de energia para funcionar, como limpadores de para brisa ou vidros elétricos, também podem ter seu funcionamento comprometido, ficando mais lento do que de costume.
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Visão, som e olfato;
Assim, como no corpo humano, sinais nos sentidos, também podem apontar que algo não anda bem.
Veja abaixo, como é possível descobrir algo através dos sentidos:
- Visão: O primeiro passo, é abrir o capô e buscar por danos visuais no Alternador, tais como: cabos derretidos, bateria estufada, zinabre nos polos de conexão ou simplesmente a luz piloto acessa no painel.
- Som: Normalmente, antes de um Alternador parar de funcionar, ouve-se um som de “grunhido” ou “ganido”, o que também pode indicar eventuais problemas.
Se a polia não estiver alinhada com a correia, se os mancais estiverem desgastados, eles podem gerar os ruídos mencionados acima e são indicadores de que você pode ter um problema.
- Olfato: Por fim, atente-se ao cheiro de borracha queimada ou dos fios, que também pode indicar uma falha no alternador.
O cheiro carbonizado dos fios geralmente é causado por um alternador superaquecido, que está trabalhando muito para gerar eletricidade.
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Bateria descarregada;
Um carro que não liga, certamente tem um problema com o sistema de partida. Ao girar a chave, você ouvirá um clique e um tique, mas nada acontece.
Então, o problema imediato geralmente está relacionado a bateria que acabou, mas por que isso ocorreu?
Quando um alternador começa a falhar, a bateria começa a perder a energia, pois o Alternador, que é responsável por mantê-la sempre carregada, está com alguma avaria.
Mas, diagnosticar se o problema está na bateria descarregada ou no alternador é relativamente fácil, veja só:
Assim que alguém lhe der energia para dar partida no veículo, remova os cabos e espere. Se o alternador não estiver recarregando a bateria, o carro parará de funcionar.
Dessa forma, podemos concluir que o problema e do Alternador e não na bateria.
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Conexões soltas ou interrompidas.
Se a bateria estiver descarregada, assim como outras partes elétricas do carro, significa que o alternador está produzindo eletricidade, mas não na quantidade correta.
A eletricidade para o alternador é fornecida por meio de cabos grandes ou pequenos fios. Por isso, algum problema dentro deles ou em suas conexões com outras peças, pode reduzir ou interromper a energia gerada pelo alternador.
Ocasionalmente, um sintoma disso é ter luzes muito brilhantes, isso significa que o alternador está produzindo mais eletricidade para superar a resistência de um fio defeituoso, com conexão solta ou rompida.
Como reparar o alternador?
Além disso, para reparar um Alternador, é necessário, remover alternador existente no veículo e colocá-lo em teste no simulador, para confirmar o diagnóstico de defeito.
Após a constatação do defeito é necessário abrir a peça e testar todos seus componentes de maneira individual para localizar a peça causadora do problema. Porém na maioria das vezes por todos os componentes trabalharem em conjunto não é somente uma peça que vai sanar o problema.