Se você é novo por aqui, saiba que nosso intuito é te ajudar a conhecer mais sobre o universo das peças automobilísticas, para que você esteja bem amparado a qualquer momento.
Dito isso, neste artigo, vamos trazer om mais detalhes, onde comprar um motor de partida, o que ele é, como identificar possíveis problemas e muito mais!
Seja bem-vindo e acompanhe para mais detalhes!
Qual a função do Motor de Partida?
Nós falamos resumidamente sobre isso aqui no Blog, no nosso artigo sobre diferença entre alternador e motor de arranque, então, não esqueça de acessar para ter um conteúdo ainda mais completo, ok?
Pois bem, então agora vamos ao assunto?
Primeiramente, lembre-se que Motor de Partida ou Motor de Arranque, são a mesma coisa.
Sendo assim, a sua função de fazer o primeiro acionamento do motor, através da ignição feita a partir do comutador, que é acionado por um curto período até o funcionamento do motor do veículo.
Claro que, como qualquer outra peça, o motor de partida pode apresentar alguns sinais de que não está funcionando.
Portanto, vamos entender quando ele não funciona? Mais detalhes, no tópico abaixo!
Quando o Motor de Partida não funciona?
Geralmente, o Motor de Partida deve funcionar no exato momento que a chave de contato é acionada, se o mesmo fizer um estalo ou mesmo não se mover é um sinal de que não está funcionando.
Onde comprar Motor de Partida?
Atualmente em diversas autopeças, mecânicas e alguns auto centers vendem motores de partida.
Porém, o mais indicado é que você sempre procure uma loja especializada em motores de partida para o seu veículo.
Afinal de contas, cada veículo possui a voltagem e amperagem correta de aplicação, alguns modelos são muito parecidos, mas com funcionalidades diferentes.
Então, nós da Chucar disponibilizamos consultores técnicos que podem verificar o modelo correto para solução do seu problema, um simples atendimento sem custo algum.
Aproveitando, entre na nossa loja virtual, clicando aqui, para conferir as melhores opções de peças de motor de partida que mais se adequam ao seu veículo.
Como identificar problemas com o Motor de Partida?
Para que você se previna e evite possíveis problemas com o Motor de Arranque, que tal ficar atento a possíveis sinais de falha?
Afinal de conta, sabendo que imprevistos acontecem, é sempre bom estar preparado para tudo, não é mesmo?
Pois bem, veja a seguir, alguns possíveis sinais que ajudam a identificar possíveis falhas e/ou problemas com o Motor de Arranque.
Confira!
- Estalos durante a ignição;
Se o motor a combustão não ativar após o escutar de estalos, o defeito pode estar na chave magnética.
Neste caso, o campo magnético é produzido, mas o solenóide não está conseguindo mantê-lo, o que pode ser um possível problema.
- Ruídos que indicam o acionamento do motor elétrico, mas o motor a combustão não liga;
Neste caso, o pinhão não consegue encaixar no volante do motor e fica girando sozinho. Esta situação pode acontecer porque a peça está desgastada ou a chave magnética não está acionando a mola para que o pinhão se encaixe à cremalheira.
- Partida demorada;
Este problema pode indicar que as escovas estão gastas. Esse componente é responsável pela condução de energia para o induzido. São feitas de carvão e, quando estão desgastadas, a partida fica mais demorada.
O induzido aquecido ou forçado também deixa a partida mais longa, devido a seus fios terem perdido resistência de condução.
O carro não liga.
Se, ao girar a chave, não houver nenhum barulho ou sinal de atividade, é muito provável que o todo o motor de arranque esteja comprometido e sua troca seja necessária.
Mas claro que, uma bateria descarregada ou com mau contato da fiação também são causas para o carro não ligar.
Neste caso, não é possível transmitir a corrente elétrica para o motor de arranque, fazendo com que o veículo ligue.
Então, caso você perceba algum desses sintomas, fale conosco da Chucar o quanto antes para identificar e solucionar o problema, sendo ele trocar o conjunto todo ou somente a peça de reparo.
Você com certeza vai se surpreender com a rapidez e com atendimento de qualidade!
Como evitar que o Motor de Partida te deixe na mão?
Agora que sabemos que possíveis problemas acontecem e agora sabemos identificá-los, que tal algumas dicas para prevenir, evitando passar por dores de cabeça?
- Primeiramente, saiba que, o uso correto do motor de partida evita que a peça estrague e ainda prolonga sua vida útil.
Então, já sabemos por onde começar nossos cuidados, não é mesmo?
- Em segundo lugar, nunca gire a chave na ignição, se o carro já estiver em funcionamento.
Essa prática faz com que o pinhão tente se encaixar na cremalheira novamente, que já está em movimento. Com isso, desgastamos e, até mesmo, danificamos a peça.
Além de correr o isco de gerar possíveis impactos na sua carcaça e ainda afetar outros componentes do motor.
- Tentar acionar o motor por mais de 10 segundos ou fazer várias tentativas seguidas também é muito prejudicial para o motor, por isso, evite!
Caso isso aconteça, aguarde cerca de dois minutos entre os giros da chave. O esforço contínuo pode superaquecer as peças e queimar os componentes elétricos.
- Por fim, mas não menos importante, não deixe de realizar manutenções preventivas no seu veículo, que, se feitas com regularidade, podem ajudara descobrir possíveis problemas antes de acontecerem.
As fabricantes indicam no manual de cada carro o intervalo de quilometragem adequado para realizar as manutenções, geralmente a cada 10.000km.
Caso não atinja a quilometragem recomendada, vá ao mecânico pelo menos duas vezes ao ano.
Então, você já segue todos esses requisitos de cuidados com o carro e com suas peças para evitar possíveis problemas com o Motor de Partida?
Pois bem, se mesmo assim eles acontecerem, não se desespere, afinal de contas, você já sabe onde comprar um Motor de Partida, não é mesmo?
Entre no site da Chucar clicando aqui e adquira o melhor produto para o seu carro, você sempre irá ter melhor atendimento e suporte da equipe Chucar.
Você com certeza, não vai se arrepender!