No post de hoje, vamos explicar de forma simples aos leitores e condutores (iniciantes ou não) informações importantes sobre as mais variadas peças que fazem parte de todo o esquema capaz de fazer o seu automóvel funcionar.
Hoje iremos te apresentar mais detalhes sobre a ventoinha do radiador. Sua importância, os problemas mais comuns que esse componente pode apresentar, além de dicas de como preservar melhor a peça a fim de evitar maiores problemas com seu veículo.
Fonte: Ventoinha Ford EcoSport – Catálogo de peças da Chucar.
O que são e como funcionam as ventoinhas?
A ventoinha faz parte do sistema de arrefecimento do veículo, responsável por manter o calor presente no motor do carro em uma temperatura equilibrada para seu funcionamento.
Sendo acionada através de um sensor de temperatura, que funciona graças a dispositivos elétricos do veículo.
A ventoinha age refrigerando o líquido presente no radiador e acelerando a passagem de ar nesse componente, permitindo que a troca de calor entre o ar e o líquido aconteça mais rápido, mantendo o motor funcionando de forma adequada.
Dessa forma, essa peça auxilia a garantir o resfriamento do motor enquanto o veículo funciona, evitando o superaquecimento não só do motor, mas também de todo o automóvel em si.
Após o desligamento do carro, é natural que a ventoinha trabalhe por cerca de dez minutos. Isso ocorre porque, com o motor desativado, a entrada de ar deixa de acontecer, então a ventoinha é responsável por resfriar todo esse sistema.
Problemas comuns com as ventoinhas
Sempre é indicado ao condutor, que tenha conhecimento sobre as principais peças envolvidas no processo de funcionamento do veículo, para que ele mesmo tenha condição de entender com maior facilidade e agir com maior rapidez aos menores sinais de problema que o carro possa apresentar.
No caso da ventoinha, os problemas mais comuns são:
⦁ A peça não desliga
Já que o funcionamento da ventoinha impede o superaquecimento do motor, estar com ela ativa o tempo todo não parece inicialmente um problema.
Caso a peça funcione de forma contínua, isso irá gerar um gasto elétrico desnecessário da bateria do veículo, podendo ocasionar em um problema diretamente nela, como o descarregamento completo.
A causa do “não desligamento”, pode ser por problemas eletrônicos relacionados a carga elétrica que o componente recebe para ser ativado, ou também no sensor da temperatura.
Se houver algum erro de leitura do sensor em identificar a temperatura real do motor, essa peça pode indicar a ventoinha que há a necessidade de estar trabalhando para resfriar um motor que na realidade já está frio.
⦁ Parte elétrica da ventoinha danificada
Como citado acima, o problema com a parte elétrica pode estar diretamente relacionado à quantidade de carga que a peça recebe.
Nesse caso, uma carga mais alta que o recomendado, vai fazer com que a ventoinha funcione sem parar.
Mas, se o componente receber menos energia, pode não funcionar, provocando o superaquecimento do motor.
Dois fios de alimentação de energia fazem parte da ventoinha. Esses fios, conectados a uma espécie de fonte chamada Relé, levam a energia necessária para que o componente funcione.
Caso a ventoinha apresente problema, esse item deve ser verificado.
Com a ajuda de voltímetro, é possível identificar o quanto de energia a ventoinha está recebendo. O normal são 12V.
Se não houver energia detectada no Relé, o problema é nessa fiação e essa peça deve ser substituída. Mas, se esse item estiver fornecendo energia normalmente, o problema é realmente na ventoinha e a mesma deve ser trocada.
⦁ Peça travada/sem funcionar
Esse caso é talvez o mais curioso de todos. Isso porque, principalmente em veículos novos, a ventoinha pode acabar trabalhando de forma muito silenciosa, dando a impressão de que a peça não está funcionando, visualmente, pode dar a impressão de que suas hélices estão travadas.
Dessa forma, apenas uma revisão pode dar a certeza de que a peça está funcionando normalmente, evitando maiores dores de cabeça.
⦁ Nível do líquido refrigerante
No processo de funcionamento da ventoinha, ela age refrigerando o líquido presente no radiador, para que dessa forma consiga manter o motor na temperatura adequada.
Pois, se o nível do líquido estiver muito baixo, isso pode afetar diretamente o trabalho que a ventoinha deve desempenhar.
Afinal, pode não haver líquido o suficiente para que o processo de resfriamento seja bem executado.
Dicas de cuidados com a peça
Para finalizar, pontuamos abaixo 2 cuidados que podem ser adotados para garantir um melhor funcionamento da peça e também do automóvel em si.
1- Sempre manter o nível do líquido de arrefecimento dentro do ideal. Já que esse líquido é um item fundamental para que a ventoinha funcione e desempenhe bem sua função de resfriamento do motor, é importante que o nível do líquido esteja sempre dentro de uma margem ideal, de fácil identificação no radiador do veículo.
Na maioria dos carros que rodam hoje, possuem arrefecimento fechado. Logo, esse fluido do radiador não evapora.
Sendo assim, se o nível do líquido presente nesse componente estiver diminuindo rapidamente e haja a necessidade de completar de forma frequente, pode estar ocorrendo algum vazamento.
Nesse caso, o melhor caminho é procurar auxílio profissional para realizar uma avaliação completa das peças.
⦁ Realizar a Revisão Preventiva
Não só no caso que citamos, sobre a ventoinha estar ou não travada, é recomendado revisão preventiva, pois a peça costuma não funcionar continuamente.
Essa ação, garante mais segurança ao condutor e ao veículo.
Afinal, esta é a melhor maneira de tirar as dúvidas sobre possíveis problemas que achamos que possam existir, além de podermos detectar qualquer outra ameaça antes que essa possa atrapalhar sua vida e seu bolso.
Obrigado e até a próxima!