O motor de partida fica localizado na caixa de marcha entre o volante do motor, e quando acionado ele proporciona os primeiros giros do motor que consegue gerar força através das primeiras combustões.
O motor passa a girar por conta própria, fazendo com que o veículo entre em funcionamento.
Acesse nossa loja virtual e instagram!
LINHAS DE MOTORES DE PARTIDA
Componentes do motor de partida
Induzido:
Tem a função de girar o pinhão através de um campo magnético de repulsão.
No momento que a velocidade do motor ultrapassa a velocidade do motor de partida o pinhão gira livremente, devido ao sistema de roda livre, o que evita danos ao motor de partida e ao motor do veículo, retornando à posição inicial.
Planetária:
A função da planetária é permitir a utilização de motores de partida menores sem comprometer o torque de saída.
Transmitindo a força proveniente do motor elétrico ao impulsor. O motor de partida é fixado logo a frente do motor elétrico, qual ao receber energia do motor elétrico presente no motor de partida, transmite movimento ao impulsor acionando a partida.
Bendix:
O impulsor de partida ou bendix é uma peça do motor de partida do carro.
Ele é responsável pelo início do movimento do motor. A função do motor de partida e suas peças é transformar energia elétrica em mecânica.
Porta-Escovas:
Sua função é alojar e guiar as escovas e ainda assegurar uma força de contato mecânico entre as escovas e o coletor do induzido, permitindo a passagem de corrente através dos mesmos.
Em seu interior se alojam as escovas, as molas e outros elementos de montagem do subconjunto.
Automático de partida:
Também chamado de “chave magnética”, o automático de partida é a peça do motor de arranque que gera o campo magnético que cria os primeiros giros.
Isso acontece porque o campo magnético é gerado, mas não é mantido, fazendo a peça bater e parar.