Tudo o que você precisa saber sobre a peça
Você sabe me dizer o que é um alternador? Além disso, você sabia que ele pode queimar por muitos motivos?
Então, que tal conhecer quais são os principais tipos de problema que um alternador pode apresentar e ainda, quais são as possíveis soluções?
Sabendo disso, fizemos este artigo para que você tenha todos os detalhes importantes sobre a peça, incluindo as formas de cuidados.
Então, vamos ao assunto?
O que é um alternador?
O alternador é uma peça do veículo que tem como principal função, carregar a bateria e manter os componentes elétricos.
Ele trabalha em conjunto com o motor através de um sistema de correias, no qual, está sempre mandando a carga de energia necessária para garantir o perfeito funcionamento do sistema.
Em veículos leves ele segue enviando 14 Volts e nos de linha pesada 28 Volts, tornando-os sempre mais potentes.
Onde fica o alternador?
Além disso, para te deixar situado sobre a localização da peça, saiba que o alternador geralmente fica encaixado no motor do veículo, sendo posicionado perto das correias.
Porém, cada veículo tem um suporte e localização diferente para ele, mas sempre é possível visualizar o mesmo se seguirmos as correias.
E devido a isso, qualquer eventual problema, pode acabar danificando outras peças do veículo, então, para que você esteja sempre preparado, que tal estar ciente sobre principais problemas que podem acontecer com o alternador?
Mais detalhes, traremos abaixo!
Quais são os problemas comuns de um alternador?
O principal problema que pode acontecer com um alternador, é a ruptura ou quebra de uma correia, além de claro, poder queimar a peça, mas sobre isso, falaremos a frente.
Voltando ao assunto das correias, caso isso ocorra, o funcionamento do motor ou de outras peças também será comprometido.
Portanto, com a quebra de uma correia do alternador, os principais problemas que poderão ocorrer, são:
- O alternador para de gerar energia para a bateria;
- A bomba d’água para de girar, fazendo com que a água fique parada no bloco, aumentando o risco de superaquecimento do motor;
- Ar-condicionado e direção hidráulica param de funcionar, caso sejam acionados pela correia do alternador e não por uma correia própria.
Ainda ressaltamos que, caso a correia venha a ressecar ou partir, não há muito a ser feito. Nestes casos, o ideal é substituir imediatamente a correia, a fim de evitar que problemas maiores venham a acontecer.
Então, caso seja necessário trocar a peça, recomendamos olhar as opções da Chucar, clicando neste link, que oferecem modelos para todos os tipos de veículos e ainda, com os melhores preços.
Com uma equipe qualificada e pronta para lhe atender, a Chucar pode ser sua solução em alternadores e em outras peças automobilísticas.
Confira o site da empresa e evite dores de cabeça!
Cuidados com o alternador
Além disso, algumas medidas podem ajudar a conservar o alternador e aumentar sua durabilidade.
Portanto, é conveniente conferir e fazer uma revisão veicular a cada seis meses, para garantir que está tudo em ordem.
Neste sentido, indicamos novamente consultar a Chucar, que sempre tem as melhores soluções.
Mas, para garantir que nada de pior aconteça, que tal algumas dicas de cuidados com o alternador?
Afinal de contas, é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo? Confira!
- Verificar se as polias estão desgastadas ou trincadas;
- Fazer uma análise da correia do alternador a cada seis meses;
- Manter o alternador preso ao esticador;
- Conferir se os terminais do alternador estão alinhados corretamente.
E muitas outras!
Todos estes fatores podem ajudar a prevenir eventuais problemas e ainda, garantir o funcionamento da peça por muito mais tempo.
Pesquise, pratique e veja a diferença!
Quando o alternador para de funcionar?
Os sinais de que um alternador não está funcionando, em muitos casos são fáceis de identificar.
Neste sentido, podemos observar que um alternador não está funcionando quando a lâmpada guia no painel acende após o funcionamento do motor.
Porém o alternador pode ter outros defeitos que não serão acusados no painel do veículo. Afinal de contas, além de controlar a voltagem do sistema ele alimenta o mesmo com a amperagem necessária para suprir seus consumidores, essa amperagem não é medida através dos instrumentos do veículo e sim por testes externos por um técnico.
Neste sentido, um alternador só para de funcionar quando algum outro item do sistema elétrico também está danificado, fazendo com que o mesmo trabalhe além da sua capacidade e tendo um tempo de vida útil menor.
O maior sinal de que um alternador não esta funcionando é a falta de carga na bateria, também pode se verificar com a lâmpada guia do painel do veículo, esses são testes simples que qualquer usuário pode constatar mas o alternador pode apresentar outros defeitos que somente um técnico com equipamentos pode verificar.
Por que alternador queima?
Por fim, mas não menos importante, vamos compreender o porquê e como um alternador pode vir a queimar?
Primeiramente, saiba que, para um alternador chegar ao ponto de queimar é que o sistema elétrico do veículo está com sérios problemas, incluindo a bateria do automóvel.
Também é possível que o cabeamento não esteja mandando a carga necessário que o alternador produz, o que contribui para que o mesmo continue trabalhar em potência máxima e, assim, provocando a queima do mesmo.
O que fazer quando o alternador queima?
Geralmente, quando o alternador queima, não há muito o que se fazer, além de trocar a peça. Portanto, para evitar ter dores de cabeça e causar problemas a outras peças, o recomendado é entrar em contato com os profissionais da Chucar, sempre muito qualificados para realizar o serviço a qualquer momento.
Consulte-os e faça um atendimento sem custo, para obter mais informações e detalhes do que é melhor a se fazer.
Você com certeza não vai se arrepender!