Já mencionamos aqui no Blog, alguns possíveis problemas que o alternador pode apresentar, contudo, um problema em específico, pode gerar dúvidas entre as pessoas.
Portanto, para saber lidar melhor com as situações e quais ações tomar, entenda o que pode ser um regulador derretido, sem apresentar um rotor em curto.
Confira todos os detalhes neste artigo!
O que é e como funciona um alternador?
Antes de tudo, é importante compreender o que é e como funciona um alternador, não é mesmo?
Pois então, como sabemos, o alternador é uma peça do veículo que possui a função de transformar toda energia mecânica em energia elétrica e assim, ligando todos os componentes elétricos de um automóvel, incluindo a bateria.
Além disso, um alternador funciona de acordo com o fenômeno da Indução eletromagnética, que se aproveita o mesmo princípio físico básico, onde a corrente elétrica flui através do rotor criando um campo magnético que induz a movimentação dos elétrons nas bobinas do estator, que resultará em uma corrente alternada.
Também é importante saber que a intensidade desta tensão/corrente elétrica não é constante.
Sendo assim, após cada giro de 360 graus, o ciclo da tensão se repete, por isso, num giro uniforme consegue-se uma alteração periódica da tensão, que pode ser representada como onda senoidal com meia-onda positiva e meia negativa.
Principais características de um alternador
- Transforma energia mecânica em elétrica.
- Produz corrente alternada induzida por campo magnético.
- Gerencia eletronicamente a tensão produzida.
- Retifica a corrente produzida.
O regulador derreteu e o rotor não está em curto, o que pode ser?
Agora que já conhecemos um alternador por completo, que tal irmos de uma vez para o assunto: regulador derretido e rotor bom, o que pode ser?
Confira todos os detalhes neste tópico!
Sabe aqueles casos quando encontramos defeito no alternador e retiramos o regulador para investigar e ele está completamente derretido na região do porta escovas?
Normalmente, esse tipo de problema é ocasionado pelo rotor, ou mais especificamente, um defeito de curto do rotor e outros possíveis problemas com a peça.
Porém, em alguns casos, o regulador pode estar completamente derretido e o rotor ainda estar bom – o que pode ser comprovado após medição da resistência.
Então, o que pode ser?
Se tudo parece bem e as medidas estão ok, experimente balançar o seu rotor.
Se ao balançar, você ouvir algum barulho, é possível notar que o enrolamento interno dele, balança junto, o que significa que a peça está solta.
Então, com certeza é por este motivo que o regulador derreteu.
E, para resolver este problema, é necessário trocar a peça.
Quando acontecer, quais são os procedimentos?
Assim que notar que o regulador está derretido, a primeira etapa é, como dissemos, fazer a medição da resistência.
E para isso, basta seguir os seguintes passos:
- pegar o multímetro e testar o rotor (aquele que apresenta o porta escovas derretido)
- colocar o multímetro na escala mínima de resistência (que é automático em aparelhos digitais e colocar em 200 ohms em aparelhos analógicos).
- Agora, basta medir a resistência da bobina através dos anéis coletores (antes, não se esqueça de descontar a resistência das ponteiras – 0,1 por exemplo).
- 2,41 ohms (menos o desconto) 2.3 ohms por exemplo, não apresenta curto na peça e a resistência está ok.
- porém, precisamos verificar se o anel coletor também não está em curto com a massa e, para isso, é preciso colocar na escala de bip de continuidade,
- coloque uma ponteira em um anel coletor e a outra deve encostar em um eixo do rotor.
- nenhum dos dois anéis pode dar o bip, se der o bip, o coletor está em curto com a massa, então, dessa forma podemos determinar o problema e descobrir o porque o regulador derreteu
Claro que, se o regulador está derretido e o rotor estiver bom, não devemos esquecer de verificar se está tudo certo com a bobina – conforme mencionamos no tópico acima, ok?
Sendo assim, para testar o rotor e garantir que está tudo bem, meça com um multímetro a resistência do enrolamento, a qual deve estar em torno de 2,5 a 4,5 OHMS, isso para 14v.
Nessa metragem, dificilmente, serão detectados problemas com o rotor e com o alternador, portanto, não deixe de conferir!
Além disso, caso você encontre alguns desses problemas, recomendamos consultar um de nossos profissionais da Chucar, que estarão sempre a postos para te ajudar a resolver este problema.
Além disso, o catálogo de alternadores da Chucar é extenso, entre no link e veja as melhores opções para seu automóvel!
Qual é a função de um rotor e quais problemas ele pode apresentar?
O Rotor, é um dos elementos que compõe o alternador e possui a função de criar um campo magnético que irá induzir no estator uma tensão elétrica.
Sendo assim, os principais problemas que a peça pode apresentar, são:
- Curto-circuito entre os fios do enrolamento ou com a estrutura de aço, o que provoca a diminuição da resistência elétrica, podendo provocar a queima do regulador, e consequentemente uma sobrecarga no alternador. Geralmente estes problemas ocorrem pelo desgaste do verniz isolante dos fios do enrolamento ou devido ao sobreaquecimento – é o que explicamos no post de hoje.
- Rotores de má qualidade, geralmente tem a diminuição do seu diâmetro, que influencia na perda da capacidade de geração de energia.
O que reflete na perda de amperagem do alternador.
- A usinagem dos anéis coletores irá diminuir a vida útil do regulador.
- Lixar os coletores de maneira inadequada aumenta o desgaste das escovas. A superfície do anel coletor deve ter aspecto de polida.
Para testar o rotor, meça com um multímetro a resistência do enrolamento, a qual deve estar em torno de 2,5 a 4,5 OHMS, isso para 14v.
Verifique também se não há curto-circuito entre o enrolamento e a estrutura de aço.