Problemas com o Alternador: O regulador derreteu e o rotor não está em curto, o que pode ser?

 

Já mencionamos aqui no Blog, alguns possíveis problemas que o alternador pode apresentar, contudo, um problema em específico, pode gerar dúvidas entre as pessoas.

Portanto, para saber lidar melhor com as situações e quais ações tomar, entenda o que pode ser um regulador derretido, sem apresentar um rotor em curto.

Confira todos os detalhes neste artigo!

 

O que é e como funciona um alternador?

Antes de tudo, é importante compreender o que é e como funciona um alternador, não é mesmo?

Pois então, como sabemos, o alternador é uma peça do veículo que possui a função de transformar toda energia mecânica em energia elétrica e assim, ligando todos os componentes elétricos de um automóvel, incluindo a bateria.

Além disso, um alternador funciona de acordo com o fenômeno da Indução eletromagnética, que se aproveita o mesmo princípio físico básico, onde a corrente elétrica flui através do rotor criando um campo magnético que induz a movimentação dos elétrons nas bobinas do estator, que resultará em uma corrente alternada.

Também é importante saber que a intensidade desta tensão/corrente elétrica não é constante.

Sendo assim, após cada giro de 360 graus, o ciclo da tensão se repete, por isso, num giro uniforme consegue-se uma alteração periódica da tensão, que pode ser representada como onda senoidal com meia-onda positiva e meia negativa.

 

Principais características de um alternador

  • Transforma energia mecânica em elétrica.
  • Produz corrente alternada induzida por campo magnético.
  • Gerencia eletronicamente a tensão produzida.
  • Retifica a corrente produzida.

 

O regulador derreteu e o rotor não está em curto, o que pode ser?

Agora que já conhecemos um alternador por completo, que tal irmos de uma vez para o assunto: regulador derretido e rotor bom, o que pode ser?

Confira todos os detalhes neste tópico!

Sabe aqueles casos quando encontramos defeito no alternador e retiramos o regulador para investigar e ele está completamente derretido na região do porta escovas?

Normalmente, esse tipo de problema é ocasionado pelo rotor, ou mais especificamente, um defeito de curto do rotor e outros possíveis problemas com a peça.

Porém, em alguns casos, o regulador pode estar completamente derretido e o rotor ainda estar bom – o que pode ser comprovado após medição da resistência.

Então, o que pode ser?

Se tudo parece bem e as medidas estão ok, experimente balançar o seu rotor.

Se ao balançar, você ouvir algum barulho, é possível notar que o enrolamento interno dele, balança junto, o que significa que a peça está solta.

Então, com certeza é por este motivo que o regulador derreteu.

E, para resolver este problema, é necessário trocar a peça.

 

Quando acontecer, quais são os procedimentos?

Assim que notar que o regulador está derretido, a primeira etapa é, como dissemos, fazer a medição da resistência.

E para isso, basta seguir os seguintes passos:

  • pegar o multímetro e testar o rotor (aquele que apresenta o porta escovas derretido)
  • colocar o multímetro na escala mínima de resistência (que é automático em aparelhos digitais e colocar em 200 ohms em aparelhos analógicos).
  • Agora, basta medir a resistência da bobina através dos anéis coletores (antes, não se esqueça de descontar a resistência das ponteiras – 0,1 por exemplo).
  • 2,41 ohms (menos o desconto) 2.3 ohms por exemplo, não apresenta curto na peça e a resistência está ok.
  • porém, precisamos verificar se o anel coletor também não está em curto com a massa e, para isso, é preciso colocar na escala de bip de continuidade,
  • coloque uma ponteira em um anel coletor e a outra deve encostar em um eixo do rotor.
  • nenhum dos dois anéis pode dar o bip, se der o bip, o coletor está em curto com a massa, então, dessa forma podemos determinar o problema e descobrir o porque o regulador derreteu

Claro que, se o regulador está derretido e o rotor estiver bom, não devemos esquecer de verificar se está tudo certo com a bobina – conforme mencionamos no tópico acima, ok?

Sendo assim, para testar o rotor e garantir que está tudo bem, meça com um multímetro a resistência do enrolamento, a qual deve estar em torno de 2,5 a 4,5 OHMS, isso para 14v.

Nessa metragem, dificilmente, serão detectados problemas com o rotor e com o alternador, portanto, não deixe de conferir!

Além disso, caso você encontre alguns desses problemas, recomendamos consultar um de nossos profissionais da Chucar, que estarão sempre a postos para te ajudar a resolver este problema.

Além disso, o catálogo de alternadores da Chucar é extenso, entre no link e veja as melhores opções para seu automóvel!

Qual é a função de um rotor e quais problemas ele pode apresentar?

O Rotor, é um dos elementos que compõe o alternador e possui a função de criar um campo magnético que irá induzir no estator uma tensão elétrica.

Sendo assim, os principais problemas que a peça pode apresentar, são:

  • Curto-circuito entre os fios do enrolamento ou com a estrutura de aço, o que provoca a diminuição da resistência elétrica, podendo provocar a queima do regulador, e consequentemente uma sobrecarga no alternador. Geralmente estes problemas ocorrem pelo desgaste do verniz isolante dos fios do enrolamento ou devido ao sobreaquecimento – é o que explicamos no post de hoje.
  • Rotores de má qualidade, geralmente tem a diminuição do seu diâmetro, que influencia na perda da capacidade de geração de energia.

O que reflete na perda de amperagem do alternador.

  • A usinagem dos anéis coletores irá diminuir a vida útil do regulador.
  • Lixar os coletores de maneira inadequada aumenta o desgaste das escovas. A superfície do anel coletor deve ter aspecto de polida.

Para testar o rotor, meça com um multímetro a resistência do enrolamento, a qual deve estar em torno de 2,5 a 4,5 OHMS, isso para 14v.

Verifique também se não há curto-circuito entre o enrolamento e a estrutura de aço.

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