Saber quando um alternador pode parar de funcionar, nos ajuda a tomar providências para prolongar seu tempo de vida útil, não é mesmo?
Além disso, se você é novo aqui no Blog, seja muito bem-vindo e para te contextualizar, que tal aprender mais sobre o alternador, uma peça tão importante para o automóvel, que em conjunto com o motor de arranque, geram energia ligam e mantem o funcionamento do motor.
Parece uma excelente ideia, não?
Portanto, continue com a leitura para obter mais informações, você com certeza estará bem amparado aqui pela Chucar. Confira!
Qual é a relação entre motor de partida e alternador?
Antes de mais nada, lembre-se de que eles são peças fundamentais e distintas, além disso, eles não trabalham em conjunto, mas dependem um do outro.
Em resumo, eles são as duas principais peças elétricas de um veículo e ambos têm a função de giro por campo.
No caso do motor de partida, ele gira somente para alavancar o motor do veículo e o alternador, gira constantemente pelas correias do motor e alimenta o sistema e bateria.
Então, para que você esteja sempre preparado, que tal algumas dicas de maus hábitos que devem ser evitadas, para garantir o bom funcionamento da peça?
Como o foco de hoje é no alternador automobilístico, acompanhe mais detalhes sobre o assunto, no tópico abaixo!
Causas que podem danificar um alternador
Primeiramente, entenda que o alternador é o único responsável por manter todos os equipamentos do veículo em funcionamento, enquanto o veículo estiver com o motor ligado, e claro, recarregar a bateria.
Mas, eventualmente, uma peça malcuidada, pode apresentar futuros danos, não é mesmo?
Portanto, veja a seguir, alguns fatores que podem contribuir com o não funcionamento do alternador.
Dessa forma, você tem maior conhecimento sobre eles e ainda, consegue cuidar de seus maus hábitos, prolongando a vida útil do seu alternador.
Sendo assim, vamos ao assunto sobre as possíveis causas que podem danificar a peça, interferindo em seu funcionamento?
Veja mais detalhes a seguir!
- Sobrecarga por excesso de consumo, ou seja, o uso de lâmpadas de alta potência, equipamentos de som e acessórios.
- Baterias com defeito são incapazes de fornecer energia, se tornando um “peso” para o alternador.
- Adaptações em alteradores, como utilização de polias não originais, ou uso de alternadores não especificados para o veículo, podem também comprometer o próprio alternador.
- A refrigeração deficiente do alternador também danifica o mesmo, causando sobreaquecimento.
- Contaminação por água, óleo, pó ou outros resíduos, podem vir a danificar os componentes internos do alternador.
- Outra causa de defeito no alternador normalmente acontece devido ao ajuste inadequado da correia, podendo ela estar muito esticada ou frouxa.
Atente-se a estes aspectos e garanta uma vida útil longa ao alternador e evite possíveis dores de cabeça futuras.
Quem pode ajudar com avarias no alternador?
Como você já deve ter acompanhado aqui no Blog, nós preparamos diversos artigos explicativos para que você compreenda sobre a importância e funcionamento de um alternador.
Além disso, nós da Chucar fazemos a venda de peças e também o conserto da mesma, por isso, entre em contato conosco e conheça nossas peças, clicando neste link.
Nosso diferencial está no amplo estoque de peças a pronta entrega, para veículos nacionais e internacionais, sendo assim, não deixe de conferir o melhor modelo para o seu automóvel!.
Mas, para que você saiba quando é necessário buscar por nossa ajuda, que tal conhecer alguns sintomas que são visíveis quando o alternador apresenta problemas?
Veja mais detalhes, no tópico a seguir!
Sintomas aparentes de um alternador com defeito
Como vimos acima, quando um alternador está com problemas, ele apresenta alguns sintomas aparentes.
Conheça alguns problemas ocasionados por alternadores com defeitos:
- Faróis variando a luminosidade;
- Ruídos no som do veículo;
- Luz indicadora de bateria do painel totalmente acesa ou levemente acesa.
E muitos outros.
Então, para facilitar, se notar quaisquer um desses sintomas, entre em contato com os consultores técnicos da Chucar, a sua melhor distribuidora de autopeças.
Você com certeza não vai se arrepender!
Quando o alternador para de funcionar?
Nós podemos observar que um alternador não está funcionando quando a lâmpada guia no painel acende após o funcionamento do motor.
Além disso, o maior sinal de que um alternador não está funcionando é a falta de carga na bateria, que também pode se verificar com falhas elétricas e de injeção.
Porém, o alternador ainda pode ter outros inúmeros defeitos que não serão acusados no painel do veículo e são descobertos apenas com a vistoria técnica.
Por isso, é recomendado fazer vistorias e manutenções regulares, para garantir que tudo esteja sempre em ordem com todas as peças do veículo.
Portanto, para resumir, na grande maioria das vezes um alternador só para de funcionar quando algum outro item do sistema elétrico também se encontra danificado, fazendo com que o mesmo trabalhe além da sua capacidade e tendo um tempo de vida útil menor.
Como reparar alternador?
Por fim, mas não menos importante, não se esqueça de que, para reparar um alternador, primeiramente, devemos remover a peça do veículo e colocar em teste no simulador, para confirmação do diagnóstico de defeito igual ao apresentado no veículo.
Após a constatação do defeito é necessário abrir a peça e testar todos seus componentes de maneira individual para localizar a peça causadora do problema, sendo eles Regulador de Voltagem, Placa de Diodos, Estator, Rotor, Polia e Rolamentos.
Porém na maioria das vezes por todos os componentes trabalharem em conjunto não é somente uma peça que vai sanar o problema.
Mas, claro que você já deve estar craque e saber a quem recorrer em algum problema, não é mesmo?
A Chucar sem dúvidas, oferece as melhores soluções em peças automotivas e você com certeza estará bem amparado!
Conclusão
Afinal de contas, o alternador automotivo é o coração elétrico do veiculo e um dos componentes mais importantes do sistema elétrico, sendo assim, é nele em que devemos ter total atenção.
Por isso, seguir todas as dicas desse post e ainda fazer uma revisão periódica irá garantir o bom funcionamento bem como prolongar a vida útil de todos os componentes.