Nesse post, vamos te ensinar a identificar o campo positivo e o negativo de um regulador, um dos componentes do Alternador.
Além disso, que tal algumas dicas do que trocar os campos e conexões podem apresentar ou influenciar no funcionamento do veículo?
Para obter todos os detalhes sobre o assunto de forma simplificada e assim, ficar craque no que se refere a peças automotivas, vem com a gente!
O que é um regulador?
Primeiramente, precisamos relembrar que um regulador de tensão, faz parte do conjunto de peças que compõe um alternador.
Esta peça, também é chamada de regulador de voltagem, que nada mais é que a peça que vai regular a quantidade de tensão de saída de energia para a bateria do carro.
Além disso, sem um regulador de tensão do alternador, a bateria estaria em alto risco e o nosso bolso também.
Isso porque, ao receber a tensão errada, ela poderia ficar sobrecarregada e, provavelmente, seria danificada.
Qual é a função do regulador?
A função principal de um regulador de voltagem é manter a tensão produzida pelo gerador dentro dos limites exigidos pela bateria ou sistema elétrico que está alimentando.
Ou seja, você deve saber que um regulador de tensão é incapaz de gerar energia, sendo assim, ele apenas controla a quantidade de energia de determinado sistema elétrico, no caso desse post, dos veículos.
Como evitar defeitos no regulador de tensão do alternador?
Agora, o mais importante: como evitar defeitos no regulador de tensão do alternador e como saber o que pode gerar problemas na peça?
Para evitar problemas com o regulador, as dicas são previsíveis: manutenção!
Afinal de contas, é a manutenção periódica que vai permitir visualizar qualquer defeito no alternador e em seus componentes de forma geral.
Mas, o que pode gerar problemas no regulador?
Bem muitas coisas podem apresentar falhas, por isso, é necessária atenção em outros problemas que podem surgir e indicam possíveis problemas futuros (ou já presentes).
Além disso, fique de olho na luz da bateria, pois ela pode estar sempre acesa ou não acender e qualquer uma das duas alternativas indicam um possível problema no alternador.
Uma outra forma de verificar é fazer um teste com o voltímetro, onde a bateria pode (ainda) não estar danificada, mas se a tensão estiver acima de 15 volts, você já pode redobrar a atenção.
Fonte: Casa do Auto Elétrico.
Regulador campo positivo ou negativo: como identificar?
Na prática, qual é a diferença de um regulador campo positivo para um regulador campo positivo?
Nós da Chucar, te explicamos por aqui!
Primeiramente, é importante compreender o que é um campo positivo e um campo negativo, não é mesmo?
Para identificar, coloque o multímetro na escala de Bip de continuidade, onde eu tenho uma escova ligada diretamente ao terra do regulador.
Sendo assim, o nosso multímetro vai apitar, o que representa que o regulador é campo negativo.
Já o 5121, temos uma escova ligada ao positivo, que também apita no multímetro, então, essa é a diferença.
Eu posso usar um regulador de campo negativo no lugar de um positivo ou vice-versa, pois ele funcionará normalmente, sem apresentar qualquer problema – isso para modelos que tenham o porta-escovas interno.
Nossa atenção precisa estar nos casos quando o regulador utiliza porta-escovas externo.
Pois, se o mesmo, tiver ligado num campo positivo, eu sou obrigado a usar um regulador de campo. Positivo.
Se eu tenho um porta-escovas com uma perninhas ligada no terra, ou seja, no negativo, eu sou obrigado a usar um regulador campo negativo.
Além disso, outra forma de identificar se um regulador possui campo positivo ou negativo é pela descrição do produto em “CP” ou “CN”.
O que pode fazer o regulador de voltagem queimar?
A queima recorrente de regulador, geralmente está associada a uma limitação da bateria, onde ela deve absorver a carga sem que a corrente seja excessiva.
Portanto, se isso acontecer, o regulador, que na verdade limita a voltagem pelo aumento ou diminuição da corrente quando necessário, chega ao seu limite e queima.
Isso porque, a bateria não consegue acumular a energia na corrente normal de carga.
Então, para ter certeza de que isso não vai acontecer, verifique se os conectores se aquecem demasiadamente ou meça a corrente (amperagem) de carga, pois, se a resistência interna da bateria estiver muito alta, para manter a voltagem pode ser um problema, onde o regulador deve dar escape a muita corrente e isso gera calor e eventualmente ele queima.
Então, para encurtar a história troque a bateria antes que queime o estator também (porque ele sofre).
E, para saber a quem recorrer em caso de problemas com as peças elétricas, daremos mais detalhes no tópico abaixo.
Qual é o principal problema que o regulador do alternador pode apresentar?
A resposta é: Excesso de carga.
Este pode ser considerado o pior dos problemas que podem ocorrer envolvendo o regulador de voltagem do alternador.
Afinal de contas, com a falha na peça, a bateria receberá mais carga do que deve, qo que realmente pode apresentar um problema grave.
E, para comprovar que essa falha elétrica está de fato acontecendo, é preciso utilizar um multímetro e fazer testes com o motor ligado.
Se houver medidas acima de 15 volts, mesmo com a bateria em boas condições, é considerado um risco para a parte elétrica do carro.
Nesse caso, também será preciso realizar a troca do regulador.
Além disso, para saber como fazer um teste de alternador utilizando um multímetro, não se esqueça de ler o post exclusivo no nosso Blog!
Lá, você consegue ter um passo a passo completo e detalhado sobre esse processo e assim, desvendar problemas você mesmo.
Quem procurar para a manutenção dos alternadores?
O suporte técnico da Chucar é a melhor equipe para lhe auxiliar em manutenção, troca e ainda, no esclarecimento de dúvidas quanto a alternadores e demais peças automobilísticas.
Além disso, se você quiser aprender mais sobre o assunto, é só acompanhar as novidades aqui do Blog e também, entrar em contato conosco por via WhatsApp.
Além disso, para compreender que a empresa não está para brincadeira, analise o catálogo de alternadores da distribuidora, clicando aqui, e garanta um serviço de qualidade e segurança