Rolamento 6303 ou B17102: Aplicação industrial ou para alternador?

 

      Um alternador precisa de algumas peças para funcionar perfeitamente, um deles é o rolamento, que possui extrema importância para a peça.

Além disso, você sabia que atualmente, existem diferentes aplicações para o rolamento e muitas funcionalidades?

SIM, neste post você verá os principais deles!

Então, para garantir o uso adequado da peça ideal, falamos nesse post sobre a diferença dos rolamentos 6303 e B17102.

Para obter todos os detalhes fundamentais, prossiga com a leitura!

 

Como funciona o rolamento de um alternador?

Antes de mais nada, é importante compreender qual é a função de um rolamento no alternador.

Dessa forma, conseguimos compreender o porquê é tão importante escolher o modelo de rolamento certo quando for trocar a peça, não é mesmo?

Sendo assim, vamos a sua definição:

O rolamento do alternador, é a peça, na qual permite que os componentes do alternador girarem sobre o eixo a partir da correia ligada ao motor para gerar a energia elétrica.

Porém, com o tempo, pode começar a ocorrer um atrito, danificando o estator, rotor ou até a mesa retificadora, mas isso é assunto para outro post, ok?

Por enquanto, tenha em mente que assim como muitas outras peças automobilísticas, o rolamento ajuda na geração de energia, garantindo o funcionamento da bateria e do motor, ao ligar o veículo.

 

O que são rolamentos industriais?

Outro ponto importante para esclarecermos por aqui, é o que são rolamentos industriais, de forma que você não confunda mais cada um deles.

Então, vamos ao assunto?

Os rolamentos industriais são aqueles que possuem a principal aplicação em máquinas ou equipamentos de produção.

Seu uso, geralmente exige elevados padrões de fabricação. Assim como o uso de materiais que atendam às exigências de durabilidade e performance.

Tais como: a gaiola de metal que proporciona maior resistência para a peça e assim, desenvolver suas funções sem se preocupar com seu tempo de vida útil.

Esse rolamento geralmente é mais exigido do que os encontrados em comércio ou ambiente doméstico. Principalmente pela própria agressividade do ambiente em chão-de-fábrica.

Sendo assim, é um componente altamente solicitado e requer a combinação de performance e durabilidade.

Ou seja, ocorrendo falha em um rolamento, provocam prejuízos e despesas não planejadas.

Por exemplo, a parada não planejada de um equipamento em qualquer fábrica, além das despesas para a reposição do componente e da mão-de-obra de manutenção, terá o custo das perdas das horas produtivas.

 

Diferenças dos rolamentos 6303 e B17102

Para começar, saiba que os modelos 6303 e B17102 de rolamentos, são os mais conhecidos e utilizados.

E, apesar de possuírem as mesmas medidas, um deles é utilizado no alternador de automóveis e o outro, tem sua função industrial.

Sendo assim, veja as principais diferenças de ambas as peças, a seguir!

  • Rolamento 6303: possui uma graxa mais transparente e a gaiola que envolve as esferas é feita de metal.

Essas características não são indicadas para aplicação em alternador

  • Rolamento B17102: possui as mesmas medidas do 6303, porém, ele possui graxa branca e gaiola de poliamida, o que é indicado em uso de alternador.

Porém, atualmente, encontramos um rolamento mais eficiente que segue uma estrutura industrial, com aplicação em alternador.

Isso porque, muitas mecânicas visam atingir a maior durabilidade do alternador e ainda, fazer com que a peça atinja sua alta performance e eficiência, evitando o alto índice de manutenções e falhas.

 

Tipos de rolamentos e suas aplicações

Como vimos, a função do rolamento é reduzir o atrito entre partes móveis de uma máquina e transmitir uma ação de rotação entre um eixo e outros elementos, contribuindo para seu leve e perfeito funcionamento.

Além de claro, ajudar na geração de energia para o funcionamento de algumas peças específicas.

Então, para resumir, saiba que os rolamentos consistem em um anel interno, um anel externo, vários corpos rolantes (esferas ou rolos) e uma gaiola.

Eles, geralmente suportam cargas axiais ou radiais, reduzindo o esforço ou força de movimento em um componente.

Portanto, sua aplicação é muito ampla, é um dos elementos mais utilizados na fabricação de produtos, máquinas e ferramentas.

Sendo assim, podemos encontrar:

  • rolamentos para uso automotivo: rolamento do alternador, rolamento de roda, rolamento de caixa de direção ou rolamento da embreagem;
  • rolamentos de uso industrial: principalmente máquinas, motores e ferramentas;
  • rolamento para uso esportivo: como rolamento de bicicleta e rolamento para Skate (conhecido como Rolamento Red bones).

Aplicar os rolamentos industriais em automóveis, pode não gerar um problema eminente, já que o mesmo tende apenas a ser mais resistente.

Sendo assim, para esclarecer suas principais dúvidas sobre colocar um rolamento industrial em automóveis, a Chucar é a empresa que pode te ajudar!

Isso porque além de produzir esse tipo de peça, eles auxiliam na revisão e instalação da mesma, então, não hesite em consultá-los.

 

O que acontece se o rolamento do alternador estiver ruim?

Os rolamentos ruins de alternadores, geralmente produzem muito barulho quando o carro é ligado.

Além disso, eles que são dois, quando apresentam falhas, podem danificar por atrito o estator e o rotor, podendo até atingir a mesa retificadora.

Nesses casos, recomendamos fazer uma avaliação preventiva e ainda, trocar a peça com os profissionais da Chucar, que sempre estarão a postos para lhe ajudar em quaisquer necessidades.

 

Conclusão

Como vimos ao longo da leitura, os rolamentos 6303 e B17102 possuem a mesma função e medida, mas com aplicações diferentes.

Porém, é iminente que não há problemas sérios se utilizar a peça industrial em automóveis, isso porque, hoje em dia, a produção de rolamentos industriais para utilização em alternadores de veículos, aumentou significamente, para garantir maior eficiência da mesma.

E, para obter detalhes complementares sobre o assunto, não deixe de procurar a Chucar, a maior e melhor especialista em peças automotivas.

Para tanto, não se esqueça de que investir em marcas reconhecidas no mercado pode garantir a maior durabilidade da peça.

Teste e comprove, você com certeza, não vai se arrepender!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Chucar

Ultimas Postagens

Veja outros artigos, dicas ou novidades relacionadas abaixo: