Para quem gosta de acompanhar as dicas de manutenção do seu carro, especificamente a do alternador, que sempre pontuamos aqui no Blog, então, vai gostar de ler este post!
Por aqui, vamos te ensinar sobre o momento certo de quando trocar os rolamentos, o que é e como essa peça funciona, os sinais que ele pode apresentar em caso de defeitos e muito mais!
Além disso, não se esqueça de consultar nossos profissionais em caso de dúvidas e ainda para realizar a primeira avaliação sem compromisso, uma cortesia da Chucar.
Por fim, nós também auxiliamos com a manutenção de todas as peças elétricas e internas do veículo.
Então, vamos ao assunto?
Fonte: GT3 AutoParts.
O que é e como funciona o rolamento do alternador?
Como destacamos, o alternador tem como função principal gerar energia elétrica.
Então, o rolamento ajuda nesse sentido, pois ele trabalha movido a uma correia e necessita de rotação para que o alternador seja capaz de gerar energia elétrica.
Por meio do rolamento, torna-se possível assegurar o giro dos componentes do alternador.
Além disso, os rolamentos são peças elaboradas para girar em alta velocidade, suportando altas temperaturas e atritos.
Por isso, é fundamental que essa peça esteja bem estável no seu lugar dentro do alternador, para assim, garantir um bom funcionamento de todo o sistema.
Qual a importância da manutenção do rolamento do alternador?
Como vimos, o rolamento é uma peça fundamental para garantir o bom funcionamento do alternador, bem como de todo o sistema elétrico do veículo.
No entanto, é natural que, com o passar do tempo, ocorra o atrito entre as peças do rolamento, e isso pode ocasionar danos nos automóveis.
E justamente por esse motivo, é muito importante fazer a manutenção periódica desse componente dos veículos.
Dessa maneira, torna-se possível evitar grandes gastos com a troca de peças.
Quais são os sinais que demonstram que o problema é com o rolamento do alternador?
Existem diferentes sinais que demonstram que o rolamento do alternador está com algum problema.
Dessa forma, é muito importante estar antenado em relação a eles para que seja possível fazer a troca no melhor momento possível e, assim, evitar futuros problemas com o veículo.
Sendo assim, entre os principais sinais que demonstram que o problema é com o rolamento do alternador estão situações de barulhos, o tempo de uso do equipamento e a correia estourada.
Portanto, abordaremos a seguir sobre cada um desses sinais na sequência do conteúdo, confira!
- Barulhos
Quando o motor estiver ligado, o ideal é que o alternador funcione em silêncio. Desse modo, quando há barulhos nessa região, é um sinal de que o rolamento está com problema.
- Tempo de uso
Você lembra a última vez que foi realizada a troca do rolamento do alternador? Caso esteja com dúvida em relação a isso, procure fazer a troca o quanto antes para ficar mais seguro.
Dessa forma, torna-se possível resolver diferentes problemas na região do alternador e, assim, garantir o bom funcionamento do veículo.
Em outras situações, o alternador é muito antigo e apresentou poucas manutenções. Trata-se de outro sinal que demonstra o longo tempo de uso do equipamento. Nessa última situação, é necessário fazer a avaliação dos mancais (região onde estão localizados os rolamentos).
Nesse momento, é necessário verificar se existem folgas nos mancais. Caso isso aconteça, é preciso trocar as tampas. Se isso não for feito, os rolamentos podem se danificar em pouco tempo.
- Correia estourada
Outro sinal comum de que chegou o momento de fazer a troca do rolamento do alternador é se a correia estiver estourada. Quando isso acontece, pode ser sintoma de rolamento gasto, e esse componente pode travar no alternador dos veículos.
Quando um rolamento deve ser trocado?
- Quando houver evidente barulho vindo de dentro do alternador. Com o motor ligado o alternador tem que funcionar em “silêncio”. Mas o barulho de um é bem evidente e incomoda.
- Tempo de uso. Quando foi a última vez que foi trocado o rolamento do seu alternador? Na dúvida mande trocar na primeira manutenção ou defeito que ocorrer no alternador. Não tem sentido trocar somente as escovas e deixar o de trocar os rolamentos porque eles aparentemente não fazem barulho.
- Na troca da correia do alternador. Principalmente se ela estourou. Isso pode ser sinal de rolamento gasto e que pode travar dentro do alternador.
- Quando o alternador é muito rodado, ou antigo com poucas manutenções, os mancais (lugar onde ficam os rolamentos) têm que ser avaliados. Um teste simples é feito pelo técnico com um rolamento novo instalado para saber se existe folga nos mancais. Caso seja confirmado, as tampas tem que ser trocadas ou o barulho vai continuar, danificando rapidamente os rolamentos novos.
- Por último, use sempre peças originais, ou de marca boa. Rolamentos sem marca são um perigo, duram pouco, e o serviço vai ser repetido em breve. A diferença de preço, hoje em dia, é mínima.
Como evitar que os rolamentos apresentem problemas?
Neste tópico, é importante ressaltar que para evitar o surgimento de problemas com a peça, devemos comprar rolamentos que sejam indicados para o alternador do seu veículo, dessa forma, as chances de apresentarem qualquer defeito ou falha, são mínimas.
Além disso, é fundamental que o rolamento seja fabricado com materiais duráveis e com boa qualidade. Com isso, você vai ficar mais tranquilo e seguro.
Também não podemos deixar de indicar que você faça uma revisão regular no seu automóvel para garantir o bom funcionamento da peça.
Conclusão
Para concluir, saiba que os rolamentos são tão importantes quanto qualquer outra peça do veículo.
Nesse sentido, manter um cuidado especial com eles também pode fazer a diferença, prolongando seu tempo de vida útil.
Além disso, quando você precisar trocar a peça e não saber qual aderir, converse com os profissionais da Chucar que poderão te auxiliar em qualquer questão referente à manutenção.