Teste de fuga de corrente do veículo: como e quando fazer?

No post de hoje, vamos te ensinar a fazer o teste de fuga de corrente do veículo e quando é o melhor momento para realizá-lo.
Para quem não sabe, a fuga de corrente pode ser um problema que atinge a bateria do automóvel, descarregando-a rapidamente.
Para confirmar que sua bateria está sofrendo com esse problema, você mesmo, pode fazer o teste de fuga de corrente do veículo e assim, tomar as providências cabíveis.
Esse procedimento pode ser fundamental para garantir o bem-estar da peça, assim como contribuir para um maior tempo de vida útil da bateria e do veículo.
Para saber como fazer o teste, separamos um passo a passo bem explicativo.
Então, continue com a leitura desse artigo para saber como e quando fazer!

Fonte: Oficina Brasil.

 

Quando fazer o teste?

O teste de fuga de corrente do veículo, determinam o consumo da bateria e devem ser realizados toda vez que houver indícios de problemas na bateria, como o descarregamento rápido depois do veículo ficar parado por algumas horas.
Este problema pode ser comum quando o veículo sofre algum dano que afeta os seus chicotes ou quando foi preciso desmontar circuitos elétricos e seus componentes.
Mas também existem aqueles casos em que houve a instalação de acessórios de forma errada ou acontece algum curto-circuito em chaves, cabos elétricos e consumidores.
Em qualquer uma das situações pontuadas acima, fazer o teste de fuga de corrente do veículo, pode ser um fator determinante.
Veja a seguir, um passo a passo bem completo sobre como realizá-lo.

Como fazer o teste de fuga de corrente do veículo?

Como vimos, hoje vamos aprender a medir a fuga de corrente do veículo utilizando um multímetro.
Então para garantir que o teste seja um sucesso, é só seguir esses passos.

1° passo

Devemos pegar o multímetro e colocá-lo na escala de medição de corrente (colocar a chave seletora no símbolo “A” de “Amperes”).
Depois devemos conectar as ponteiras.
A ponteira preta mantém-se no comum e a vermelha deve ser mudada para a posição de 20 amperes.
Já avisando que normalmente a corrente de consumo vai ser muito baixa (geralmente abaixo de 100 miliamperes).
Como não sabemos qual é o consumo que vai dar, nunca podemos começar nosso teste medindo em miliamperes.
Isso porque, se o consumo estiver muito alto, o alarme pode disparar ou ainda, se algum módulo no carro pode ligar quando fizermos a conexão do cabo negativo na bateria, a corrente pode subir e acabar danificando o seu multímetro.
Em outras palavras, começar o teste pelos miliamperes pode detectar um consumo muito alto e esse pico pode queimar o multímetro.

2° passo

O próximo passo refere-se às conexões em si.
Mantenha o cabo terra do veículo desconectado do terminal negativo da bateria, depois disso, precisamos ligar nele a ponteira vermelha do multímetro, enquanto a ponteira preta deve ser conectada no terminal negativo.
No momento em que fizermos a conexão, o carro vai estar com alimentação, então pode ser que o alarme dispare, por isso, esteja preparado para desativá-lo de imediato.

TESTE INICIADO

O multímetro está marcando o consumo de 2,5 amperes aproximadamente, o que é considerado normal, já que todos os módulos estão funcionando.
Com o tempo passando, a tendência é que os módulos se desliguem aos poucos de maneira automática, o que contribui para a queda da corrente.
Neste momento, bloquear o carro contribui para que as luzes internas se apaguem e consequentemente tenha uma queda ainda maior na corrente de eletricidade.
Ao bloquear o carro, pode ocorrer um pico de 9 amperes por causa das travas, (o que é normal), mas depois ele continua decaindo, portanto, não se desespere antecipadamente.
Pode levar cerca de 1 minuto para que a corrente abaixe totalmente (o que pode variar de acordo com cada veículo e montadora).
Em nosso teste, passamos por 38 miliamperes, 140 miliamperes até zerar, isso significa que a nossa escala está muito alta.
Afinal de contas, estamos medindo em amperes e não vamos conseguir pegar essa medição porque ela é muito baixa.
Nesse momento, o que devemos fazer???

3° passo

Essa é bem simples! Precisamos começar tudo de novo!
Porém, se apenas desconectarmos as ponteiras do multímetro para mudar a escala, vamos desconectar a bateria e conectar de novo, ou seja, vai acontecer todo o processo novamente e o multímetro vai acabar danificando (pelo menos o fusível vai estragar).
Isso pode acontecer, porque ao colocar em escala de miliamperes, ele vai voltar com aquele consumo de 2 amperes que a gente viu.
Então, qual a solução??
Vamos pegar um cabo ponte (aquele com 2 garrinhas) e vamos fazer a conexão do cabo terra do veículo para o terminal de bateria, isso vai garantir que a bateria não desligue do terra.
Agora sim, com segurança, podemos desligar o multímetro, mudar a escala para miliamperes (mexer na chave seletora para o símbolo correspondente) e agora, desconectamos o cabo ponte para ficar só o multímetro fazendo a medição.
E nós temos aqui, 1.52 miliamperes de consumo, isso significa que o consumo está extremamente baixo.
É assim que fazemos a medição para saber se está ocorrendo roubo de carga ou fuga de corrente na bateria do veículo.

O que influencia no valor do consumo da bateria?
Normalmente, encontramos o valor de 70 miliamperes (máximo para linha leve), porém, sempre recomendamos que vocês entrem em contato com as montadoras, afinal, cada montadora vai passar um valor diferente de consumo máximo de corrente elétrica aceitável.

Isso geralmente depende dos seguintes fatores:

⦁ Versão do veículo;

⦁ Tipo de bateria utilizada no veículo;

⦁ Ano do automóvel.

Em linhas pesadas, são os mesmos fatores que podem influenciar na quantidade de consumo da bateria.
No caso da linha Mercedes, por exemplo, eles trabalham com 300 miliamperes e isso também pode variar de uma montadora para outra.
Em caminhões, encontramos um consumo ainda menor, cerca de 150/100 miliamperes.
Então novamente, ressaltamos que antes de começar o teste de fuga de corrente do veículo, você entre em contato com a montadora, para confirmar todos os detalhes.

Esperamos que você tenha gostado desse post e não perca as novidades no Blog da Chucar, pois muitas novidades estão por vir, assim como ótimas dicas sobre peças elétricas.

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