Teste de isolamento nos Anéis coletores do rotor

Como fazer o teste de isolamente dos anéis coletores do rotor?

Dicas técnicas sobre peças elétricas automotivas são muito bem-vindas atualmente, não é mesmo?
Afinal de contas, é a partir delas que conseguimos encontrar problemas, possíveis causas e alguns meios de prevenção.
Sendo assim, para ter certeza de que o rotor do seu veículo está em perfeitas condições, que tal mais um teste para adicionar na sua lista?
Pois bem, de modo a complementar o artigo anterior, hoje, vamos falar sobre o teste de isolamento dos anéis coletores, que é tão importante quanto o teste de resistência e não deixe de fazer quanto tiver a chance!!
Prossiga com a leitura para conhecer o passo a passo do teste de isolamento, você com certeza não vai se arrepender!

Anéis coletores do rotor: quais as funções?

Até aqui, percebemos que os anéis coletores são itens importantes, já que compõem o rotor do alternador e assim, contribuem para o bom funcionamento da peça como um todo.
Em resumo, os anéis coletores são peças projetadas para suprir energia para uma fonte estacionária de uma máquina que possui uma parte giratória.
No caso dos automóveis, ela garante a passagem de energia e cuida para que outros polos do sistema elétrico funcionem e tenham energia certa durante as rotações.

Testes no Rotor: faça sempre que possível!

Antes de tudo, sempre recomendamos aos nossos leitores que é fundamental investir em testes e cuidados com as peças elétricas de qualquer automóvel.
Isso porque, muitas delas são sensíveis e um leve descuido pode causar sérios danos.
Sendo assim, no último post, você pode visualizar com detalhes de como e, porque é importante fazer o teste de resistência do rotor.
E, claro que não podíamos fazer diferente por aqui, não é mesmo?
Neste sentido, hoje vamos abordar os detalhes sobre o teste de isolação dos anéis coletores que é um teste tão importante quanto o primeiro.
Acompanhe o passo a asso a seguir e certifique-se de que seu rotor está em pleno funcionamento, confira!

Teste de isolamento dos anéis coletores: passo a passo

Como sabemos, a primeira etapa do nosso teste é separar um multímetro e deixá-lo preparado já em escala de bip de continuidade (aquela caracterizada por apitar quando encostamos uma ponteira na outra).
Essa também é a forma pela qual confirmamos que o equipamento está funcionando.
Feito isso, já podemos dar início ao teste:

1. Pegue o rotor e faça as devidas conexões no multímetro
Aqui, precisamos colocar uma ponteira na carcaça (no eixo do rotor) e a outra, é preciso encostar nos anéis coletores, sendo uma de cada vez.
Se não apresentar resultado no multímetro, é porque o anel está isolado e se o equipamento apitar, significa que o anel está em contato, o que significa que este anel coletor (o que apresentou contato) está em curto com a carcaça e é sinal de que a peça está ruim.

2. Agora veja, como se comporta um rotor que está sem curto
Uma ponteira na carcaça e outra no anel coletor, depois de testar todas, nenhuma apita, o que demonstra que o sistema está totalmente isolado, o que é sinal de que o rotor está em perfeito estado.

O que um rotor ruim dessa forma ocasiona?

Como antecipamos, fazer testes no rotor é uma ação fundamental para diagnosticar ou prevenir problemas.
E, depois de descobrir que a peça está em curto, devemos ter atenção máxima aos efeitos que isso pode causar, como a queima do regulador de voltagem, que derrete toda a parte do porta escovas em casos mais sérios e claro, o próprio excesso de tensão.
A partir disso, saiba que quanto mais a rotação do carro aumentar, mais a tensão vai subir, porque o rotor está em curto e o regulador não dará conta de regular.
Esses tipos de problemas são bem comuns de acontecer, então para evitar que tudo piores, recomendamos que você faça sempre tanto o teste de resistência, quanto esse teste de isolação.
Afinal de contas, eles são fundamentais para garantir o bom funcionamento do alternador e de todo sistema elétrico do automóvel.

Qual a importância de contar com peças de qualidade nessas situações?

Contar com peças de qualidade é sempre importante para qualquer automóvel e em qualquer circunstância, já que temos a garantia de que esses itens trabalharão de forma mais eficiente e o índice de apresentar falhas, diminui.
Além disso, investindo em peças de qualidade, você também contribui para a maior durabilidade da peça, prolongando seu tempo de vida útil.
Mas, onde podemos encontrar rotores de qualidade? Distribuidora Chucar é o nome que serve de resposta para sua pergunta!
Isso porque, a empresa possui mais de 30 anos de mercado, oferecendo produtos de qualidade, para todos os modelos e vindos direto de fábrica!
O que contribui para que todos os seus produtos possuem garantia e nota fiscal para te deixar ainda mais seguro!

Quais tipos de rotor estão disponíveis no catálogo da Chucar?

Rotor Valeo Ford 98mm 12V 90A;
Rotor Bosch VW 12V 90A;
Rotor Scania 110A 12V.

 

Conclusão

Não é novidade que cada componente do automóvel merece uma atenção especial para garantir seu completo funcionamento e ainda, aumentar sua potência e prolongar a vida útil, não é mesmo?
Sendo assim, neste post, você acompanhou outra dica técnica sobre testes com o rotor que são imprescindíveis para quem deseja manter o bom funcionamento da peça.
Também é importante lembrar que para ter certeza, é necessário fazer os 2 testes no rotor que foram indicados aqui no Blog.
Afinal de contas, se não for uma coisa, pode ser outra e problemas elétricos devem ser nossa última preocupação no momento!

 

Quer saber mais sobre rotores e peças da Chucar? Não perca as atualizações do Blog, pois ainda há muito o que conhecermos sobre o assunto!
Até a próxima leitura com mais dicas exclusivas sobre peças elétricas automotivas, perfeitas para te ajudar a ser um expert no assunto!!

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