Ventoinha não desliga, o que pode ser?

Antes de mais nada, vamos relembrar a importância da função da ventoinha no automóvel, ok?

Primeiramente, vamos lembrar que o componente faz parte do sistema de arrefecimento do veículo e por isso, sua presença é fundamental. 

Dessa forma, a peça trabalha para evitar o superaquecimento do carro, permitindo que todo o sistema fique em uma temperatura capaz de manter o automóvel em funcionamento, sem causar grandes problemas.

A ventoinha é ativada primeiramente através de um sensor de temperatura e tem como função refrigerar o fluído de arrefecimento localizado no radiador, auxiliando no processo da troca de calor que acontece entre o ar que passa pelo radiador, e o líquido presente nele.

Tudo isso contribui para que o fluído resfrie e mantenha o motor trabalhando a uma temperatura normal para garantir o bom funcionamento do veículo.

Então, para saber quais são os principais problemas com a ventoinha e também, compreender o porquê ela não desliga, vem com agente nessa leitura!

Fonte: Peças Chucar – Ventoinha Corsa 1.6 16V, Pickup, Sedan, Wagon

 

Quais as causas para o problema?

Inicialmente, por entendermos que a peça tem a função de resfriar o motor, podemos ter a impressão de que não há maiores prejuízos no caso de o componente funcionar de forma contínua.

Mas, caso isso aconteça, pode acarretar um gasto elétrico da bateria de forma desnecessária, podendo ocasionar em um problema direto na bateria, como, por exemplo, a falta de carga, impedindo o veículo de funcionar.

Ainda vale lembrar que é normal a ventoinha funcionar após o desligamento do veículo, mas isso apenas por cerca de dez minutos, justamente para “completar” o processo de resfriamento do motor quando o carro é desligado. 

Mas, se realmente se tratar de um caso em que o componente simplesmente não para de funcionar, um profissional deve ser consultado.

E também, alguns fatores podem explicar essa atividade contínua da ventoinha, observe:

 

Problemas na parte eletrônica

O não desligamento da ventoinha pode estar aliado a problemas eletrônicos relacionados à carga elétrica que o componente recebe para ser ativado.

Existe um componente chamado Relé, que funciona como uma fonte de energia, que, através de fios conectados à ventoinha, transmitem a carga de energia necessária para que a peça seja ativada e funcione.

Essa fonte, deve transmitir uma voltagem específica para garantir o funcionamento da peça de maneira correta. 

E, caso essa transmissão de energia esteja acima do normal, pode ocasionar no funcionamento contínuo da peça, sendo uma das respostas para a ventoinha não desligar.

 

Problemas no sensor de temperatura

Como sabemos, um problema eletrônico, pode acarretar em outro. 

Então, caso haja algum erro de leitura do sensor em identificar a real temperatura do motor, esse componente pode indicar à ventoinha que existe a necessidade de resfriar um motor que na realidade já está frio, levando a peça a funcionar de forma contínua e desnecessária.

Mesmo que ainda não haja um problema eletrônico no veículo, o mau funcionamento do sensor, por si só, é capaz também de provocar esse não desligamento da ventoinha

Afinal de contas, caso o sensor de temperatura esteja com problema, esse componente não estará funcionando de maneira correta, e, caso esteja lendo de forma incorreta a real temperatura do motor, pode acionar a ventoinha sem necessidade, fazendo com que a mesma trabalhe continuamente.

 

Outros problemas com a ventoinha

Além disso, existem problemas que podem fazer a ventoinha trabalhar mais, mas, ainda assim existindo a possibilidade de superaquecimento do motor.

São eles:

  • Nível do líquido de arrefecimento pode influenciar;
  • Problema, ou falta da válvula termostática;
  • Problemas no fusível da ventoinha.

E muitos outros!

Claro, que você também pode conferir mais sobre cada uma elas em nosso post exclusivo sobre quais são os principais defeitos de uma ventoinha

Dessa forma, você pode compreender por completo, todos os seus possíveis defeitos, bem como, as melhores formas de resolver os problemas em questão.

 

A Ventoinha não desliga, o que pode ser: Dicas para evitar este problema

Que tal se gora, dermos algumas dicas imprescindíveis, para evitar que esse tipo de problema aconteça?

Veja os principais a seguir!

 

Realizar a Revisão Preventiva

Fazer essa revisão não significa necessariamente que você vai trocar peças do seu carro. Mas, de qualquer modo, é sempre o melhor caminho para evitar dor de cabeça e maiores problemas lá na frente.

Toda peça do seu veículo tem seu tempo útil, mas, ainda assim, podem estar funcionando normalmente após esse prazo.

Sendo assim, é importante que seja verificado todo o sistema de arrefecimento do automóvel na revisão, para garantir escapar de futuros problemas envolvendo a ventoinha.

Bem como, outras peças que compõem esse sistema, incluindo o sensor de temperatura.

O que pode ser uma das causas de manter a ventoinha do radiador ligada de forma constante.

 

Fazer ao máximo para manter o fluído em um nível aceitável

Não é necessário que chegue ao nível máximo, mas é importante que o fluído esteja longe do mínimo indicado no próprio radiador. Dessa forma, além da peça funcionar melhor, o risco de algum problema no sistema também diminui.

 

Não remover a válvula termostática de forma definitiva

Em caso de remoção, o prejuízo seria diretamente no motor, com a perda da potência principalmente na partida, quando o motor está frio, ocasionando em um desgaste maior desse componente


Conclusão

Por fim, saiba que com este artigo, buscamos auxiliar o condutor ao falar com mais detalhes tudo o que envolve o processo do problema de não desligamento da ventoinha.

Então, para realizar suas manutenções preventivas ou até mesmo na necessidade de trocar peças do seu automóvel, recomendamos que procure a Chucar

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